A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/11579 |
Resumo: | Neste trabalho buscou-se investigar sobre o atendimento dos monitores aos alunos com NEE, que tem sido muito valorizado nos últimos anos. Para além desse atendimento, envolve também a infraestrutura da escola e o planejamento educacional que contemple as necessidades de cada aluno. O processo que envolve a aprendizagem nas salas de Recurso Multifuncional necessita de uma formação permanente em face dos desafios oriundos do atendimento às crianças e aos familiares que lidam com a necessidade especial de seus filhos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: O processo de formação do Monitor/Professor atende as demandas de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE em uma sala de recurso multifuncional? Para tanto, o objetivo geral dessa investigação é analisar o processo de formação do monitor/professor que atende os alunos com necessidades educacionais especiais na Sala de Recursos multifuncional. Com o intuito de responder aos questionamentos, o estudo constitui um Estudo de Caso com um viés qualitativo. Como resultados, foi possível perceber que todos os monitores que trabalham em uma sala de Recurso Multifuncional possuem formação geral em inclusão, contudo, há ainda a necessidade de formações específicas que atendam as especificidades de cada aluno e sua deficiência ou transtorno. |
id |
RCAP_6116b551ec70cbc6076f3d51ad439d57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/11579 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncionalMonitoresSala de recursos multifuncionalEducação inclusivaMonitorsMultifunctional resource roomInclusive educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste trabalho buscou-se investigar sobre o atendimento dos monitores aos alunos com NEE, que tem sido muito valorizado nos últimos anos. Para além desse atendimento, envolve também a infraestrutura da escola e o planejamento educacional que contemple as necessidades de cada aluno. O processo que envolve a aprendizagem nas salas de Recurso Multifuncional necessita de uma formação permanente em face dos desafios oriundos do atendimento às crianças e aos familiares que lidam com a necessidade especial de seus filhos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: O processo de formação do Monitor/Professor atende as demandas de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE em uma sala de recurso multifuncional? Para tanto, o objetivo geral dessa investigação é analisar o processo de formação do monitor/professor que atende os alunos com necessidades educacionais especiais na Sala de Recursos multifuncional. Com o intuito de responder aos questionamentos, o estudo constitui um Estudo de Caso com um viés qualitativo. Como resultados, foi possível perceber que todos os monitores que trabalham em uma sala de Recurso Multifuncional possuem formação geral em inclusão, contudo, há ainda a necessidade de formações específicas que atendam as especificidades de cada aluno e sua deficiência ou transtorno.This work sought to investigate or attend two monitors, some years with SEN, which has been highly valued in recent years. For additional attention, it also involves the school infrastructure and educational plan that takes into account the needs of each student. The process that involves apprentices in the Multifunctional Resource rooms requires permanent training in face of two challenges originating from attending to children and family years that meet the special needs of their children. In the face of this, the following question arose: does the training process of the Monitor / Professor attend to the demands of teaching and learning two students with SEN in a multifunctional resource room? Therefore, the general objective of the investigation and analysis or training process of the monitor / teacher who attends to some special educational needs in the multifunctional Resource Room. How I intend to answer the questions, or the study constitutes a Case Study as a qualitative view. As a result, it was possible to perceive that all the monitors who work in a Multifunctional Resource room have general training in inclusion, with the need for specific training that addresses the specificities of each student and their deficiency or disorder.Reis, PedroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAraújo, Ana Lúcia Costa2023-02-28T12:00:06Z2022-01-062022-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11579TID:202980081porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:45Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:52.820333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional |
title |
A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional |
spellingShingle |
A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional Araújo, Ana Lúcia Costa Monitores Sala de recursos multifuncional Educação inclusiva Monitors Multifunctional resource room Inclusive education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional |
title_full |
A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional |
title_fullStr |
A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional |
title_full_unstemmed |
A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional |
title_sort |
A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional |
author |
Araújo, Ana Lúcia Costa |
author_facet |
Araújo, Ana Lúcia Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Pedro Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Ana Lúcia Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitores Sala de recursos multifuncional Educação inclusiva Monitors Multifunctional resource room Inclusive education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Monitores Sala de recursos multifuncional Educação inclusiva Monitors Multifunctional resource room Inclusive education Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste trabalho buscou-se investigar sobre o atendimento dos monitores aos alunos com NEE, que tem sido muito valorizado nos últimos anos. Para além desse atendimento, envolve também a infraestrutura da escola e o planejamento educacional que contemple as necessidades de cada aluno. O processo que envolve a aprendizagem nas salas de Recurso Multifuncional necessita de uma formação permanente em face dos desafios oriundos do atendimento às crianças e aos familiares que lidam com a necessidade especial de seus filhos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: O processo de formação do Monitor/Professor atende as demandas de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE em uma sala de recurso multifuncional? Para tanto, o objetivo geral dessa investigação é analisar o processo de formação do monitor/professor que atende os alunos com necessidades educacionais especiais na Sala de Recursos multifuncional. Com o intuito de responder aos questionamentos, o estudo constitui um Estudo de Caso com um viés qualitativo. Como resultados, foi possível perceber que todos os monitores que trabalham em uma sala de Recurso Multifuncional possuem formação geral em inclusão, contudo, há ainda a necessidade de formações específicas que atendam as especificidades de cada aluno e sua deficiência ou transtorno. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-06 2022-01-06T00:00:00Z 2023-02-28T12:00:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/11579 TID:202980081 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/11579 |
identifier_str_mv |
TID:202980081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131205991399424 |