A Importância da Direção de Comunicação na Imagem Corporativa - o caso do Clube Desportivo de Tondela

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moutinho, João Manuel Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10367
Resumo: O presente relatório tem como objetivo descrever as atividades desenvolvidas no estágio realizado no Clube Desportivo de Tondela. Ao longo do estágio, as atividades podem dividir-se em duas partes distintas. Primeiramente, as atividades envolvendo a preparação dos jogos, das quais se destacam as atividades realizadas no game day. De seguida, seguem-se as atividades direcionadas para a comunicação digital, das quais se destacam as atividades realizadas diariamente para as várias redes sociais e website, como fotos dos treinos, criação de conteúdos e loja online. Por isso, com o objetivo de compreender a importância que o diretor de comunicação tem na imagem do CD Tondela, devido às suas diversas funções, aplicaram-se dois métodos de recolha de dados: entrevistas, a quatro jornalistas portugueses que, no último ano, realizaram trabalhos no CD Tondela ou tiveram em contacto com o departamento de comunicação do clube; e inquéritos por questionário, a 194 indivíduos com idades a partir dos 16 anos. Os resultados permitem aferir que para se conquistar uma imagem positiva é necessário estudar o público-alvo para o qual se comunica. De acordo com os jornalistas, estes dão preferência pela forma como o clube comunica com eles, particularmente, a personalidade do diretor de comunicação. No que diz respeito aos sócios/adeptos, estes dão preferência à informação e aos conteúdos disponibilizados nas plataformas do clube, no entanto é a interação que os motiva, ou seja, como qualquer adepto de futebol, estes possuem uma necessidade de se sentirem parte integrante e de receberem reconhecimento por essa paixão, por isso, compete ao diretor de comunicação, através das suas capacidades, estabelecer relações favoráveis com todos os interessados. Mais do que tentar encontrar uma conclusão linear, é refletir não só sobre a importância de ter um diretor de comunicação, mas compreender os desafios que o mesmo tem de passar para melhorar a comunicação e, consequentemente, a imagem, tanto de um clube como de uma empresa.
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