Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Catarina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Melo, Madalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/22396
Resumo: O presente estudo enquadra-se no modelo de envolvimento do/a aluno/a na escola, de Lam e Jimerson (2008), e pretende identificar tipos de relacionamento benéficos ao/a aluno/a, analisando as suas experiências nas relações sociais bem como o impactos dessas mesmas experiências no seu envolvimento escolar. Desta forma, utilizando uma amostra de 324 alunos/as, de 3º ciclo, de duas escolas de um mesmo agrupamento da cidade de Évora, foram aplicadas duas escalas de autorrelato com o intuito de compreender a relação entre as dimensões do envolvimento na escola (Escala do Envolvimento do/a aluno/a na Escola — EAE-E4D; Veiga, 2013), e a perceção de suporte social do/a aluno/a (Escala de Suporte Social da Criança e do Adolescente — CASSS; Malecki, Demaray, Elliott & Nolten, 2000). Os principais resultados sugerem que existem correlações significativas entre o envolvimento do/a aluno/a na escola e a sua perceção de suporte social. De ressaltar ainda que as raparigas apresentam maior envolvimento cognitivo do que os rapazes, relatando também uma maior perceção de suporte social dos/as amigos/as. O envolvimento na escola parece diminuir ao longo dos anos escolares. O sentimento pela escola parece predizer um maior envolvimento na escola, sendo que os alunos das escolas apresentam diferenças no que se refere ao seu envolvimento mas não relativamente à perceção de suporte social.
id RCAP_6149a05cb3505a6b61e83858e900ad94
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/22396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º cicloEnvolvimento na EscolaSuporte SocialPerceção de Suporte SocialO presente estudo enquadra-se no modelo de envolvimento do/a aluno/a na escola, de Lam e Jimerson (2008), e pretende identificar tipos de relacionamento benéficos ao/a aluno/a, analisando as suas experiências nas relações sociais bem como o impactos dessas mesmas experiências no seu envolvimento escolar. Desta forma, utilizando uma amostra de 324 alunos/as, de 3º ciclo, de duas escolas de um mesmo agrupamento da cidade de Évora, foram aplicadas duas escalas de autorrelato com o intuito de compreender a relação entre as dimensões do envolvimento na escola (Escala do Envolvimento do/a aluno/a na Escola — EAE-E4D; Veiga, 2013), e a perceção de suporte social do/a aluno/a (Escala de Suporte Social da Criança e do Adolescente — CASSS; Malecki, Demaray, Elliott & Nolten, 2000). Os principais resultados sugerem que existem correlações significativas entre o envolvimento do/a aluno/a na escola e a sua perceção de suporte social. De ressaltar ainda que as raparigas apresentam maior envolvimento cognitivo do que os rapazes, relatando também uma maior perceção de suporte social dos/as amigos/as. O envolvimento na escola parece diminuir ao longo dos anos escolares. O sentimento pela escola parece predizer um maior envolvimento na escola, sendo que os alunos das escolas apresentam diferenças no que se refere ao seu envolvimento mas não relativamente à perceção de suporte social.2018-02-21T11:31:14Z2018-02-212016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/22396http://hdl.handle.net/10174/22396porPestana, S., & Melo, M. (2016). Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo. In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 145-158). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-35-9http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escolaCIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedingsndmmm@uevora.pt681Pestana, CatarinaMelo, Madalenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:27Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:21.914532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo
title Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo
spellingShingle Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo
Pestana, Catarina
Envolvimento na Escola
Suporte Social
Perceção de Suporte Social
title_short Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo
title_full Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo
title_fullStr Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo
title_full_unstemmed Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo
title_sort Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo
author Pestana, Catarina
author_facet Pestana, Catarina
Melo, Madalena
author_role author
author2 Melo, Madalena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Catarina
Melo, Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento na Escola
Suporte Social
Perceção de Suporte Social
topic Envolvimento na Escola
Suporte Social
Perceção de Suporte Social
description O presente estudo enquadra-se no modelo de envolvimento do/a aluno/a na escola, de Lam e Jimerson (2008), e pretende identificar tipos de relacionamento benéficos ao/a aluno/a, analisando as suas experiências nas relações sociais bem como o impactos dessas mesmas experiências no seu envolvimento escolar. Desta forma, utilizando uma amostra de 324 alunos/as, de 3º ciclo, de duas escolas de um mesmo agrupamento da cidade de Évora, foram aplicadas duas escalas de autorrelato com o intuito de compreender a relação entre as dimensões do envolvimento na escola (Escala do Envolvimento do/a aluno/a na Escola — EAE-E4D; Veiga, 2013), e a perceção de suporte social do/a aluno/a (Escala de Suporte Social da Criança e do Adolescente — CASSS; Malecki, Demaray, Elliott & Nolten, 2000). Os principais resultados sugerem que existem correlações significativas entre o envolvimento do/a aluno/a na escola e a sua perceção de suporte social. De ressaltar ainda que as raparigas apresentam maior envolvimento cognitivo do que os rapazes, relatando também uma maior perceção de suporte social dos/as amigos/as. O envolvimento na escola parece diminuir ao longo dos anos escolares. O sentimento pela escola parece predizer um maior envolvimento na escola, sendo que os alunos das escolas apresentam diferenças no que se refere ao seu envolvimento mas não relativamente à perceção de suporte social.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2018-02-21T11:31:14Z
2018-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/22396
http://hdl.handle.net/10174/22396
url http://hdl.handle.net/10174/22396
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pestana, S., & Melo, M. (2016). Perceções de suporte social e envolvimento na escola. Um estudo com adolescentes do 3º ciclo. In F. H. Veiga, A. Pereira, C. Carvalho, F. Goulão, F. Marinha, I. Oliveira, L. Faria, C. Taveira, S. Bahia, S. Raposo, & S. Caldeira (Orgs.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola - Perspetivas da Psicologia e Educação, Motivação para o Desempenho Académico (pp. 145-158). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
978-989-8753-35-9
http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-ii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola
CIDEHUS - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
nd
mmm@uevora.pt
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136614984712192