Net Zero Energy School – Reaching the Community - Escola Secundária Vergílio Ferreira Simulação computacional dinâmica do comportamento térmico e de cenários de melhoria do conforto ambiente do bloco H+I
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Relatório |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.lnec.pt:8080/jspui/handle/123456789/1005144 |
Resumo: | Ao abrigo do programa MIT-Portugal desenvolveu-se um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) denominado “Net Zero Energy School – Reaching the Community” (Ref.ª MIT-Pt/SESSUES/ 0037/2008), no qual participam o Instituto Superior Técnico (IST), o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e o Instituto de Ciências Sociais (ICS). Um dos objetivos deste projeto é avaliar o impacte de ações, ativas e passivas, na melhoria das condições de conforto ambiente e de eficiência energética implementadas numa escola “tradicional”. Numa primeira fase do projeto de investigação em curso, procedeu-se à caracterização da escola antes da intervenção, com a realização de diversos levantamentos pontuais das condições ambientes interiores. Após o início da intervenção de reabilitação da escola executaram-se novas campanhas de medições com o intuito de avaliar o impacte resultante das obras de reabilitação da escola. Com vista a minimizar situações assinaladas de desconforto térmico dos alunos e de má qualidade do ar interior nas salas de aula, procedeu-se à simulação computacional dinâmica do bloco H+I. Na simulação dinâmica foram estudados vários cenários de intervenção ao longo do ano, avaliando o potencial de medidas ativas e passivas na melhoria do conforto térmico dos alunos e da qualidade do ar interior das salas de aula. Com base nos resultados da simulação dinâmica, tentou-se traçar uma linha orientadora de medidas passivas e de alterações comportamentais dos utentes da escola, que conduza à melhoria das condições de conforto, sem comprometer as questões económicas e de sustentabilidade. No presente documento apresenta-se a análise dos resultados obtidos da simulação dinâmica do comportamento térmico da escola. |
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