Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/28430 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_61580ab8ea672d0b970727a953485757 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/28430 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridadeAuto-conceito, adolescenteAuto-estima, adolescenteDissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de CoimbraA escola como contexto fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes e local privilegiado para os processos de socialização e de construção de identidade colabora assim para a organização do auto conceito. Este ambiente proporciona experiências que favorecem sentimentos de confiança e competência, mas também inversamente, para aqueles que sentem dificuldades na obtenção de resultados e no estabelecimento de relações, diminuindo assim o auto conceito. O percurso escolar é assim perspectivado como parte integrante da construção da experiência de vida de cada aluno, com implicações nas mudanças dos papéis que desempenham, rotinas, relações e na forma como percepcionam o mundo e a si mesmos. Neste sentido, a presente investigação pretendeu através de uma abordagem descritivo-correlacional de carácter quantitativo, analisar da relação entre auto conceito e auto estima, perspectivando a sua influência nas diferenças de género, retenções, habilitações dos progenitores e nas dificuldades de aprendizagem, em alunos que se preparavam para transitar de ciclo de ensino. Para o efeito, foi recolhida uma amostra composta por 126 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, a frequentarem o Agrupamento de Escolas da Mealhada, e residentes no mesmo concelho. Com a finalidade de obter os dados pretendidos, utilizou-se a escala de auto conceito Piers Harris e a escala de auto estima de Rosenberg e, como complemento da informação, recolhemos alguma informação sócio demográfica.The school as fundamental to the development of children and adolescents and privileged place to the processes of socialization and identity construction context, collaborates for a good organization of the self concept. This environment provides experiences that promote feelings of confidence and competence, but also conversely, for those who have difficulty in achieving results and building relationships, thus decreasing self concept. The schooling is thus viewed as an integral part of the construction of the life experience of each student, with implications of changes in the roles they play, routines, relationships and the way they perceive the world and themselves. In this sense, the present investigation sought through a descriptivecorrelational approach of quantitative nature, analyze the relationship between self concept and self esteem, foreseeing its influence on gender differences, retention, qualifications of the parents and the difficulties of learning in students preparing to move from teaching cycle. For this purpose, a composite was collected by 126 students, of both sexes, aged between 14 and 17 years sample, to attend the Group of Schools of Mealhada, resident in the same county. In order to obtain the desired data, we used the scale Piers Harris self concept and self esteem scale of Rosenberg and to supplement the information we collect some information sociodemographic.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/28430http://hdl.handle.net/10316/28430TID:201445107porTátá, Sandra Maria dos Santos Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/28430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:41.858624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade |
title |
Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade Tátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues Auto-conceito, adolescente Auto-estima, adolescente |
title_short |
Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade |
title_full |
Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade |
title_sort |
Auto conceito e auto estima: sua importância para o desempenho académico numa amostra do 9º ano de escolaridade |
author |
Tátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues |
author_facet |
Tátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tátá, Sandra Maria dos Santos Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Auto-conceito, adolescente Auto-estima, adolescente |
topic |
Auto-conceito, adolescente Auto-estima, adolescente |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento), apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/28430 http://hdl.handle.net/10316/28430 TID:201445107 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/28430 |
identifier_str_mv |
TID:201445107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133776755818496 |