Estudo sobre o stress na satisfação, saúde e bem-estar dos colaboradores: o caso da hotelaria da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Andreia Filipa Dantas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37870
Resumo: Esta investigação surge já que se identificou uma lacuna na literatura referente à questão da gestão do stress no setor hoteleiro, observando-se uma atenção insuficiente a este tema. A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, classificou o stress como a “epidemia do século XXI”, sendo que as cadeias hoteleiras se encontram no topo da lista de ambientes potencialmente stressantes, quer para os gestores quer para os colaboradores. Neste contexto, é crucial que os hotéis reconheçam as necessidades dos seus colaboradores e consigam mitigar as fontes de stress, com o desenvolvimento de medidas e/ou atividades preventivas, incluindo as condições de trabalho e as oportunidades educacionais, influenciando, assim, a satisfação, a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores. As organizações não podem permitir-se ignorar o stress ocupacional, fator que tende a aumentar o absentismo, a reduzir a produtividade e, sobretudo, pode ter consequências nefastas para a saúde física, mental e psicológica dos indivíduos. Com efeito, uma gestão eficaz do stress constituirá um dos elementos-chave para o desempenho, a satisfação e, sobretudo, para a garantia de qualidade na prestação de serviços. Neste sentido, a presente investigação pretende compreender, na ótica do colaborador, de que forma as unidades hoteleiras se preocupem com os seus clientes internos e estão conscientes da importância da gestão do stress em contexto de trabalho e dos aspetos que afetam a satisfação e a saúde e bem-estar dos colaboradores. Para tal, foi realizado um inquérito por questionário com 212 colaboradores pertencentes a 4 unidades hoteleiras, na Região Autónoma da Madeira, em concreto no concelho do Funchal. Os resultados obtidos nesta investigação demonstram que os trabalhadores se encontram satisfeitos com o seu trabalho, no entanto possuem “Algum Stress” na execução das suas tarefas. Relativamente à Escala do Stress Percecionado (PSS – 10 itens) denota-se que os colaboradores dos hotéis em estudo se apresentam com um nível de stress moderado. Por fim, verifica-se que nem todos os hotéis oferecem condições e/ou atividades de mitigação do stress, revelando pouca preocupação com as repercussões que esta variável pode ter na satisfação e saúde e bem-estar dos indivíduos no ambiente organizacional.
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As organizações não podem permitir-se ignorar o stress ocupacional, fator que tende a aumentar o absentismo, a reduzir a produtividade e, sobretudo, pode ter consequências nefastas para a saúde física, mental e psicológica dos indivíduos. Com efeito, uma gestão eficaz do stress constituirá um dos elementos-chave para o desempenho, a satisfação e, sobretudo, para a garantia de qualidade na prestação de serviços. Neste sentido, a presente investigação pretende compreender, na ótica do colaborador, de que forma as unidades hoteleiras se preocupem com os seus clientes internos e estão conscientes da importância da gestão do stress em contexto de trabalho e dos aspetos que afetam a satisfação e a saúde e bem-estar dos colaboradores. Para tal, foi realizado um inquérito por questionário com 212 colaboradores pertencentes a 4 unidades hoteleiras, na Região Autónoma da Madeira, em concreto no concelho do Funchal. Os resultados obtidos nesta investigação demonstram que os trabalhadores se encontram satisfeitos com o seu trabalho, no entanto possuem “Algum Stress” na execução das suas tarefas. Relativamente à Escala do Stress Percecionado (PSS – 10 itens) denota-se que os colaboradores dos hotéis em estudo se apresentam com um nível de stress moderado. Por fim, verifica-se que nem todos os hotéis oferecem condições e/ou atividades de mitigação do stress, revelando pouca preocupação com as repercussões que esta variável pode ter na satisfação e saúde e bem-estar dos indivíduos no ambiente organizacional.This investigation arises from an identified gap in the literature regarding the issue of stress management in the hotel industry due to insufficient attention to this matter. Despite this, in 2019, the World Health Organization (WHO) classified stress as the “21st century epidemic”, with hotel chains at the top of the list of potentially stressful environments, both for managers and employees. In this context, it is crucial that hotels recognize employees' needs and manage to mitigate the sources of stress with the development of preventive measures and work dynamics. This should also include working conditions and educational opportunities in order to increase satisfaction, the health and well-being of its employees. Organizations can not afford to ignore occupational stress, a factor that tends to increase absenteeism, reduce productivity and, above all, can provoke harmful consequences for the physical, mental and psychological health of individuals. Indeed, effective stress management will be one of the key elements for a better performance, satisfaction and, above all, for ensuring a quality raise in work environment In this sense, the present investigation intends to understand, from the perspective of the employee, how hotels care about their " internal customers ". Also, the awareness of the importance of stress management in the work context and how that can affect employees’ satisfaction, health and well-being. To this end, a questionnaire survey was carried out with 212 employees belonging to 4 hotels of 5 stars in the Autonomous Region of Madeira, located in the municipality of Funchal. The results obtained demonstrate that workers are satisfied with their work, however they have “Some Stress” in the execution of their tasks. Regarding the Perceived Stress Scale (PSS – 10 items) it is noted that the hotels' employees under study present a moderate level of stress. Finally, it appears that not all hotels offer stress mitigation conditions and/or activities, revealing little concern with the repercussions that this variable may have on the satisfaction, health and well-being of individuals in the organization.2027-12-22T00:00:00Z2022-12-14T00:00:00Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37870porCastro, Andreia Filipa Dantasinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:12:23Zoai:ria.ua.pt:10773/37870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:05.080189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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