Reprovação escolar numa escola pública brasileira de ensino médio; estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Wania da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/20782
Resumo: A presente pesquisa é o resultado de um estudo de caso, realizado numa escola estadual de ensino médio em São Luís do Maranhão (Brasil). Tendo como foco a reprovação escolar, analisam-se as causas dessa reprovação ocorridas num intervalo de tempo predefinido. A investigação utilizou como sujeitos os alunos (através de dados estatísticos) e os professores (através de entrevista) da referida escola. Detectou-se que a reprovação escolar está relacionada a um somatório de vários fatores entrelaçados, dentre os quais se destacam as desigualdades sociais que se encontram intrinsecamente ligadas às desigualdades escolares. Como procedimento metodológico, utilizou-se uma abordagem mista correlacionada com o estudo de caso. Os resultados obtidos foram articulados com os estudos e as contribuições dos especialistas na área de educação, ensino e aprendizagem, tais como Pierre Bourdieu e Michael Young, entre outros. Dentre os principais resultados, destacamos: o número de alunos que ficam reprovados é muito elevado, especialmente no 1º ano do ensino médio, provavelmente fruto de uma educação de má qualidade no ensino fundamental; as principais causas do desinteresse dos alunos são, além das sucessivas reprovações, o distanciamento familiar da escola, o currículo escolar que não atende aos interesses do aluno e metodologias inadequadas que fazem com que o processo ensino-aprendizagem não seja significativo; a reprovação pode afetar os alunos a nível socioemocional de modo a apresentarem baixa auto-estima, além de comportamentos inadequados, sendo um possível fator de perturbação e de indisciplina na sala de aula. Concluímos que há uma necessidade de reestruturação do projeto político pedagógico pois o mesmo encontra-se defasado em alguns aspectos, principalmente agora com a implementação do novo sistema escolar de ensino pelo governo federal.
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