A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Ana Lúcia Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/11579
Resumo: Neste trabalho buscou-se investigar sobre o atendimento dos monitores aos alunos com NEE, que tem sido muito valorizado nos últimos anos. Para além desse atendimento, envolve também a infraestrutura da escola e o planejamento educacional que contemple as necessidades de cada aluno. O processo que envolve a aprendizagem nas salas de Recurso Multifuncional necessita de uma formação permanente em face dos desafios oriundos do atendimento às crianças e aos familiares que lidam com a necessidade especial de seus filhos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: O processo de formação do Monitor/Professor atende as demandas de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE em uma sala de recurso multifuncional? Para tanto, o objetivo geral dessa investigação é analisar o processo de formação do monitor/professor que atende os alunos com necessidades educacionais especiais na Sala de Recursos multifuncional. Com o intuito de responder aos questionamentos, o estudo constitui um Estudo de Caso com um viés qualitativo. Como resultados, foi possível perceber que todos os monitores que trabalham em uma sala de Recurso Multifuncional possuem formação geral em inclusão, contudo, há ainda a necessidade de formações específicas que atendam as especificidades de cada aluno e sua deficiência ou transtorno.
id RCAP_6116b551ec70cbc6076f3d51ad439d57
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/11579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncionalMonitoresSala de recursos multifuncionalEducação inclusivaMonitorsMultifunctional resource roomInclusive educationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste trabalho buscou-se investigar sobre o atendimento dos monitores aos alunos com NEE, que tem sido muito valorizado nos últimos anos. Para além desse atendimento, envolve também a infraestrutura da escola e o planejamento educacional que contemple as necessidades de cada aluno. O processo que envolve a aprendizagem nas salas de Recurso Multifuncional necessita de uma formação permanente em face dos desafios oriundos do atendimento às crianças e aos familiares que lidam com a necessidade especial de seus filhos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: O processo de formação do Monitor/Professor atende as demandas de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE em uma sala de recurso multifuncional? Para tanto, o objetivo geral dessa investigação é analisar o processo de formação do monitor/professor que atende os alunos com necessidades educacionais especiais na Sala de Recursos multifuncional. Com o intuito de responder aos questionamentos, o estudo constitui um Estudo de Caso com um viés qualitativo. Como resultados, foi possível perceber que todos os monitores que trabalham em uma sala de Recurso Multifuncional possuem formação geral em inclusão, contudo, há ainda a necessidade de formações específicas que atendam as especificidades de cada aluno e sua deficiência ou transtorno.This work sought to investigate or attend two monitors, some years with SEN, which has been highly valued in recent years. For additional attention, it also involves the school infrastructure and educational plan that takes into account the needs of each student. The process that involves apprentices in the Multifunctional Resource rooms requires permanent training in face of two challenges originating from attending to children and family years that meet the special needs of their children. In the face of this, the following question arose: does the training process of the Monitor / Professor attend to the demands of teaching and learning two students with SEN in a multifunctional resource room? Therefore, the general objective of the investigation and analysis or training process of the monitor / teacher who attends to some special educational needs in the multifunctional Resource Room. How I intend to answer the questions, or the study constitutes a Case Study as a qualitative view. As a result, it was possible to perceive that all the monitors who work in a Multifunctional Resource room have general training in inclusion, with the need for specific training that addresses the specificities of each student and their deficiency or disorder.Reis, PedroRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAraújo, Ana Lúcia Costa2023-02-28T12:00:06Z2022-01-062022-01-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/11579TID:202980081porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-16T02:01:45Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/11579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:10:52.820333Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional
title A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional
spellingShingle A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional
Araújo, Ana Lúcia Costa
Monitores
Sala de recursos multifuncional
Educação inclusiva
Monitors
Multifunctional resource room
Inclusive education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional
title_full A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional
title_fullStr A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional
title_full_unstemmed A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional
title_sort A formação do monitor educacional para o acompanhamento dos alunos com NEE na sala de recursos multifuncional
author Araújo, Ana Lúcia Costa
author_facet Araújo, Ana Lúcia Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Ana Lúcia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Monitores
Sala de recursos multifuncional
Educação inclusiva
Monitors
Multifunctional resource room
Inclusive education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Monitores
Sala de recursos multifuncional
Educação inclusiva
Monitors
Multifunctional resource room
Inclusive education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste trabalho buscou-se investigar sobre o atendimento dos monitores aos alunos com NEE, que tem sido muito valorizado nos últimos anos. Para além desse atendimento, envolve também a infraestrutura da escola e o planejamento educacional que contemple as necessidades de cada aluno. O processo que envolve a aprendizagem nas salas de Recurso Multifuncional necessita de uma formação permanente em face dos desafios oriundos do atendimento às crianças e aos familiares que lidam com a necessidade especial de seus filhos. Diante disso, surgiu o seguinte questionamento: O processo de formação do Monitor/Professor atende as demandas de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE em uma sala de recurso multifuncional? Para tanto, o objetivo geral dessa investigação é analisar o processo de formação do monitor/professor que atende os alunos com necessidades educacionais especiais na Sala de Recursos multifuncional. Com o intuito de responder aos questionamentos, o estudo constitui um Estudo de Caso com um viés qualitativo. Como resultados, foi possível perceber que todos os monitores que trabalham em uma sala de Recurso Multifuncional possuem formação geral em inclusão, contudo, há ainda a necessidade de formações específicas que atendam as especificidades de cada aluno e sua deficiência ou transtorno.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-06
2022-01-06T00:00:00Z
2023-02-28T12:00:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/11579
TID:202980081
url http://hdl.handle.net/10284/11579
identifier_str_mv TID:202980081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131205991399424