Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29932 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
id |
RCAP_acbf3f1815da14f6ee0c304e78d933a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/29932 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradoresEmployer BrandingBem-EstarSatisfaçãoEmployer BrandingWell-BeingSatisfactionMestrado Bolonha em MarketingO presente estudo visa compreender o papel do Employer Branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores. Atualmente, face aos desafios no mercado de trabalho, as empresas têm investido nos seus colaboradores, de forma a ganharem vantagem competitiva face aos seus concorrentes. Desta forma, o Employer Branding é uma boa estratégia para tornar a empresa mais competitiva no mercado, uma vez que reconhece as competências do capital humano como o recurso mais importante da empresa. O presente estudo assenta na abordagem quantitativa, conduzida através de um questionário que teve a participação de 104 indivíduos ativos no mercado de trabalho. Os resultados obtidos através do método de modelagem de equações estruturais de mínimos quadrados (PLS-SEM), realçam a importância que algumas dimensões do Employer Branding têm no bem-estar dos colaboradores e também na importância da existência de uma relação positiva entre bem-estar e satisfação no trabalho.The present study aims to understand the role of Employer Branding in job satisfaction and employee well-being. Currently, faced with challenges in the job market, companies have invested in their employees to gain a competitive advantage over their competitors. In this way, Employer Branding is a good strategy to make the company more competitive in the market, as it recognizes human capital skills as the company's most important resource. This study is based on a quantitative approach, conducted through a questionnaire to 104 individuals active in the labor market. The results obtained through the least squares structural equation modelling method (PLS-SEM) highlight the importance that some dimensions of Employer Branding have on employee well-being and the importance of the existence of a positive relationship between well-being and job satisfaction. Regarding the contribution of this study, at the academic level, it allowed us to acquire more knowledge about the importance of Employer Branding for the well-being of employees and to explore the connection between the different concepts. In short, it should also be noted that companies must align personal objectives with professional ones to gain a competitive advantage.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaMendonça, Hélia Sofia Pereira2024-01-24T15:41:57Z2023-102023-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29932porMendonça, Hélia Sofia Pereira (2023). “Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores ”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-28T01:34:02Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29932Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:22.313439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores |
title |
Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores |
spellingShingle |
Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores Mendonça, Hélia Sofia Pereira Employer Branding Bem-Estar Satisfação Employer Branding Well-Being Satisfaction |
title_short |
Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores |
title_full |
Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores |
title_fullStr |
Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores |
title_full_unstemmed |
Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores |
title_sort |
Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores |
author |
Mendonça, Hélia Sofia Pereira |
author_facet |
Mendonça, Hélia Sofia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santiago, Joanna Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Hélia Sofia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Employer Branding Bem-Estar Satisfação Employer Branding Well-Being Satisfaction |
topic |
Employer Branding Bem-Estar Satisfação Employer Branding Well-Being Satisfaction |
description |
Mestrado Bolonha em Marketing |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10 2023-10-01T00:00:00Z 2024-01-24T15:41:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/29932 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/29932 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mendonça, Hélia Sofia Pereira (2023). “Papel do employer branding na satisfação no trabalho e no bem-estar dos colaboradores ”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137068505366528 |