A rotatividade de membros da equipa e a eficácia da mesma: o papel moderador da liderança e da centralidade.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/15367 |
Resumo: | As empresas de consultoria debatem-se anualmente com o problema de altas taxas de rotatividade dos membros das suas equipas, algo que impacta negativamente o desempenho e eficácia das mesmas. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi o de avaliar não só o papel da liderança do tipo funcional, como também o da centralidade dos membros que saíram, enquanto moderadoras desta relação. Para levar a cabo esta investigação, foram passados dois tipos de questionários em papel a colaboradores de empresas de consultoria, sendo um destinado aos membros de uma dada equipa e o outro ao seu respetivo líder. Participaram neste estudo 42 equipas, 154 indivíduos, todos integrantes de empresas de consultoria. Os resultados demonstraram que nem a liderança funcional, nem a centralidade exercem um papel moderador desta relação, não suportando assim as hipóteses da presente investigação. Apesar da literatura sugerir que há uma relação, os resultados não serem significativos podem ser explicados por uma série de fatores, nomeadamente o tipo de contexto e equipa em questão, o timing da saída dos colaboradores e o facto da centralidade ser estudada através de redes sociais. |
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A rotatividade de membros da equipa e a eficácia da mesma: o papel moderador da liderança e da centralidade.Psicologia organizacionalRecursos humanosMobilidade profissionalLiderançaEficáciaRotatividade dos membros da equipaLiderança funcionalCentralidadeEficácia da equipaMembership exchangeFunctional LeadershipCentrality and team efficacyAs empresas de consultoria debatem-se anualmente com o problema de altas taxas de rotatividade dos membros das suas equipas, algo que impacta negativamente o desempenho e eficácia das mesmas. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi o de avaliar não só o papel da liderança do tipo funcional, como também o da centralidade dos membros que saíram, enquanto moderadoras desta relação. Para levar a cabo esta investigação, foram passados dois tipos de questionários em papel a colaboradores de empresas de consultoria, sendo um destinado aos membros de uma dada equipa e o outro ao seu respetivo líder. Participaram neste estudo 42 equipas, 154 indivíduos, todos integrantes de empresas de consultoria. Os resultados demonstraram que nem a liderança funcional, nem a centralidade exercem um papel moderador desta relação, não suportando assim as hipóteses da presente investigação. Apesar da literatura sugerir que há uma relação, os resultados não serem significativos podem ser explicados por uma série de fatores, nomeadamente o tipo de contexto e equipa em questão, o timing da saída dos colaboradores e o facto da centralidade ser estudada através de redes sociais.Consulting firms debate annually with the problem of high membership exchange rates, something that negatively impacts their team’s performance and effectiveness. In this sense, the present study aimed to evaluate not only the role of functional leadership, but also the centrality of the members who left, as moderators of this relationship. To carry out this research, two types of paper questionnaires were distributed to employees of consulting firms, one for members of a given team and the other for their respective leader. Forty two teams, 154 individuals, all members of consulting firms, participated in this study. The results showed that neither functional leadership nor centrality play a moderating role in this relationship, thus not supporting the hypotheses of the present investigation. Although the literature suggests that there is a relationship, the results not being significant can be explained by a series of factors, namely the type of context and team in question, the timing of employee departure and the fact centrality is studied through social networks.2018-03-14T16:33:36Z2017-01-01T00:00:00Z20172017-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/15367TID:201792346porMarques, Tiago Ferreira Campos de Meloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T18:00:59Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/15367Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:32:27.536935Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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