Proposta de um método de memorização musical adaptado à aprendizagem da Flauta Transversal , num modelo de E@D

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Maria Ribeiro do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31078
Resumo: Esta investigação está dividida em duas secções: a primeira relativa ao relatório de estágio que decorreu no Conservatório Regional de Castelo Branco, sob a orientação da Professora Elena Santos, e a segunda relacionada com práticas e estratégias de memorização, em que a mestranda se propõe à criação de um método de memorização adaptado à aprendizagem da flauta transversal, num formato interativo e digital pensado para um modelo de ensino a distância. Esta segunda parte surgirá de uma convergência entre toda a pesquisa bibliográfica feita no campo da memorização e da aplicação de questionários, quer a alunos, quer a professores de instrumento, que confluirão então na criação do método com estratégias de memorização adaptadas ao ensino do instrumento; Proposal of a Music Memorization Method Adapted to the Learning of the Transversal Flute, in a Distance Learning Model ABSTRACT: This research is divided into two sections: the first related to the internship report, which was carried out in Conservatório Regional de Castelo Branco, under the guidance of Professor Elena Santos, and the second related to memorization practices and strategies, in which is created a memorization method adapted to the learning of the transverse flute, in an interactive and digital format designed for a distance learning model. This second part emerges from a convergence between all the bibliographical research done in the field of memorization and the application of surveys, both to students and to music teachers, which will then converge in the creation of a method with memorization strategies adapted to the teaching of the instrument.
id RCAP_53075884b5bfa97fea86f4ca0073ca49
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de um método de memorização musical adaptado à aprendizagem da Flauta Transversal , num modelo de E@DFlauta TransversalEnsino da MúsicaMemorizaçãoEstratégiasEnsino a DistânciaTransversal FluteMusic EducationMemorizationStrategiesDistance LearningEsta investigação está dividida em duas secções: a primeira relativa ao relatório de estágio que decorreu no Conservatório Regional de Castelo Branco, sob a orientação da Professora Elena Santos, e a segunda relacionada com práticas e estratégias de memorização, em que a mestranda se propõe à criação de um método de memorização adaptado à aprendizagem da flauta transversal, num formato interativo e digital pensado para um modelo de ensino a distância. Esta segunda parte surgirá de uma convergência entre toda a pesquisa bibliográfica feita no campo da memorização e da aplicação de questionários, quer a alunos, quer a professores de instrumento, que confluirão então na criação do método com estratégias de memorização adaptadas ao ensino do instrumento; Proposal of a Music Memorization Method Adapted to the Learning of the Transversal Flute, in a Distance Learning Model ABSTRACT: This research is divided into two sections: the first related to the internship report, which was carried out in Conservatório Regional de Castelo Branco, under the guidance of Professor Elena Santos, and the second related to memorization practices and strategies, in which is created a memorization method adapted to the learning of the transverse flute, in an interactive and digital format designed for a distance learning model. This second part emerges from a convergence between all the bibliographical research done in the field of memorization and the application of surveys, both to students and to music teachers, which will then converge in the creation of a method with memorization strategies adapted to the teaching of the instrument.Universidade de Évora2022-02-21T16:09:37Z2022-02-212022-01-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31078http://hdl.handle.net/10174/31078TID:202929760porDepartamento de Músicam.r.nascimento97@gmail.com203Nascimento, Maria Ribeiro doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:25Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:25.009474Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de um método de memorização musical adaptado à aprendizagem da Flauta Transversal , num modelo de E@D
title Proposta de um método de memorização musical adaptado à aprendizagem da Flauta Transversal , num modelo de E@D
spellingShingle Proposta de um método de memorização musical adaptado à aprendizagem da Flauta Transversal , num modelo de E@D
Nascimento, Maria Ribeiro do
Flauta Transversal
Ensino da Música
Memorização
Estratégias
Ensino a Distância
Transversal Flute
Music Education
Memorization
Strategies
Distance Learning
title_short Proposta de um método de memorização musical adaptado à aprendizagem da Flauta Transversal , num modelo de E@D
title_full Proposta de um método de memorização musical adaptado à aprendizagem da Flauta Transversal , num modelo de E@D
title_fullStr Proposta de um método de memorização musical adaptado à aprendizagem da Flauta Transversal , num modelo de E@D
title_full_unstemmed Proposta de um método de memorização musical adaptado à aprendizagem da Flauta Transversal , num modelo de E@D
title_sort Proposta de um método de memorização musical adaptado à aprendizagem da Flauta Transversal , num modelo de E@D
author Nascimento, Maria Ribeiro do
author_facet Nascimento, Maria Ribeiro do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Maria Ribeiro do
dc.subject.por.fl_str_mv Flauta Transversal
Ensino da Música
Memorização
Estratégias
Ensino a Distância
Transversal Flute
Music Education
Memorization
Strategies
Distance Learning
topic Flauta Transversal
Ensino da Música
Memorização
Estratégias
Ensino a Distância
Transversal Flute
Music Education
Memorization
Strategies
Distance Learning
description Esta investigação está dividida em duas secções: a primeira relativa ao relatório de estágio que decorreu no Conservatório Regional de Castelo Branco, sob a orientação da Professora Elena Santos, e a segunda relacionada com práticas e estratégias de memorização, em que a mestranda se propõe à criação de um método de memorização adaptado à aprendizagem da flauta transversal, num formato interativo e digital pensado para um modelo de ensino a distância. Esta segunda parte surgirá de uma convergência entre toda a pesquisa bibliográfica feita no campo da memorização e da aplicação de questionários, quer a alunos, quer a professores de instrumento, que confluirão então na criação do método com estratégias de memorização adaptadas ao ensino do instrumento; Proposal of a Music Memorization Method Adapted to the Learning of the Transversal Flute, in a Distance Learning Model ABSTRACT: This research is divided into two sections: the first related to the internship report, which was carried out in Conservatório Regional de Castelo Branco, under the guidance of Professor Elena Santos, and the second related to memorization practices and strategies, in which is created a memorization method adapted to the learning of the transverse flute, in an interactive and digital format designed for a distance learning model. This second part emerges from a convergence between all the bibliographical research done in the field of memorization and the application of surveys, both to students and to music teachers, which will then converge in the creation of a method with memorization strategies adapted to the teaching of the instrument.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-21T16:09:37Z
2022-02-21
2022-01-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31078
http://hdl.handle.net/10174/31078
TID:202929760
url http://hdl.handle.net/10174/31078
identifier_str_mv TID:202929760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Música
m.r.nascimento97@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553951111774208