Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Olga Margarida Ferreira, 1985-
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3053
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
id RCAP_61530be1cf1ed88b3d72fff012e7bdc3
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3053
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional onlineAmbientes virtuais de aprendizagemFormação profissionalEstratégias pedagógicasTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Numa sociedade em que é cada vez mais visível o recurso à formação profissional online, parece ser também crescente a preocupação em perceber como os processos de ensino e de aprendizagem online que poderão responder eficazmente às necessidades específicas dos formandos. Neste sentido, desenvolvemos este estudo visando compreender quais as estratégias pedagógicas de formação online mais adequadas a uma aprendizagem efectiva dos formandos. Atendendo à abrangência da problemática, optámos pela metodologia de estudo de caso, tendo realizado o estudo numa Empresa que desenvolve a sua actividade na área da Formação Profissional (entre outras), através da realização de (1) entrevistas aos tutores dos cursos online e à responsável pela área de e-learning, (2) questionários aos formandos que frequentaram a formação online nesta empresa, (3) análises documentais e (4) conversas informais com a gestora do LMS e da equipa de tutoria. Apesar de algumas limitações que acompanharam a realização do estudo, as conclusões alcançadas apontam no sentido de que as estratégias pedagógicas que mais eficazmente contribuem para o envolvimento dos formandos no processo de aprendizagem são (1) a eficaz estruturação e concepção de conteúdos e de cursos ministrados online, (2) o acompanhamento e feedback fornecidos pelo tutor, (3) o desenvolvimento de actividades práticas, (4) os processos de interacção entre formandos, tutor e conteúdos e (5) as formas de avaliação, essencialmente, com objectivos formativos e de auto-diagnóstico.In a society that is increasingly turning to online training, there also seems to be a growing concern about the online teaching and learning processes that respond to the needs of learners more effectively. We, therefore, developed this study in order to understand which teaching strategies used on online learning are most likely to promote effective learning by the trainees. Considering the complex nature of this subject, we decided to use the case study methodology. The study was carried out in an organization that operates in the Professional Training area (amongst others), by (1) conducting interviews with the tutors of online courses and with the person in charge of the e-learning area, (2) applying questionnaires to trainees who participated on online training courses with this organization, (3) using documental reviews as well as (4) informal conversations with the LMS manager and the tutors‟ team manager. Despite some limitations that occurred during the time the study was conducted, the conclusions we reached, seem to point that the educational strategies that contribute most effectively to the involvement of students in the learning process are (1) the effective structuring and design of online contents and courses, (2) the monitoring and feedback provided by the tutor, (3) the opportunity of carrying out practical activities, (4) the interaction processes between students, tutors and content and (5) the forms of assessment, namely, with formative and self-diagnosis objectives.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaReis, Olga Margarida Ferreira, 1985-2011-04-07T14:23:46Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:10.536798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online
title Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online
spellingShingle Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online
Reis, Olga Margarida Ferreira, 1985-
Ambientes virtuais de aprendizagem
Formação profissional
Estratégias pedagógicas
Teses de mestrado - 2010
title_short Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online
title_full Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online
title_fullStr Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online
title_full_unstemmed Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online
title_sort Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online
author Reis, Olga Margarida Ferreira, 1985-
author_facet Reis, Olga Margarida Ferreira, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Olga Margarida Ferreira, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientes virtuais de aprendizagem
Formação profissional
Estratégias pedagógicas
Teses de mestrado - 2010
topic Ambientes virtuais de aprendizagem
Formação profissional
Estratégias pedagógicas
Teses de mestrado - 2010
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-04-07T14:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3053
url http://hdl.handle.net/10451/3053
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134176505495552