Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/28430
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_61580ab8ea672d0b970727a953485757
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/28430
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridadeAuto-conceito, adolescenteAuto-estima, adolescenteDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA escola como contexto fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e local privilegiado para os processos de socialização e de construção de identidade colabora assim para a organização do auto conceito. Este ambiente proporciona experiências que favorecem sentimentos de confiança e competência, mas também inversamente, para aqueles que sentem dificuldades na obtenção de resultados e no estabelecimento de relações, diminuindo assim o auto conceito. O percurso escolar é assim perspectivado como parte integrante da construção da experiência de vida de cada aluno, com implicações nas mudanças dos papéis que desempenham, rotinas, relações e na forma como percepcionam o mundo e a si mesmos. Neste sentido, a presente investigação pretendeu através de uma abordagem descritivo-correlacional de carácter quantitativo, analisar da relação entre auto conceito e auto estima, perspectivando a sua influência nas diferenças de género, retenções, habilitações dos progenitores e nas dificuldades de aprendizagem, em alunos que se preparavam para transitar de ciclo de ensino. Para o efeito, foi recolhida uma amostra composta por 126 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, a frequentarem o Agrupamento de Escolas da Mealhada, e residentes no mesmo concelho. Com a finalidade de obter os dados pretendidos, utilizou-se a escala de auto conceito Piers Harris e a escala de auto estima de Rosenberg e, como complemento da informação, recolhemos alguma informação sócio demográfica.The school as fundamental to the development of children and adolescents and privileged place to the processes of socialization and identity construction context, collaborates for a good organization of the self concept. This environment provides experiences that promote feelings of confidence and competence, but also conversely, for those who have difficulty in achieving results and building relationships, thus decreasing self concept. The schooling is thus viewed as an integral part of the construction of the life experience of each student, with implications of changes in the roles they play, routines, relationships and the way they perceive the world and themselves. In this sense, the present investigation sought through a descriptivecorrelational approach of quantitative nature, analyze the relationship between self concept and self esteem, foreseeing its influence on gender differences, retention, qualifications of the parents and the difficulties of learning in students preparing to move from teaching cycle. For this purpose, a composite was collected by 126 students, of both sexes, aged between 14 and 17 years sample, to attend the Group of Schools of Mealhada, resident in the same county. In order to obtain the desired data, we used the scale Piers Harris self concept and self esteem scale of Rosenberg and to supplement the information we collect some information sociodemographic.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28430http://hdl.handle.net/10316/28430TID:201445107porTátá, Sandra Maria dos Santos Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:41.858624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade
title Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade
spellingShingle Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade
Tátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues
Auto-conceito, adolescente
Auto-estima, adolescente
title_short Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade
title_full Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade
title_fullStr Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade
title_sort Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade
author Tátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues
author_facet Tátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-conceito, adolescente
Auto-estima, adolescente
topic Auto-conceito, adolescente
Auto-estima, adolescente
description Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/28430
http://hdl.handle.net/10316/28430
TID:201445107
url http://hdl.handle.net/10316/28430
identifier_str_mv TID:201445107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133776755818496