Os jovens, a escola e o cyberbullying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Madalena Isabel Matias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2167
Resumo: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em intervenção social escolar – especialização em crianças e jovens em risco.
id RCAP_e768338f9dc35cb83523deb6d04bb945
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2167
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os jovens, a escola e o cyberbullyingCyberbullyingBullyingVítimasBulliesCyberbullyingBullyingVictimsBulliesTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em intervenção social escolar – especialização em crianças e jovens em risco.Este Projeto surge na necessidade de intervenção e criação de medidas para a sensibilização, combate e prevenção ao cyberbullying nas escolas. O cyberbullying é neste momento um dos problemas com que os jovens se debatem e que dia para dia está a aumentar devido à afluência destes às redes sociais. Muitos dos jovens desconhecem os perigos do mundo cibernético acabando por vezes o virtual a se transformar numa realidade que destrói o bem-estar físico, emocional e psicológico. Podendo em casos mais graves levar os jovens ao suicido. As escolas não têm conhecimento de quantos casos de cyberbullying ocorrem em relação aos seus alunos, mas têm a noção de que o problema existe. Enquanto o bullying ou violência na escola é visível logo sendo mais fácil de ser detetado pelos intervenientes escolares, em contrapartida o cyberbullying é mais difícil de ser detetado, pois estes casos só chegam ao conhecimento de terceiros através de denúncias das próprias vítimas de cyberbullying aos quais estão sujeitas. Esta necessidade de intervenção nas escolas surge devido a que em determinados casos, as próprias vítimas de bullying na escola acabam por tornar agressores de cyberbullying, como forma de vingança e através do anonimato. Através do acesso à internet em sua casa, a vítima de bullying sente-se segura, longe do seu agressor e pronta para atacar. Este Projeto de Intervenção intitula-se “Os Jovens, a Escola e o Cyberbullying”, tendo o objetivo de realçar e advertir para o aumento do número de vítimas que cada vez mais lutam para se libertarem do “pesadelo” do cyberbullying mas também com incidência nos bullies (agressores), para que estes tomem consciência dos seus atos e o que estes acarretam. Constituído por um estudo a 110 alunos do 3º Ciclo e do Curso de Educação e Formação inseridos num Agrupamento de Escolas. Este Projeto tem como finalidade a obtenção de respostas sobre as formas, consequências e prevenção do cyberbullying em relação às vítimas e seus agressores, tendo em conta a relação que existe entre o bullying escolar e o cyberbullying. Este estudo foi elaborado através de vários instrumentos de recolha de dados entre a comunidade escolar do Agrupamento (Alunos, docentes e auxiliares). Tendo por base um plano de intervenção com atividades e medidas de sensibilização, prevenção e combate ao bullying e cyberbullying, para posteriormente serem aplicadas e desenvolvidas no Agrupamento onde foi realizado este estudo. Podendo desta forma dar origem a outras intervenções sobre o tema, adaptando estas às necessidades de intervenção de outras comunidades educativas.This project emerges on the need of intervention and creation of measures to raise awareness, to struggle against and to prevent cyberbullying in schools. Cyberbullying is now one of the problems that youngsters are struggling with everyday and is increasing due to the access to social networks. Many young people are unaware of the dangers of the cyber world, eventually, virtual becomes a reality that destroys physical, emotional and psychological well-being. In severe cases can lead to suicide in the teenage years. The schools are not aware of how many cases of cyberbullying occur in relation to their students, but they are aware that the problem exists. While bullying or violence at school is visible, easier to be detected by school stakeholders, cyberbullying is more difficult to be detected, as these cases only come to the attention of third parties through the victims’ complaints of cyberbullying. This need for intervention in schools emerges because in some cases, actual victims of bullying in school end up becoming perpetrators of cyberbullying as a form of revenge and behind anonymity. Through the internet access in his/ her home, the victim of bullying feels safe, away from the aggressor and ready to attack. This Intervention Project titled "Os Jovens, a Escola e o Cyberbullying", has the main objective of enhancing and giving notice of the increasing number of victims who struggle to free themselves from the "nightmare" of cyberbullying but also focusing on bullies (perpetrators) so that they are aware of their actions and what they imply. Consisting on a study of 110 students of the 3º Ciclo e do Curso de Educação e Formação inside a school group, this project aims at obtaining answers about procedures, consequences and prevention of cyberbullying on victims and their aggressors, taking into account the relationship between school bullying and cyberbullying. This investigation was developed with several instruments of data collection among the school community inside the school group (Students, teachers and assistants). Based on an action plan with activities and awareness-raising measures, to prevent and fight bullying and cyberbullying, to be later developed and applied in the school group where this study was conducted. Consequently, lead to other interventions on this subject, adapting those to the needs of other educational communities.Moreira, Maria João da Silva GuardadoDionísio, Bruno Miguel de AlmeidaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoFerreira, Madalena Isabel Matias2013-12-17T16:40:39Z2013-12-1720132013-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2167TID:201054655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:39:44Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2167Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:30.942715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os jovens, a escola e o cyberbullying
title Os jovens, a escola e o cyberbullying
spellingShingle Os jovens, a escola e o cyberbullying
Ferreira, Madalena Isabel Matias
Cyberbullying
Bullying
Vítimas
Bullies
Cyberbullying
Bullying
Victims
Bullies
title_short Os jovens, a escola e o cyberbullying
title_full Os jovens, a escola e o cyberbullying
title_fullStr Os jovens, a escola e o cyberbullying
title_full_unstemmed Os jovens, a escola e o cyberbullying
title_sort Os jovens, a escola e o cyberbullying
author Ferreira, Madalena Isabel Matias
author_facet Ferreira, Madalena Isabel Matias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria João da Silva Guardado
Dionísio, Bruno Miguel de Almeida
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Madalena Isabel Matias
dc.subject.por.fl_str_mv Cyberbullying
Bullying
Vítimas
Bullies
Cyberbullying
Bullying
Victims
Bullies
topic Cyberbullying
Bullying
Vítimas
Bullies
Cyberbullying
Bullying
Victims
Bullies
description Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de mestre em intervenção social escolar – especialização em crianças e jovens em risco.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-17T16:40:39Z
2013-12-17
2013
2013-12-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2167
TID:201054655
url http://hdl.handle.net/10400.11/2167
identifier_str_mv TID:201054655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130794249158656