Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Hélia Sofia Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/29932
Resumo: Mestrado Bolonha em Marketing
id RCAP_acbf3f1815da14f6ee0c304e78d933a3
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29932
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradoresEmployer BrandingBem-EstarSatisfaçãoEmployer BrandingWell-BeingSatisfactionMestrado Bolonha em MarketingO presente estudo visa compreender o papel do Employer Branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores. Atualmente, face aos desafios no mercado de trabalho, as empresas têm investido nos seus colaboradores, de forma a ganharem vantagem competitiva face aos seus concorrentes. Desta forma, o Employer Branding é uma boa estratégia para tornar a empresa mais competitiva no mercado, uma vez que reconhece as competências do capital humano como o recurso mais importante da empresa. O presente estudo assenta na abordagem quantitativa, conduzida através de um questionário que teve a participação de 104 indivíduos ativos no mercado de trabalho. Os resultados obtidos através do método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM), realçam a importância que algumas dimensões do Employer Branding têm no bem-estar dos colaboradores e também na importância da existência de uma relação positiva entre bem-estar e satisfação no trabalho.The present study aims to understand the role of Employer Branding in job satisfaction and employee well-being. Currently, faced with challenges in the job market, companies have invested in their employees to gain a competitive advantage over their competitors. In this way, Employer Branding is a good strategy to make the company more competitive in the market, as it recognizes human capital skills as the company's most important resource. This study is based on a quantitative approach, conducted through a questionnaire to 104 individuals active in the labor market. The results obtained through the least squares structural equation modelling method (PLS-SEM) highlight the importance that some dimensions of Employer Branding have on employee well-being and the importance of the existence of a positive relationship between well-being and job satisfaction. Regarding the contribution of this study, at the academic level, it allowed us to acquire more knowledge about the importance of Employer Branding for the well-being of employees and to explore the connection between the different concepts. In short, it should also be noted that companies must align personal objectives with professional ones to gain a competitive advantage.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaMendonça, Hélia Sofia Pereira2024-01-24T15:41:57Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29932porMendonça, Hélia Sofia Pereira (2023). “Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores ”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:34:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:22.313439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores
title Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores
spellingShingle Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores
Mendonça, Hélia Sofia Pereira
Employer Branding
Bem-Estar
Satisfação
Employer Branding
Well-Being
Satisfaction
title_short Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores
title_full Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores
title_fullStr Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores
title_full_unstemmed Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores
title_sort Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores
author Mendonça, Hélia Sofia Pereira
author_facet Mendonça, Hélia Sofia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santiago, Joanna
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Hélia Sofia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Employer Branding
Bem-Estar
Satisfação
Employer Branding
Well-Being
Satisfaction
topic Employer Branding
Bem-Estar
Satisfação
Employer Branding
Well-Being
Satisfaction
description Mestrado Bolonha em Marketing
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10
2023-10-01T00:00:00Z
2024-01-24T15:41:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/29932
url http://hdl.handle.net/10400.5/29932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mendonça, Hélia Sofia Pereira (2023). “Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores ”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137068505366528