Prática de ensino supervisionada em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Adriana Filipa Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/11585
Resumo: O presente relatório tem como objetivo refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, nos contextos do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A prática decorreu num Agrupamento de escolas na cidade de Bragança, numa turma do 1.ºano do 1.º ciclo do ensino básico0 e em quatro turmas diferentes no 2.º ciclo do ensino básico, nas áreas de História e Geografia de Portugal e Português em duas turmas do 5.ºano e nas áreas disciplinares de Matemática e Ciências da Natureza em duas turmas do 6.º ano de escolaridade. Apesar do relatório refletir todo o trabalho desenvolvido, achei pertinente desenvolvê-lo em torno de um tema As estratégias de ensino-aprendizagem, tentando perceber a importância que estas têm no processo ensino aprendizagem. As estratégias que o professor utiliza na sala de aula são cruciais para a criação do ambiente de aprendizagem. É importante que o docente seja capaz de optar pelas estratégias mais adequadas ao contexto em questão. Assim, para além de descrever e refletir as cinco EEA, realizo um breve enquadramento concetual, apresentando posições de vários autores, acerca da definição de estratégias de aprendizagens e os tipos de estratégias existentes. De forma a perceber as preferências dos alunos em relação às estratégias e atividades utilizadas na aula de matemática, realizei uma investigação através da análise de um questionário realizado na turma referente a essa área disciplinar. Em suma, este relatório pretende transmitir tudo aquilo que vivenciei durante esta minha caminhada que é a Prática de Ensino Supervisionada.
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