Colaboração educativa para fomentar aprendizagens autênticas e preparar para a empregabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Maria de Lurdes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/15120
Resumo: Introdução: A necessidade de preparar os alunos do ensino superior para o mercado de trabalho passa por proporcionar o contacto com atividades em contexto real. Importa, todavia, considerar a mobilidade entre empresas e países, o que torna imprevisível o percurso da carreira profissional de cada um. Assim, o processo de ensino-aprendizagem deverá ser multidirecional, havendo preocupação de fornecer instrumentos e fontes de informação que possam ser usados na descoberta de conhecimento. Objetivos: Dinamizar a colaboração interinstitucional; Fomentar a autenticidade situacional e comunicacional através de atividades reais de interpretação de património local através de visitas guiadas; Melhorar a maior qualidade dos outputs produzidos pelos estudantes; identificar as perceções dos alunos após a elaboração da atividade. Métodos: Trata-se de um projeto de colaboração realizado no âmbito de unidades curriculares de inglês com estudantes de dois cursos superiores da área do Turismo, de cidades diferentes. O projeto contemplou uma fase de preparação, desenho de um roteiro com os principais pontos de interesse turístico da sua cidade. Após a elaboração de guiões interpretativos e no final da experiência de efetuar a visita guiada os alunos responderam a um questionário anónimo onde manifestaram as suas perceções. Resultados: Da análise SWOT elaborada verificou-se que, entre outros aspetos, um dos pontos fortes desta tipologia de exercícios é a preparação para atividades futuras com públicos reais; os pontos fracos prendem-se com a perceção de insegurança perante os grupos reais; as ameaças indicadas centram-se, entre outros aspetos no grupo de visitantes; as oportunidades identificadas referem sobretudo a experiência positiva para enfrentarem o mercado de trabalho. Conclusões: Os desenvolvimentos de atividades colaborativas interinstitucionais revelaram-se de interesse para os alunos sobretudo na perspetiva de preparação para situações semelhantes no mercado de trabalho.
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spelling Colaboração educativa para fomentar aprendizagens autênticas e preparar para a empregabilidadeColaboración educativa para fomentar el aprendizaje auténtico y prepararse para la empleabilidadColaboração educativa para fomentar aprendizagens autênticas e preparar para a empregabilidadeEducation and Social Development SciencesIntrodução: A necessidade de preparar os alunos do ensino superior para o mercado de trabalho passa por proporcionar o contacto com atividades em contexto real. Importa, todavia, considerar a mobilidade entre empresas e países, o que torna imprevisível o percurso da carreira profissional de cada um. Assim, o processo de ensino-aprendizagem deverá ser multidirecional, havendo preocupação de fornecer instrumentos e fontes de informação que possam ser usados na descoberta de conhecimento. Objetivos: Dinamizar a colaboração interinstitucional; Fomentar a autenticidade situacional e comunicacional através de atividades reais de interpretação de património local através de visitas guiadas; Melhorar a maior qualidade dos outputs produzidos pelos estudantes; identificar as perceções dos alunos após a elaboração da atividade. Métodos: Trata-se de um projeto de colaboração realizado no âmbito de unidades curriculares de inglês com estudantes de dois cursos superiores da área do Turismo, de cidades diferentes. O projeto contemplou uma fase de preparação, desenho de um roteiro com os principais pontos de interesse turístico da sua cidade. Após a elaboração de guiões interpretativos e no final da experiência de efetuar a visita guiada os alunos responderam a um questionário anónimo onde manifestaram as suas perceções. Resultados: Da análise SWOT elaborada verificou-se que, entre outros aspetos, um dos pontos fortes desta tipologia de exercícios é a preparação para atividades futuras com públicos reais; os pontos fracos prendem-se com a perceção de insegurança perante os grupos reais; as ameaças indicadas centram-se, entre outros aspetos no grupo de visitantes; as oportunidades identificadas referem sobretudo a experiência positiva para enfrentarem o mercado de trabalho. Conclusões: Os desenvolvimentos de atividades colaborativas interinstitucionais revelaram-se de interesse para os alunos sobretudo na perspetiva de preparação para situações semelhantes no mercado de trabalho.Introduction: The need to prepare higher education students to face the job market makes it crucial to develop real world and hands-on activities. It is also important to consider the mobility between companies and countries, which makes students’ career path unpredictable. Thus, the teaching-learning process should be multidirectional, with a concern to provide tools and information sources that can be used in knowledge construction. Objectives: To stimulate interinstitutional collaboration; Foster situational and communicational authenticity through real activities of interpretation of local heritage through guided tours; Improve the quality of outputs produced by students; identify students' perceptions after carrying out the activity. Methods: This is a collaborative project carried out within English language courses with students from two higher education degrees in different cities. The project encompassed a preparation phase, drawing a script with the main points of interest of their cities. After the elaboration of interpretive scripts and at the end of the experience of conducting the guided tour, the students answered an anonymous questionnaire where they expressed their perceptions. Results: From the final SWOT analysis it was verified that, among other aspects, one of the strengths of this methodology is the preparation for future activities with real audiences; one of the weakest points was the perception of insecurity before the real groups; the threats are centered, among other aspects in the group of visitors, and the identified opportunities refer mainly to the positive experience to face the labor market. Conclusions: The development of interinstitutional collaborative activities was relevant for students, especially in the perspective of preparation for similar situations in the labor market.Introducción: La necesidad de preparar a los alumnos de la enseñanza superior para el mercado de trabajo pasa por proporcionar el contacto con actividades en contexto real. Sin embargo, hay que considerar la movilidad entre empresas y países, lo que hace imprevisible el recorrido de la carrera profesional de cada uno. Así, el proceso de enseñanza-aprendizaje deberá ser multidireccional, habiendo preocupación de suministrar instrumentos y fuentes de información que puedan ser usados en el descubrimiento del conocimiento. Objetivos: Dinamizar la colaboración interinstitucional; Fomentar la autenticidad situacional y comunicacional através de actividades reales de interpretación de patrimonio local através de visitas guiadas; Mejorar la mayor calidad de los outputs producidos por los estudiantes; identificar las percepciones de los alumnos después de la elaboración de la actividad. Métodos: Se trata de un proyecto de colaboración realizado en el ámbito de unidades curriculares de inglés con estudiantes de dos cursos superiores del área del Turismo, de ciudades diferentes. El proyecto contempló una fase de preparación, diseño de un itinerario con los principales puntos de interés turístico de su ciudad. Después de la elaboración de guiones interpretativos y al final de la experiencia de efectuar la visita guiada los alumnos respondieron a un cuestionario anónimo donde manifestaron sus percepciones. Resultados: Del análisis SWOT elaborado se verificó que, entre otros aspectos, uno de los puntos fuertes de esta tipología de ejercicios es la preparación para actividades futuras con públicos reales; los puntos débiles se refieren a la percepción de inseguridad ante los grupos reales; las amenazas indicadas se centran, entre otros aspectos en el grupo de visitantes; las oportunidades identificadas se refieren principalmente a la experiencia positiva para afrontar el mercado de trabajo. Conclusiones: Los desarrollos de actividades colaborativas interinstitucionales se revelaron de interés para los alumnos sobre todo en la perspectiva de preparación para situaciones similares en el mercado de trabajo.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2019-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/15120por1647-662X0873-3015Martins, Maria de LurdesOliveira, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:47Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/15120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:26.389437Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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