A avaliação institucional como instrumento de identificação dos fatores da reprovação escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | http://bdm.unb.br/handle/10483/8849 |
Resumo: | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013. |
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Moraes, Fabrízia Oliveira deSilva, Edileuza Fernandes daMORAES, Fabrízia Oliveira de. A avaliação institucional como instrumento de identificação dos fatores da reprovação escolar. 2013. [32] f. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.http://bdm.unb.br/handle/10483/8849Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.Esta pesquisa busca por meio da Avaliação Institucional uma reflexão sobre os motivos que levam o(a) aluno(a) à reprovação, cujo objetivo geral é analisar se o processo da Avaliação Institucional está voltado para a eliminação ou redução da reprovação nas séries finais do Ensino Fundamental. A avaliação da escola abre caminho para resolução de problemas concretos vividos por toda comunidade escolar. Fazer uma reflexão sobre o fracasso escolar utilizando a Avaliação Institucional é uma forma de provocar em todos os envolvidos nesse processo, novas possibilidades de inclusão e de divisão de responsabilidades. Para uma melhor compreensão deste processo, a pesquisa também relatou um pouco sobre os fundamentos da avaliação educacional, função social da escola e o do projeto papel político pedagógico dentro desse processo. Os principais teóricos que embasaram este trabalho foram: Maria Teresa Esteban, Luiz Carlos Freitas e Maria Regina Lemes de Sordi. A pesquisa foi realizada em escola pública dos anos finais do Ensino Fundamental, responderam ao questionário professores, orientador educacional, coordenador pedagógico e gestores. A maioria respondeu que a Avaliação Institucional é de extrema importância para a melhoria na qualidade da escola pública. Também ficou demonstrado que o grupo ainda possui receio de avaliar e ser avaliado. Apesar de o fracasso escolar ficar em terceiro lugar na pauta dos indicadores da Avaliação Institucional dessa escola, percebi que esse tema provocou uma reflexão no grupo e deixou uma inquietação sobre essa abordagem, como pôde ser constatado na análise dos dados.Submitted by Cristiane Maria Mendes (mcristianem@gmail.com) on 2014-10-30T15:16:46Z No. of bitstreams: 1 2013_FabríziaOliveiraDeMoraes.pdf: 496156 bytes, checksum: 9d62c61fb23e1526f114337170ed9eaf (MD5)Approved for entry into archive by Ruthlea Nascimento(ruthlea.nascimento@gmail.com) on 2014-10-30T16:01:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_FabríziaOliveiraDeMoraes.pdf: 496156 bytes, checksum: 9d62c61fb23e1526f114337170ed9eaf (MD5)Made available in DSpace on 2014-10-30T16:01:54Z (GMT). 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