O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1475
Resumo: Serve o presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Formação de Professores, especialidade em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, para dar conta ao processo de formação, profissionalizante realizado em dois períodos de estágio, em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Sustentando toda a intervenção de uma profissional de dupla habilitação, de quem é esperada articulação entre ambas as valências, são apresentados os pressupostos teóricos, que suportam a prática vivida, assim como o tipo de estudo de natureza qualitativa, naturalista, descritiva, exploratória de que surgiu a intervenção docente pensada, refletida, com intencionalidade, dando lugares a experiências de aprendizagens que fossem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Acreditando que a relação educativa, não pode ser desenvolvida, dissociada da vida do docente e do discente, já que são seres providos de sentimentos e emoções que interferem, ineviavelmente, nas suas atitudes, a intervenção educativa em ambos os contextos pautou-se pelo cultivo da afetividade enquanto promotora de um clima de ensino e aprendizagem puro e profícuo.
id RCAP_6172b286fca275a21563fef5036db028
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1475
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagemEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoAfetividadeEnsino-aprendizagemDocente generalistaServe o presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Formação de Professores, especialidade em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, para dar conta ao processo de formação, profissionalizante realizado em dois períodos de estágio, em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Sustentando toda a intervenção de uma profissional de dupla habilitação, de quem é esperada articulação entre ambas as valências, são apresentados os pressupostos teóricos, que suportam a prática vivida, assim como o tipo de estudo de natureza qualitativa, naturalista, descritiva, exploratória de que surgiu a intervenção docente pensada, refletida, com intencionalidade, dando lugares a experiências de aprendizagens que fossem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Acreditando que a relação educativa, não pode ser desenvolvida, dissociada da vida do docente e do discente, já que são seres providos de sentimentos e emoções que interferem, ineviavelmente, nas suas atitudes, a intervenção educativa em ambos os contextos pautou-se pelo cultivo da afetividade enquanto promotora de um clima de ensino e aprendizagem puro e profícuo.2014-10-06T13:40:51Z2014-09-01T00:00:00Z2014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1475TID:201451824porPaixão, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:50Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:54.201760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
title O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
Paixão, Joana
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Afetividade
Ensino-aprendizagem
Docente generalista
title_short O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
title_full O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
title_sort O papel da afetividade no processo de ensino-aprendizagem
author Paixão, Joana
author_facet Paixão, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Afetividade
Ensino-aprendizagem
Docente generalista
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Afetividade
Ensino-aprendizagem
Docente generalista
description Serve o presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Formação de Professores, especialidade em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, para dar conta ao processo de formação, profissionalizante realizado em dois períodos de estágio, em contexto de educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. Sustentando toda a intervenção de uma profissional de dupla habilitação, de quem é esperada articulação entre ambas as valências, são apresentados os pressupostos teóricos, que suportam a prática vivida, assim como o tipo de estudo de natureza qualitativa, naturalista, descritiva, exploratória de que surgiu a intervenção docente pensada, refletida, com intencionalidade, dando lugares a experiências de aprendizagens que fossem ativas, significativas, diversificadas, integradas e socializadoras. Acreditando que a relação educativa, não pode ser desenvolvida, dissociada da vida do docente e do discente, já que são seres providos de sentimentos e emoções que interferem, ineviavelmente, nas suas atitudes, a intervenção educativa em ambos os contextos pautou-se pelo cultivo da afetividade enquanto promotora de um clima de ensino e aprendizagem puro e profícuo.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-06T13:40:51Z
2014-09-01T00:00:00Z
2014-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1475
TID:201451824
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1475
identifier_str_mv TID:201451824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131623083474944