Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Marta Marques
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/4001
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_60e975023a808c3e9ea6e2c6375779c5
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4001
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de históriaEducação e desenvolvimentoFormação de professoresFormação contínuaReforma do ensinoSupervisãoSão Tomé e PríncipeTeacher trainingContinuing teacher educationSao Tome and PrincipeS. ToméEducational reform 2009.2013Pedagogical and scientific history follow-upDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaNo decorrer do 3º quartel do séc. XX e no séc. XXI, a formação de professores assume-se como instrumento essencial ao desenvolvimento sustentável e à inclusão, permitindo simultaneamente o crescimento económico dos países em vias de desenvolvimento pelo aproveitamento e adequação dos recursos humanos à realidade, trazendo a si uma maior parte de capital humano e diminuindo os números de exclusão social. Docentes mais capazes, mais responsáveis e mais reflexivos constituem o elemento fundamental deste desafio. Neste contexto, São Tomé e Príncipe surge como um país que, tendo sido alvo de transformações educativas ao longo das últimas décadas, tem caminhado no sentido da valorização dos professores pela promoção da formação de professores. Assim, à formação inicial junta-se a formação contínua de professores, entendendo-se este processo como contínuo na construção do indivíduo nos domínios pessoal e profissional. O modo como a formação contínua de professores é interpretada em S. Tomé e Príncipe pelos docentes de História do ensino secundário é o mote para esta investigação-ação que procura dissecar a importância que este conceito ocupa no contexto das suas aceções sobre desenvolvimento profissional e, consequentemente, nas práticas assumidas no quotidiano docente. As sessões de acompanhamento de história constituíram, no intervalo de tempo entre 2009 e 2013, a forma pela qual a formação de professores se concretizou, visando complementar a reforma educativa em curso no que respeita à melhoria das competências dos docentes. O grupo de história viveu esta transformação e sobre ele se debruçou este estudo.During the 3rd quarter of the twentieth and twenty-first century, the teacher training process is assumed as essential to a sustainable development and inclusion tool, while allowing economic growth of developing countries in the use and adequacy of staffing to reality , bringing itself a major part of human capital and decreasing the number of exclusion. Teachers more capable, more responsible and more reflective constitute the fundamental element of this challenge. In this context Sao Tome and Principe emerges as a country that has been targeted in educational transformations over the past decades, have moved towards the appreciation of teachers by promoting teacher training. Thereby, the initial training joins the ongoing training of teachers on the understanding this process as continuing construction of the individual in personal and professional domains. The way the continuous training of teachers is interpreted in S. Tomé and Príncipe by professors of history in secondary education is the axiom for this action research that seeks to dissect the importance that this concept holds in the context of their meanings about professional development and consequently in practices undertaken in their everyday teaching. Follow-up sessions consisted of history, the time interval between 2009 and 2013 the way in which teacher education materialized view to complementing the educational reform underway with regard to improving the skills of teachers. The group lived history of this transformation and he leaned on this study.Gaspar, IvoneRepositório AbertoGomes, Marta Marques2015-05-15T14:12:11Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4001TID:201140705porGomes, Marta Marques - Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe [Em linha] : o coletivo de história. Lisboa : [s.n.], 2014. 220 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:19:28Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4001Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:06.439519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de história
title Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de história
spellingShingle Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de história
Gomes, Marta Marques
Educação e desenvolvimento
Formação de professores
Formação contínua
Reforma do ensino
Supervisão
São Tomé e Príncipe
Teacher training
Continuing teacher education
Sao Tome and Principe
S. Tomé
Educational reform 2009.2013
Pedagogical and scientific history follow-up
title_short Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de história
title_full Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de história
title_fullStr Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de história
title_full_unstemmed Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de história
title_sort Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe : o coletivo de história
author Gomes, Marta Marques
author_facet Gomes, Marta Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gaspar, Ivone
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Marta Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e desenvolvimento
Formação de professores
Formação contínua
Reforma do ensino
Supervisão
São Tomé e Príncipe
Teacher training
Continuing teacher education
Sao Tome and Principe
S. Tomé
Educational reform 2009.2013
Pedagogical and scientific history follow-up
topic Educação e desenvolvimento
Formação de professores
Formação contínua
Reforma do ensino
Supervisão
São Tomé e Príncipe
Teacher training
Continuing teacher education
Sao Tome and Principe
S. Tomé
Educational reform 2009.2013
Pedagogical and scientific history follow-up
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-05-15T14:12:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/4001
TID:201140705
url http://hdl.handle.net/10400.2/4001
identifier_str_mv TID:201140705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Marta Marques - Efeitos da formação de professores na promoção de capital de conhecimento em São Tomé e Príncipe [Em linha] : o coletivo de história. Lisboa : [s.n.], 2014. 220 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135022210351104