A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Helena Isabel Monteiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lemos, M. S., Rodrigues, L. P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5168
Resumo: Resumo: A presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção.
id RCAP_61661343d0e8c7b7c4c1fff4aa3a35b9
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescênciaAdaptação escolarPré-adolescênciaCompetência socialAdaptação escolarPré-adolescênciaRealização académicaValidação de modelosSchool adjustmentEarly adolescenceSocial competenceAcademic achievementModels validationResumo: A presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção.Abstract: This research aims to promote understanding and reflection about school adjustment. In order to achieve this purpose, and based on the literature and on a set of theoretical assumptions, from ecological and developmental perspectives, it was outlined and empirically tested a multidimensional model of school adjustment in early adolescence. This model especially examines social dimensions, but also the academic achievement and the family socioeconomic status, by proposing an integrated view of school adjustment. The empirical study developed in 706 students from 5th and 6th grades and assessed the student’s self-perceptions and the perceptions of teachers and peers about student’s social competence. The empirical test of the School Adjustment Model shows a reasonable global fit, supporting the defined associations among the components of the social competence, and between these social components and academic achievement and family socioeconomic and cultural status. These results highlight the need to consider multiple facets in the assessment and promotion of school adjustment, recognising mainly connections between the social competence and academic achievement of the student. These results are also a target of reflection and discussion, with implications for research, theory and intervention.Edições ISPARepositório do ISPAMenezes, Helena Isabel MonteiroLemos, M. S.Rodrigues, L. P.2016-12-21T19:43:55Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5168porMenezes, H. I. M., Lemos, M. S., & Rodrigues, L. P. (2016). A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência. Análise Psicológica, 34(4), 403-422. https://doi.org/10.14417/ap.11020870-823110.14417/ap.1102info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-17T02:16:42Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:22:59.614187Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
title A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
spellingShingle A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
Menezes, Helena Isabel Monteiro
Adaptação escolar
Pré-adolescência
Competência social
Adaptação escolar
Pré-adolescência
Realização académica
Validação de modelos
School adjustment
Early adolescence
Social competence
Academic achievement
Models validation
title_short A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
title_full A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
title_fullStr A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
title_full_unstemmed A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
title_sort A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência
author Menezes, Helena Isabel Monteiro
author_facet Menezes, Helena Isabel Monteiro
Lemos, M. S.
Rodrigues, L. P.
author_role author
author2 Lemos, M. S.
Rodrigues, L. P.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Helena Isabel Monteiro
Lemos, M. S.
Rodrigues, L. P.
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação escolar
Pré-adolescência
Competência social
Adaptação escolar
Pré-adolescência
Realização académica
Validação de modelos
School adjustment
Early adolescence
Social competence
Academic achievement
Models validation
topic Adaptação escolar
Pré-adolescência
Competência social
Adaptação escolar
Pré-adolescência
Realização académica
Validação de modelos
School adjustment
Early adolescence
Social competence
Academic achievement
Models validation
description Resumo: A presente investigação procura fomentar a reflexão e a compreensão do fenómeno da adaptação escolar. Partindo da exploração da literatura e de um conjunto de pressupostos teóricos de ordem desenvolvimental e ecológica, foi concetualmente delineado e testado um modelo multidimensional de adaptação escolar na pré-adolescência. O modelo examina principalmente dimensões sociais, mas também a dimensão académica e o nível socioeconómico familiar, propondo uma visão integrada da adaptação escolar. O estudo empírico desenvolveu-se junto de 706 estudantes pré-adolescentes e avaliou as perceções do próprio estudante e as perceções dos professores e pares acerca da competência social dos estudantes. O teste empírico ao Modelo de Adaptação Escolar evidencia um ajustamento global razoável, suportando as associações preconizadas entre as componentes da competência social e entre estas componentes sociais e a realização académica e o nível socioeconómico e cultural da família. Estes resultados sublinham a necessidade de considerar múltiplas facetas na avaliação e promoção da adaptação escolar, reconhecendo-se que esta engloba especialmente conexões entre a competência social e realização académica do estudante. Estes resultados serão ainda alvo de reflexão e discussão, sendo extraídas implicações para a investigação, teoria e intervenção.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-21T19:43:55Z
2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5168
url http://hdl.handle.net/10400.12/5168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Menezes, H. I. M., Lemos, M. S., & Rodrigues, L. P. (2016). A multidimensionalidade da adaptação escolar na pré-adolescência. Análise Psicológica, 34(4), 403-422. https://doi.org/10.14417/ap.1102
0870-8231
10.14417/ap.1102
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
publisher.none.fl_str_mv Edições ISPA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130090435510272