Estudo sobre a auto-estima em adolescentes dos 12 aos 17 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feliciano, Inês Paulo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2581
Resumo: A adolescência é um período de transição que acarreta muitas mudanças (e.g. físicas, sociais e emocionais), sendo uma etapa do ciclo vital fundamental para a formação da identidade. Por conseguinte, uma auto-estima saudável constitui um bom preditor de uma adequada adaptação a estas transições. Participaram no estudo 360 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos do interior do país. A auto-estima dos participantes foi avaliada utilizando a Escala de Auto-Apreciação Pessoal ou Auto-Estima (α=0,93). Os objectivos foram: a) comparar os valores de auto-estima nos três grupos etários formados, correspondentes a diferentes fases da adolescência (adolescência inicial, adolescência intermédia e adolescência final); b) averiguar a existência de diferenças ao nível da auto-estima na adolescência mediante o género, o contexto social, a existência de reprovações, o número de reprovações, a intenção futura de tirar um curso superior, a prática desportiva, o desporto praticado, o tipo de prática e as horas semanais praticadas. Os adolescentes revelaram uma auto-estima tendencialmente inferior ao valor mediano. Foram encontradas diferenças estatísticas foram significativas para todas as variáveis com excepção da intenção futura de tirar um curso superior. Os adolescentes que apresentaram uma auto-estima mais elevada foram os mais velhos, os do género masculino, do contexto urbano, os que frequentavam o 11º ano, os que reprovaram mais vezes, revelaram intenção futura de tirar um curso e praticavam desporto, particularmente os que praticavam futsal, mais horas e/ou em competição.
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