Cyberbullying: Motivos da agressão na perspetiva de jovens Portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Ana Paula
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Amado, João, Martins, Maria José D., Simão, Ana Margarida Veiga, Freire, Isabel, Pessoa, Maria Teresa Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/108136
https://doi.org/10.1590/es0101-73302017139852
Resumo: Este artigo apresenta parte do estudo do projeto Cyberbullying – um diagnóstico da situação em Portugal*, no qual foi aplicado um questionário a 3.525 adolescentes do 6º, 8º e 11º níveis de escolaridade para compreender a incidência do fenómeno e analisar os processos associados, nomeadamente os motivos percecionados, objeto específico deste trabalho. Os motivos mais invocados pelos que desempenham o papel de agressor são hedonistas relacionados com brincadeira, diversão e fuga ao tédio, bem como motivos de afiliação e reativos. Os que se identificam como vítimas, por sua vez, atribuem aos seus agressores motivos de afiliação, hedonistas e de poder, com ênfase particular, por ordem decrescente, para a inveja, a diversão, a imaturidade, o ciúme, a falta de respeito, a ausência de afeto e os sentimentos de superioridade.
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spelling Cyberbullying: Motivos da agressão na perspetiva de jovens PortuguesesCyberbullying: Motives of aggression from the perspective of young PortugueseCyberbullyingVítimasAgressoresMotivos reativosMotivos instrumentaisCyberbullyingVictimsBulliesReactive motivesInstrumental motivesEste artigo apresenta parte do estudo do projeto Cyberbullying – um diagnóstico da situação em Portugal*, no qual foi aplicado um questionário a 3.525 adolescentes do 6º, 8º e 11º níveis de escolaridade para compreender a incidência do fenómeno e analisar os processos associados, nomeadamente os motivos percecionados, objeto específico deste trabalho. Os motivos mais invocados pelos que desempenham o papel de agressor são hedonistas relacionados com brincadeira, diversão e fuga ao tédio, bem como motivos de afiliação e reativos. Os que se identificam como vítimas, por sua vez, atribuem aos seus agressores motivos de afiliação, hedonistas e de poder, com ênfase particular, por ordem decrescente, para a inveja, a diversão, a imaturidade, o ciúme, a falta de respeito, a ausência de afeto e os sentimentos de superioridade.This article presents part of the study Cyberbullying project – a diagnosis of the situation in Portugal, in which a questionnaire has been applied to 3,525 adolescents in the 6th, 8th and 11th levels of education to understand the incidence of the phenomenon and to analyze the processes associated with it, including the motives of the bullies, specific object of this article. As regards the reasons identified, the most relied on by bullies to justify their behavior are hedonistic reasons of joke, fun, escape from boredom as well as motives of affiliation and retaliation. Those who identify themselves as victims attribute to their aggressors motives of affiliation, hedonism and power, with emphasis, in descending order, to envy, fun, immaturity, jealousy, lack of respect, lack of affection and feelings of superiority.Cortez and Moraes2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/108136http://hdl.handle.net/10316/108136https://doi.org/10.1590/es0101-73302017139852por1678-46260101-7330Caetano, Ana PaulaAmado, JoãoMartins, Maria José D.Simão, Ana Margarida VeigaFreire, IsabelPessoa, Maria Teresa Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-12T18:07:49Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/108136Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:24:25.902756Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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