Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3053 |
Resumo: | Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
id |
RCAP_61530be1cf1ed88b3d72fff012e7bdc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/3053 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional onlineAmbientes virtuais de aprendizagemFormação profissionalEstratégias pedagógicasTeses de mestrado - 2010Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010Numa sociedade em que é cada vez mais visível o recurso à formação profissional online, parece ser também crescente a preocupação em perceber como os processos de ensino e de aprendizagem online que poderão responder eficazmente às necessidades específicas dos formandos. Neste sentido, desenvolvemos este estudo visando compreender quais as estratégias pedagógicas de formação online mais adequadas a uma aprendizagem efectiva dos formandos. Atendendo à abrangência da problemática, optámos pela metodologia de estudo de caso, tendo realizado o estudo numa Empresa que desenvolve a sua actividade na área da Formação Profissional (entre outras), através da realização de (1) entrevistas aos tutores dos cursos online e à responsável pela área de e-learning, (2) questionários aos formandos que frequentaram a formação online nesta empresa, (3) análises documentais e (4) conversas informais com a gestora do LMS e da equipa de tutoria. Apesar de algumas limitações que acompanharam a realização do estudo, as conclusões alcançadas apontam no sentido de que as estratégias pedagógicas que mais eficazmente contribuem para o envolvimento dos formandos no processo de aprendizagem são (1) a eficaz estruturação e concepção de conteúdos e de cursos ministrados online, (2) o acompanhamento e feedback fornecidos pelo tutor, (3) o desenvolvimento de actividades práticas, (4) os processos de interacção entre formandos, tutor e conteúdos e (5) as formas de avaliação, essencialmente, com objectivos formativos e de auto-diagnóstico.In a society that is increasingly turning to online training, there also seems to be a growing concern about the online teaching and learning processes that respond to the needs of learners more effectively. We, therefore, developed this study in order to understand which teaching strategies used on online learning are most likely to promote effective learning by the trainees. Considering the complex nature of this subject, we decided to use the case study methodology. The study was carried out in an organization that operates in the Professional Training area (amongst others), by (1) conducting interviews with the tutors of online courses and with the person in charge of the e-learning area, (2) applying questionnaires to trainees who participated on online training courses with this organization, (3) using documental reviews as well as (4) informal conversations with the LMS manager and the tutors‟ team manager. Despite some limitations that occurred during the time the study was conducted, the conclusions we reached, seem to point that the educational strategies that contribute most effectively to the involvement of students in the learning process are (1) the effective structuring and design of online contents and courses, (2) the monitoring and feedback provided by the tutor, (3) the opportunity of carrying out practical activities, (4) the interaction processes between students, tutors and content and (5) the forms of assessment, namely, with formative and self-diagnosis objectives.Miranda, Guilhermina LobatoRepositório da Universidade de LisboaReis, Olga Margarida Ferreira, 1985-2011-04-07T14:23:46Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3053porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:31Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3053Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:10.536798Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online |
title |
Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online |
spellingShingle |
Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online Reis, Olga Margarida Ferreira, 1985- Ambientes virtuais de aprendizagem Formação profissional Estratégias pedagógicas Teses de mestrado - 2010 |
title_short |
Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online |
title_full |
Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online |
title_fullStr |
Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online |
title_full_unstemmed |
Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online |
title_sort |
Análise das estratégias pedagógicas adoptadas na formação profissional online |
author |
Reis, Olga Margarida Ferreira, 1985- |
author_facet |
Reis, Olga Margarida Ferreira, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Guilhermina Lobato Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Olga Margarida Ferreira, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes virtuais de aprendizagem Formação profissional Estratégias pedagógicas Teses de mestrado - 2010 |
topic |
Ambientes virtuais de aprendizagem Formação profissional Estratégias pedagógicas Teses de mestrado - 2010 |
description |
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Tecnologias Educativas), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-04-07T14:23:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/3053 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/3053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134176505495552 |