Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Filipa Daniela Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7696
Resumo: O presente relatório final aborda o trabalho realizado no âmbito do estágio integrado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e destina-se à obtenção de grau de mestre. O estágio integrado referido desenvolveu-se na instituição Didáxis – Cooperativa de Ensino em Riba de Ave – em quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, uma por cada disciplina a que este mestrado confere habilitação profissional. O trabalho desenvolvido decorreu ainda uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual foram realizadas experiências de ensino/aprendizagem nas várias áreas disciplinares. O total de alunos abrangidos é 109. O tema deste relatório final emergiu de situações vividas na sala de aula, em que se constatou a falta de motivação de vários alunos face aos processos de ensino/aprendizagem. No sentido de dar resposta ao problema, tentamos encontrar formas de motivar os alunos proporcionando-lhes atividades de índole artística que aumentassem a sua motivação para as aprendizagens e, simultaneamente, incrementassem o gosto pela arte, a par de melhorarem o seu desempenho escolar. Neste sentido, desenvolveu-se uma investigação empírica e aplicada, na qual foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos através da observação, da aplicação e análise de questionários, de registos fotográficos e de videogravação, além de registos dos alunos. Em cada uma das disciplinas foram desenvolvidas experiências de ensino/aprendizagem, compostas por diferentes atividades, com o intuito de permitir aos alunos o desenvolvimento das competências consagradas em cada área do saber, tendo em comum a vertente artística, de modo a percebermos se a arte será uma estratégia de motivação dos alunos capaz de produzir melhores resultados académicos. As reações dos alunos foram distintas, tendo a maioria acolhido positivamente todas as experiências desenvolvidas e evidenciando uma maior motivação a par de bons resultados. Contudo, uma minoria considerou a temática deste relatório pouco importante, e as atividades propostas não surtiram efeito no seu processo de aprendizagem. Considera-se que as pesquisas relatadas no relatório apresentado, a par de outras investigações sobre a mesma temática, podem dar orientações para novas experiências a serem desenvolvidas e aplicadas futuramente. This final report describes the work perfomed under the professional training integrated in the Supervised Teaching Practice course of the Master’s degree in Elementary school Teaching and is intended to obtain a Master’s degree. The professional training in the integrated course was developed in the instituition Didáxis – Cooperative School in Riba de Ave in four groups of elementary scool, one for each subject to which this Master’s gives professional qualification. The developed work has resulted in a class of the first year of elementary scool experiments were performed in which the teaching/learning in various subjects areas. The total fall is 109 students. The theme of this final report emerged from situations encountered in the classroom, which found a lack of motivation of many students towards the process of teaching/learning. In order to address the problem, we tried to find ways to motivate students by providing artistic activities which would increase their motivation for learning, and, at the same time, the interest in art, along with improving their academic performance. In this sense, an empirial investigation was developed and applied, in which qualitative and quantitative data were collected through observation, application and analysis of questionnairs, video and photographic records, and records of students. In each subject it was developed experiences of teaching/learning composed of different activities, in order to allow students to develop skills enshrined in every area of knowledge, having in common the artistic side, so that we would realize if Art could be a strategy for motivating students able to produce better academic results. The students’ reactions were different, most of them welcomed all the developed experiences and showing a greater motivation along with os good results. However, a minoraty considered the subject of this report unimportant, and the proposed activities have been unsuccessful in their learning process. We consider that researche in the present report, along with other investigations on the same subject can provide guindance for new experiments that can be developed and applied in the future.
id RCAP_60fa5cab5aab99c808ddba457f9ed1c3
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7696
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básicoO presente relatório final aborda o trabalho realizado no âmbito do estágio integrado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e destina-se à obtenção de grau de mestre. O estágio integrado referido desenvolveu-se na instituição Didáxis – Cooperativa de Ensino em Riba de Ave – em quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, uma por cada disciplina a que este mestrado confere habilitação profissional. O trabalho desenvolvido decorreu ainda uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual foram realizadas experiências de ensino/aprendizagem nas várias áreas disciplinares. O total de alunos abrangidos é 109. O tema deste relatório final emergiu de situações vividas na sala de aula, em que se constatou a falta de motivação de vários alunos face aos processos de ensino/aprendizagem. No sentido de dar resposta ao problema, tentamos encontrar formas de motivar os alunos proporcionando-lhes atividades de índole artística que aumentassem a sua motivação para as aprendizagens e, simultaneamente, incrementassem o gosto pela arte, a par de melhorarem o seu desempenho escolar. Neste sentido, desenvolveu-se uma investigação empírica e aplicada, na qual foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos através da observação, da aplicação e análise de questionários, de registos fotográficos e de videogravação, além de registos dos alunos. Em cada uma das disciplinas foram desenvolvidas experiências de ensino/aprendizagem, compostas por diferentes atividades, com o intuito de permitir aos alunos o desenvolvimento das competências consagradas em cada área do saber, tendo em comum a vertente artística, de modo a percebermos se a arte será uma estratégia de motivação dos alunos capaz de produzir melhores resultados académicos. As reações dos alunos foram distintas, tendo a maioria acolhido positivamente todas as experiências desenvolvidas e evidenciando uma maior motivação a par de bons resultados. Contudo, uma minoria considerou a temática deste relatório pouco importante, e as atividades propostas não surtiram efeito no seu processo de aprendizagem. Considera-se que as pesquisas relatadas no relatório apresentado, a par de outras investigações sobre a mesma temática, podem dar orientações para novas experiências a serem desenvolvidas e aplicadas futuramente. This final report describes the work perfomed under the professional training integrated in the Supervised Teaching Practice course of the Master’s degree in Elementary school Teaching and is intended to obtain a Master’s degree. The professional training in the integrated course was developed in the instituition Didáxis – Cooperative School in Riba de Ave in four groups of elementary scool, one for each subject to which this Master’s gives professional qualification. The developed work has resulted in a class of the first year of elementary scool experiments were performed in which the teaching/learning in various subjects areas. The total fall is 109 students. The theme of this final report emerged from situations encountered in the classroom, which found a lack of motivation of many students towards the process of teaching/learning. In order to address the problem, we tried to find ways to motivate students by providing artistic activities which would increase their motivation for learning, and, at the same time, the interest in art, along with improving their academic performance. In this sense, an empirial investigation was developed and applied, in which qualitative and quantitative data were collected through observation, application and analysis of questionnairs, video and photographic records, and records of students. In each subject it was developed experiences of teaching/learning composed of different activities, in order to allow students to develop skills enshrined in every area of knowledge, having in common the artistic side, so that we would realize if Art could be a strategy for motivating students able to produce better academic results. The students’ reactions were different, most of them welcomed all the developed experiences and showing a greater motivation along with os good results. However, a minoraty considered the subject of this report unimportant, and the proposed activities have been unsuccessful in their learning process. We consider that researche in the present report, along with other investigations on the same subject can provide guindance for new experiments that can be developed and applied in the future.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoGonçalves, AdorindaBiblioteca Digital do IPBPereira, Filipa Daniela Carvalho2012-10-24T09:07:03Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10198/7696porPereira, Filipa Daniela Carvalho (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:58Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:25.344716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
Pereira, Filipa Daniela Carvalho
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico
author Pereira, Filipa Daniela Carvalho
author_facet Pereira, Filipa Daniela Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Adorinda
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Filipa Daniela Carvalho
description O presente relatório final aborda o trabalho realizado no âmbito do estágio integrado na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e destina-se à obtenção de grau de mestre. O estágio integrado referido desenvolveu-se na instituição Didáxis – Cooperativa de Ensino em Riba de Ave – em quatro turmas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, uma por cada disciplina a que este mestrado confere habilitação profissional. O trabalho desenvolvido decorreu ainda uma turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na qual foram realizadas experiências de ensino/aprendizagem nas várias áreas disciplinares. O total de alunos abrangidos é 109. O tema deste relatório final emergiu de situações vividas na sala de aula, em que se constatou a falta de motivação de vários alunos face aos processos de ensino/aprendizagem. No sentido de dar resposta ao problema, tentamos encontrar formas de motivar os alunos proporcionando-lhes atividades de índole artística que aumentassem a sua motivação para as aprendizagens e, simultaneamente, incrementassem o gosto pela arte, a par de melhorarem o seu desempenho escolar. Neste sentido, desenvolveu-se uma investigação empírica e aplicada, na qual foram recolhidos dados qualitativos e quantitativos através da observação, da aplicação e análise de questionários, de registos fotográficos e de videogravação, além de registos dos alunos. Em cada uma das disciplinas foram desenvolvidas experiências de ensino/aprendizagem, compostas por diferentes atividades, com o intuito de permitir aos alunos o desenvolvimento das competências consagradas em cada área do saber, tendo em comum a vertente artística, de modo a percebermos se a arte será uma estratégia de motivação dos alunos capaz de produzir melhores resultados académicos. As reações dos alunos foram distintas, tendo a maioria acolhido positivamente todas as experiências desenvolvidas e evidenciando uma maior motivação a par de bons resultados. Contudo, uma minoria considerou a temática deste relatório pouco importante, e as atividades propostas não surtiram efeito no seu processo de aprendizagem. Considera-se que as pesquisas relatadas no relatório apresentado, a par de outras investigações sobre a mesma temática, podem dar orientações para novas experiências a serem desenvolvidas e aplicadas futuramente. This final report describes the work perfomed under the professional training integrated in the Supervised Teaching Practice course of the Master’s degree in Elementary school Teaching and is intended to obtain a Master’s degree. The professional training in the integrated course was developed in the instituition Didáxis – Cooperative School in Riba de Ave in four groups of elementary scool, one for each subject to which this Master’s gives professional qualification. The developed work has resulted in a class of the first year of elementary scool experiments were performed in which the teaching/learning in various subjects areas. The total fall is 109 students. The theme of this final report emerged from situations encountered in the classroom, which found a lack of motivation of many students towards the process of teaching/learning. In order to address the problem, we tried to find ways to motivate students by providing artistic activities which would increase their motivation for learning, and, at the same time, the interest in art, along with improving their academic performance. In this sense, an empirial investigation was developed and applied, in which qualitative and quantitative data were collected through observation, application and analysis of questionnairs, video and photographic records, and records of students. In each subject it was developed experiences of teaching/learning composed of different activities, in order to allow students to develop skills enshrined in every area of knowledge, having in common the artistic side, so that we would realize if Art could be a strategy for motivating students able to produce better academic results. The students’ reactions were different, most of them welcomed all the developed experiences and showing a greater motivation along with os good results. However, a minoraty considered the subject of this report unimportant, and the proposed activities have been unsuccessful in their learning process. We consider that researche in the present report, along with other investigations on the same subject can provide guindance for new experiments that can be developed and applied in the future.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-10-24T09:07:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7696
url http://hdl.handle.net/10198/7696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Filipa Daniela Carvalho (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217500291072