O Processo individual de coaching executivo como exponencial das competências de liderança- Estudo de Caso numa amostra de chefias intermédias grande empresa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33372 |
Resumo: | O objetivo geral deste estudo é verificar se existe desenvolvimento das competências de liderança através do Processo Individual de Coaching Executivo em chefias intermédias de uma grande empresa. Para tal, formulou-se a pergunta de partida onde se questiona se são avaliadas pelos liderados e pelos líderes alterações nas competências de liderança dos segundos decorrentes da sua participação no Processo Individual de Coaching Executivo. A metodologia do estudo corresponde a um case study quantitativo e implicou numa primeira etapa a revisão de literatura sobre liderança e coaching executivo enquadrando a matéria em análise e numa segunda etapa a aplicação de dois questionários Roseira et al (2016) e Rouco (2012), em dois momentos distintos - antes e depois de Processo Individual de Coaching Executivo - a uma amostra constituída por 10 líderes e respetivas equipas constituídas por 113 liderados. O tratamento dos dados recolhidos foi realizado com recurso à análise estatística descritiva e ao teste de hipóteses t-student. Os resultados evidenciaram que existem para as autoavaliações dos líderes diferenças estatisticamente significativas nas competências ‘Relações interpessoais’ e ‘Competências técnicas e profissionais’ não se verificando diferenças estatisticamente significativas para a avaliação dos líderes pelos liderados. As implicações práticas integram o alargamento a mais áreas da empresa com uma amostra mais representativa, um segundo momento de aplicação dos questionários três meses depois do processo de coaching, e uma terceira aplicação que evidenciasse entre outras variáveis, a permanência ou surgimento da eventual alteração de comportamentos. Dos resultados analisados e das presentes conclusões, sugere-se também investir em formação nos estilos de comunicação para os líderes e promover team coaching às equipas bem como a integração nos protocolos de coaching executivo em utilização, de questionários ou outra medida de registo e avaliação de forma a poder gerir e controlar os resultados obtidos. Como propostas para futuras investigações sugere-se aprofundar o papel da idade e da antiguidade na empresa para se compreender melhor como reagem à liderança, bem como xiii entender o papel das habilitações literárias na avaliação da liderança e ainda identificar e detalhar o valor do feedback para cada género e qual o papel das competências de liderança relativamente às diferentes áreas funcionais e às categorias profissionais: |
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