Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext France

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Evadne Costa dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11806
Resumo: Versão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
id RCAP_611901e48f59a8ba7636293a6156f331
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11806
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext FranceComércio eletrónicoBusiness to businessInternacionalizaçãoModelo de negócioGeonextPortugalFrançaE-commerceInternationalizationBusiness modelFranceEconomiaVersão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)Atualmente com o aumento da globalização e com a inovação dos modelos de negócio, as empresas têm que se reinventar para conseguirem acompanhar a concorrência. O comércio eletrónico é uma opção que permite trazer inovação ao contexto empresarial tradicional, viabilizando a conquista de diferentes mercados e de novos consumidores. O presente projeto de Mestrado tem como foco a elaboração de uma estratégia para a implementação de uma plataforma de e-commerce em França dentro de um contexto business-to-busines. O problema de investigação vai ao encontro das necessidades da empresa portuguesa Geonext, que desenvolve a sua atividade no setor do material elétrico e iluminação, sendo esta uma opção que potencia o aumento das exportações através do comércio eletrónico. A plataforma para vendas online e-Geonext France surge neste contexto. A experiência do mercado mostra que o número de empresas que integram e-business nos seus modelos de negócio tem vindo a aumentar a nível mundial, embora a opção tradicional do offline continue a ser considerada a mais segura pelos consumidores. De facto, o e-commerce business-to-consumer (B2C) continua a ser mais popular entre os consumidores do que o e-commerce business-to-business (B2B), embora o número de clientes empresariais que compram online tenha vindo a ganhar destaque. O setor do material elétrico e de iluminação em França é competitivo, o que pode trazer oportunidades para novos entrantes com modelos de negócio inovadores.Nowadays, with the increase of globalization and the innovation of business models, companies have to reinvent themselves in order to keep up with the competition. E-commerce is an option that allows bringing innovation to the traditional business context, making it possible to conquer different markets and new consumers. This Master's project focuses on the development of a strategy for the implementation of an e-commerce platform in France within a business-to-busines context. The research problem meets the needs of the Portuguese company Geonext, which develops its activity in the electrical material and lighting sector, which is an option that boosts the increase of exports through e-commerce. The online sales platform e-Geonext France comes in this context. The experience of the market shows that the number of companies that integrate e-bussiness in their business models has been increasing worldwide, although the traditional offline option continues to be considered the safest by consumers. In fact, business-to-consumer (B2C) e-commerce continues to be more popular among consumers than business-to-business (B2B) e-commerce, although the number of business customers shopping online has gain prominence. The electrical and lighting equipment sector in France is competitive, which can bring opportunities for new companies with innovative business models.Santos, José de FreitasFerreira, JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNogueira, Evadne Costa dos Santos2018-07-30T14:56:00Z2018-07-192018-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11806TID:201957140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:50Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11806Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:08.641051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext France
title Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext France
spellingShingle Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext France
Nogueira, Evadne Costa dos Santos
Comércio eletrónico
Business to business
Internacionalização
Modelo de negócio
Geonext
Portugal
França
E-commerce
Internationalization
Business model
France
Economia
title_short Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext France
title_full Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext France
title_fullStr Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext France
title_full_unstemmed Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext France
title_sort Estratégia para implementação de uma plataforma de e-commerce no mercado francês: e-Geonext France
author Nogueira, Evadne Costa dos Santos
author_facet Nogueira, Evadne Costa dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José de Freitas
Ferreira, José
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Evadne Costa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrónico
Business to business
Internacionalização
Modelo de negócio
Geonext
Portugal
França
E-commerce
Internationalization
Business model
France
Economia
topic Comércio eletrónico
Business to business
Internacionalização
Modelo de negócio
Geonext
Portugal
França
E-commerce
Internationalization
Business model
France
Economia
description Versão Final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-30T14:56:00Z
2018-07-19
2018-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11806
TID:201957140
url http://hdl.handle.net/10400.22/11806
identifier_str_mv TID:201957140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131415414046720