Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mogarro, M. J.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33687
Resumo: Este artigo aborda o património educativo em Portugal e apresenta as linhas gerais de um projecto que desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre o património cultural da educação. Pretende-se evidenciar alguns dos segmentos de trabalho, tais como: levantamento, selecção, inventariação e estudo de espólios materiais da educação; análise de realizações, experiências e práticas desenvolvidas no âmbito da cultura material, dos museus da educação e dos museus virtuais, com atenção a casos nacionais e internacionais; estudos sobre a história de algumas instituições educativas segundo seus espólios materiais; investigação obre a história das disciplinas escolares e os processos de ensino e aprendizagem; estudos sobre os públicos escolares e a configuração material da sua formação, nomeadamente os alunos, a educação feminina e a educação colonial; elaboração de produtos finais para a divulgação dos resultados.
id RCAP_613a13fe4efac3f758eb368180150d49
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/33687
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em PortugalPatrimonio de la escuela y modelos de cultura escolar en la Historia de la Educación portuguesaEducational heritage and cultural schools models in Portuguese History of Education in PortugalPatrimónio materialCultura escolarHistória da educaçãoMuseu virtualEste artigo aborda o património educativo em Portugal e apresenta as linhas gerais de um projecto que desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre o património cultural da educação. Pretende-se evidenciar alguns dos segmentos de trabalho, tais como: levantamento, selecção, inventariação e estudo de espólios materiais da educação; análise de realizações, experiências e práticas desenvolvidas no âmbito da cultura material, dos museus da educação e dos museus virtuais, com atenção a casos nacionais e internacionais; estudos sobre a história de algumas instituições educativas segundo seus espólios materiais; investigação obre a história das disciplinas escolares e os processos de ensino e aprendizagem; estudos sobre os públicos escolares e a configuração material da sua formação, nomeadamente os alunos, a educação feminina e a educação colonial; elaboração de produtos finais para a divulgação dos resultados.Este artículo trata sobre el patrimonio educativo de Portugal y presenta algunas líneas generales de un proyecto que desarrolla un trabajo de investigación vinculado al patrimonio cultural de la educación. Se pretende poner de manifiesto algunas líneas de trabajo, tales como: análisis, selección, inventariado y estudio de objetos materiales educativos; análisis de realizaciones, experiencias y practicas desarrolladas en el ámbito de la cultura material; los museos de educación y los museos virtuales, atendiendo a casos nacionales e internaciones; estudios sobre la historia de algunas instituciones educativas de enseñanza secundaria y sus objetos materiales; investigación sobre la historia de las disciplinas escolares y los procesos de enseñanza aprendizaje; estudios sobre los públicos escolares y la configuración material de su formación, particularmente de los alumnos, la educación femenina y la educación colonial; elaboración de productos finales para la divulgación de los resultados.This paper discusses the educational heritage in Portugal and provides an outline of a project that developed a research on cultural heritage of education. It is intended to highlight some of the segments of work, such as lifting, sorting, cataloging and study of educational materials collections; analysis of achievements, experiences and practices developed in the context of material culture, museums and educational virtual museums, with attention to national and international cases; studies on the history of some educational institutions according to their collections materials; research on the history of school subjects and the processes of teaching and learning; studies on the public school and the material configuration of their training, including students, female education and colonial education; development of final products to the dissemination of results.Universidad de SevillaRepositório da Universidade de LisboaMogarro, M. J.2018-05-28T14:10:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33687porMogarro, M. J. (2013). Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal. Cuestiones Pedagógicas, 22, 67-102.0213-1269 (Print)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:10.869222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal
Patrimonio de la escuela y modelos de cultura escolar en la Historia de la Educación portuguesa
Educational heritage and cultural schools models in Portuguese History of Education in Portugal
title Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal
spellingShingle Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal
Mogarro, M. J.
Património material
Cultura escolar
História da educação
Museu virtual
title_short Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal
title_full Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal
title_fullStr Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal
title_full_unstemmed Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal
title_sort Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal
author Mogarro, M. J.
author_facet Mogarro, M. J.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mogarro, M. J.
dc.subject.por.fl_str_mv Património material
Cultura escolar
História da educação
Museu virtual
topic Património material
Cultura escolar
História da educação
Museu virtual
description Este artigo aborda o património educativo em Portugal e apresenta as linhas gerais de um projecto que desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre o património cultural da educação. Pretende-se evidenciar alguns dos segmentos de trabalho, tais como: levantamento, selecção, inventariação e estudo de espólios materiais da educação; análise de realizações, experiências e práticas desenvolvidas no âmbito da cultura material, dos museus da educação e dos museus virtuais, com atenção a casos nacionais e internacionais; estudos sobre a história de algumas instituições educativas segundo seus espólios materiais; investigação obre a história das disciplinas escolares e os processos de ensino e aprendizagem; estudos sobre os públicos escolares e a configuração material da sua formação, nomeadamente os alunos, a educação feminina e a educação colonial; elaboração de produtos finais para a divulgação dos resultados.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2018-05-28T14:10:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/33687
url http://hdl.handle.net/10451/33687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mogarro, M. J. (2013). Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal. Cuestiones Pedagógicas, 22, 67-102.
0213-1269 (Print)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de Sevilla
publisher.none.fl_str_mv Universidad de Sevilla
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134411174707200