Net Zero Energy School – Reaching the community - Escola secundária de Vergílio Ferreira condições ambientais no período de meia-estação de 2010
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1000681 |
Resumo: | Ao abrigo do programa MIT-Portugal está em curso um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) denominado "Net Zero Energy Schoo/- Reaching the Community" (Ref.a MIT-PtlSES-SUES/0037/2008), no qual participam o Instituto Superior Técnico (1ST), coordenador do projecto, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS). Numa primeira fase do projecto de investigação em curso, de modo a avaliar o impacto que as obras de reabilitação de um complexo escolar irão ter em termos, quer das condições ambientes dos locais de aprendizagem, quer da satisfação dos respectivos utentes, planeou-se a realização de diversos levantamentos pontuais, antes e após as intervenções de reabilitação previstas. Nesse sentido, no Inverno de 2009/2010 realizou-se um primeiro conjunto de levantamentos das condições ambientes interiores em diversas salas de aulas da escola secundária Vergílio Ferreira antes de serem sujeitas a obras de reabilitação, cujos resultados foram analisados e apresentados num relatório anterior [1]. Com o objectivo de se avaliarem as condições ambientes na meia-estação, durante os meses de Abril e de Maio do corrente ano realizou-se um novo conjunto de levantamentos nas mesmas salas de aulas. Os levantamentos efectuados nesta segunda campanha experimental (30 de Abril a 21 de Maio) foram orientados, tal como na anterior campanha, para a recolha de diversos parâmetros ambientes relevantes para a avaliação das condições de conforto térmico. Os levantamentos foram acompanhados pelo preenchimento pelos alunos presentes de um questionário específico sobre este tema desenvolvido pelo LNEC, o qual visa avaliar as percepções dos alunos nas salas de aula seleccionadas. A avaliação das condições de conforto térmico baseada em medições pontuais foi complementada com uma avaliação ambiental mais vasta, orientada para aspectos de qualidade do ar interior. Nesse sentido, no interior de duas salas de aula foram ainda medidas e registadas em contínuo as concentrações de dióxido de carbono (C02), a temperatura e a humidade relativa. No presente documento apresentam-se os resultados e a análise de todas as medições efectuadas na segunda campanha experimental (meia-estação), assim como dos questionários recolhidos junto dos alunos inquiridos. |
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