Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/33687 |
Resumo: | Este artigo aborda o património educativo em Portugal e apresenta as linhas gerais de um projecto que desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre o património cultural da educação. Pretende-se evidenciar alguns dos segmentos de trabalho, tais como: levantamento, selecção, inventariação e estudo de espólios materiais da educação; análise de realizações, experiências e práticas desenvolvidas no âmbito da cultura material, dos museus da educação e dos museus virtuais, com atenção a casos nacionais e internacionais; estudos sobre a história de algumas instituições educativas segundo seus espólios materiais; investigação obre a história das disciplinas escolares e os processos de ensino e aprendizagem; estudos sobre os públicos escolares e a configuração material da sua formação, nomeadamente os alunos, a educação feminina e a educação colonial; elaboração de produtos finais para a divulgação dos resultados. |
id |
RCAP_613a13fe4efac3f758eb368180150d49 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/33687 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em PortugalPatrimonio de la escuela y modelos de cultura escolar en la Historia de la Educación portuguesaEducational heritage and cultural schools models in Portuguese History of Education in PortugalPatrimónio materialCultura escolarHistória da educaçãoMuseu virtualEste artigo aborda o património educativo em Portugal e apresenta as linhas gerais de um projecto que desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre o património cultural da educação. Pretende-se evidenciar alguns dos segmentos de trabalho, tais como: levantamento, selecção, inventariação e estudo de espólios materiais da educação; análise de realizações, experiências e práticas desenvolvidas no âmbito da cultura material, dos museus da educação e dos museus virtuais, com atenção a casos nacionais e internacionais; estudos sobre a história de algumas instituições educativas segundo seus espólios materiais; investigação obre a história das disciplinas escolares e os processos de ensino e aprendizagem; estudos sobre os públicos escolares e a configuração material da sua formação, nomeadamente os alunos, a educação feminina e a educação colonial; elaboração de produtos finais para a divulgação dos resultados.Este artículo trata sobre el patrimonio educativo de Portugal y presenta algunas líneas generales de un proyecto que desarrolla un trabajo de investigación vinculado al patrimonio cultural de la educación. Se pretende poner de manifiesto algunas líneas de trabajo, tales como: análisis, selección, inventariado y estudio de objetos materiales educativos; análisis de realizaciones, experiencias y practicas desarrolladas en el ámbito de la cultura material; los museos de educación y los museos virtuales, atendiendo a casos nacionales e internaciones; estudios sobre la historia de algunas instituciones educativas de enseñanza secundaria y sus objetos materiales; investigación sobre la historia de las disciplinas escolares y los procesos de enseñanza aprendizaje; estudios sobre los públicos escolares y la configuración material de su formación, particularmente de los alumnos, la educación femenina y la educación colonial; elaboración de productos finales para la divulgación de los resultados.This paper discusses the educational heritage in Portugal and provides an outline of a project that developed a research on cultural heritage of education. It is intended to highlight some of the segments of work, such as lifting, sorting, cataloging and study of educational materials collections; analysis of achievements, experiences and practices developed in the context of material culture, museums and educational virtual museums, with attention to national and international cases; studies on the history of some educational institutions according to their collections materials; research on the history of school subjects and the processes of teaching and learning; studies on the public school and the material configuration of their training, including students, female education and colonial education; development of final products to the dissemination of results.Universidad de SevillaRepositório da Universidade de LisboaMogarro, M. J.2018-05-28T14:10:24Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33687porMogarro, M. J. (2013). Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal. Cuestiones Pedagógicas, 22, 67-102.0213-1269 (Print)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:27:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:10.869222Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal Patrimonio de la escuela y modelos de cultura escolar en la Historia de la Educación portuguesa Educational heritage and cultural schools models in Portuguese History of Education in Portugal |
title |
Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal |
spellingShingle |
Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal Mogarro, M. J. Património material Cultura escolar História da educação Museu virtual |
title_short |
Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal |
title_full |
Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal |
title_fullStr |
Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal |
title_full_unstemmed |
Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal |
title_sort |
Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal |
author |
Mogarro, M. J. |
author_facet |
Mogarro, M. J. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mogarro, M. J. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Património material Cultura escolar História da educação Museu virtual |
topic |
Património material Cultura escolar História da educação Museu virtual |
description |
Este artigo aborda o património educativo em Portugal e apresenta as linhas gerais de um projecto que desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre o património cultural da educação. Pretende-se evidenciar alguns dos segmentos de trabalho, tais como: levantamento, selecção, inventariação e estudo de espólios materiais da educação; análise de realizações, experiências e práticas desenvolvidas no âmbito da cultura material, dos museus da educação e dos museus virtuais, com atenção a casos nacionais e internacionais; estudos sobre a história de algumas instituições educativas segundo seus espólios materiais; investigação obre a história das disciplinas escolares e os processos de ensino e aprendizagem; estudos sobre os públicos escolares e a configuração material da sua formação, nomeadamente os alunos, a educação feminina e a educação colonial; elaboração de produtos finais para a divulgação dos resultados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2018-05-28T14:10:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/33687 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/33687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mogarro, M. J. (2013). Património educativo e modelos de cultura escolar na Historia da Educação em Portugal. Cuestiones Pedagógicas, 22, 67-102. 0213-1269 (Print) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Sevilla |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de Sevilla |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134411174707200 |