Comunicação estratégica e direção de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balsa, Carlos Alberto Guedes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8693
Resumo: Nos dias de hoje as organizações procuram, cada vez mais, mostrar uma imagem positiva para os cidadãos; esse facto faz com que a comunicação organizacional seja cada vez mais uma ferramenta de grande valor na nova dinâmica mercadológica inaugurada pelo advento das novas tecnologias e pela expansão da atividade do setor terciário. Pode-se por isso inferir que o maior desafio para a área da Comunicação no presente contexto será o de afixar um valor adicional à imagem global da organização. Neste particular aspeto, deve-se contemplar as implicações sociais, tecnológicas e mercadológicas aportadas para a Comunicação no decorrer do estabelecimento de uma sociedade da informação, tal como nos é referido por Alsina (2001: 23-37). No seu estudo, depreendemos como o modelo social e cultural emergente trouxe novas necessidades que motivaram a readaptação dos paradigmas comunicacionais. O relacionamento sociológico e psicológico do indivíduo e a dinâmica ambiental do contexto da organização, por exemplo, começam a inaugurar novas vias exploratórias de investigação. A comunicação reverte-se, eminentemente, no meio gestor de relacionamentos e associações. Sob este de fundo explanam-se, cada vez mais, os conceitos de Direção de Comunicação ou a figura do Dircom cujo objeto da atividade por excelência de materializa na Comunicação Estratégica. O presente trabalho procura enquadrar a importância da Comunicação Estratégica no contexto organizacional, partindo da revisão da literatura até ao momento publicada e ilustrar a importância deste conceito através da descrição das tarefas desenvolvidas pelo aluno durante o seu estágio curricular.
id RCAP_c76582306bf90b8adf4ce7be439fa8d9
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8693
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação estratégica e direção de comunicaçãoComunicação organizacionalRecursos intangíveisDireção de comunicaçãoDireção de comunicaçãoDircomComunicação EstratégicaImagem corporativaNos dias de hoje as organizações procuram, cada vez mais, mostrar uma imagem positiva para os cidadãos; esse facto faz com que a comunicação organizacional seja cada vez mais uma ferramenta de grande valor na nova dinâmica mercadológica inaugurada pelo advento das novas tecnologias e pela expansão da atividade do setor terciário. Pode-se por isso inferir que o maior desafio para a área da Comunicação no presente contexto será o de afixar um valor adicional à imagem global da organização. Neste particular aspeto, deve-se contemplar as implicações sociais, tecnológicas e mercadológicas aportadas para a Comunicação no decorrer do estabelecimento de uma sociedade da informação, tal como nos é referido por Alsina (2001: 23-37). No seu estudo, depreendemos como o modelo social e cultural emergente trouxe novas necessidades que motivaram a readaptação dos paradigmas comunicacionais. O relacionamento sociológico e psicológico do indivíduo e a dinâmica ambiental do contexto da organização, por exemplo, começam a inaugurar novas vias exploratórias de investigação. A comunicação reverte-se, eminentemente, no meio gestor de relacionamentos e associações. Sob este de fundo explanam-se, cada vez mais, os conceitos de Direção de Comunicação ou a figura do Dircom cujo objeto da atividade por excelência de materializa na Comunicação Estratégica. O presente trabalho procura enquadrar a importância da Comunicação Estratégica no contexto organizacional, partindo da revisão da literatura até ao momento publicada e ilustrar a importância deste conceito através da descrição das tarefas desenvolvidas pelo aluno durante o seu estágio curricular.Nowadays organizations search, more and more, to transmit a positive image to citizens; such fact makes organizational communication an increasingly tool of great value for the new market dynamic, instituted by the advent of new technologies and the expansion of the tertiary sector. Therefore, one may infer the greatest challenge for the field of Communication as being the affixation of an additional value to the image of a given organization. In this given point, one should consider the social, technological and market implications brought forward for Communication in the course of the establishment of a society of information, as mentioned by Alsina (2001: 23-37). In his studies, we may surmise the needs raised by the emerging social and cultural models, which motivated the re-adaptation of the communication concerning paradigms. The sociological and psychological relationship of the individual and the environmental dynamic surrounding the organization, for example, are beginning to inaugurate new exploratory paths of investigation. Eminently, Communication becomes the mean for managing relationships and image association processes. This is the background upon the concept of Communication Management - or the figure of the Dircom – is becoming steadily implanted, dealing with Strategic Communication as the prime subject of its ongoing activity. This report searches to frame the importance of Strategic Communication in organizational context, by reviewing the literature so far published and by illustrating the importance of this concept by describing the activities developed by the student during its curricular internship.2018-09-05T11:22:36Z2018-07-04T00:00:00Z2018-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8693TID:202324176porBalsa, Carlos Alberto Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:41.023292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação estratégica e direção de comunicação
title Comunicação estratégica e direção de comunicação
spellingShingle Comunicação estratégica e direção de comunicação
Balsa, Carlos Alberto Guedes
Comunicação organizacional
Recursos intangíveis
Direção de comunicação
Direção de comunicação
Dircom
Comunicação Estratégica
Imagem corporativa
title_short Comunicação estratégica e direção de comunicação
title_full Comunicação estratégica e direção de comunicação
title_fullStr Comunicação estratégica e direção de comunicação
title_full_unstemmed Comunicação estratégica e direção de comunicação
title_sort Comunicação estratégica e direção de comunicação
author Balsa, Carlos Alberto Guedes
author_facet Balsa, Carlos Alberto Guedes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Balsa, Carlos Alberto Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Recursos intangíveis
Direção de comunicação
Direção de comunicação
Dircom
Comunicação Estratégica
Imagem corporativa
topic Comunicação organizacional
Recursos intangíveis
Direção de comunicação
Direção de comunicação
Dircom
Comunicação Estratégica
Imagem corporativa
description Nos dias de hoje as organizações procuram, cada vez mais, mostrar uma imagem positiva para os cidadãos; esse facto faz com que a comunicação organizacional seja cada vez mais uma ferramenta de grande valor na nova dinâmica mercadológica inaugurada pelo advento das novas tecnologias e pela expansão da atividade do setor terciário. Pode-se por isso inferir que o maior desafio para a área da Comunicação no presente contexto será o de afixar um valor adicional à imagem global da organização. Neste particular aspeto, deve-se contemplar as implicações sociais, tecnológicas e mercadológicas aportadas para a Comunicação no decorrer do estabelecimento de uma sociedade da informação, tal como nos é referido por Alsina (2001: 23-37). No seu estudo, depreendemos como o modelo social e cultural emergente trouxe novas necessidades que motivaram a readaptação dos paradigmas comunicacionais. O relacionamento sociológico e psicológico do indivíduo e a dinâmica ambiental do contexto da organização, por exemplo, começam a inaugurar novas vias exploratórias de investigação. A comunicação reverte-se, eminentemente, no meio gestor de relacionamentos e associações. Sob este de fundo explanam-se, cada vez mais, os conceitos de Direção de Comunicação ou a figura do Dircom cujo objeto da atividade por excelência de materializa na Comunicação Estratégica. O presente trabalho procura enquadrar a importância da Comunicação Estratégica no contexto organizacional, partindo da revisão da literatura até ao momento publicada e ilustrar a importância deste conceito através da descrição das tarefas desenvolvidas pelo aluno durante o seu estágio curricular.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-05T11:22:36Z
2018-07-04T00:00:00Z
2018-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8693
TID:202324176
url http://hdl.handle.net/10348/8693
identifier_str_mv TID:202324176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137144175853569