A aprendizagem como ação estratégica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Alexandra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1364
Resumo: As transformações contínuas que a educação tem vindo a sofrer, nomeadamente no âmbito do regime de habilitação para a docência, conduziram a um alargamento das práticas do docente, passando o Educador de Infância e o Professor do 1º CEB a poder usufruir de uma habilitação generalista, designadamente em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, o presente relatório reflete o culminar de todo o trabalho realizado, evidenciando o percurso individual e profissional da estagiária durante os estágios de profissionalização no atual Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Desta forma são descritas as práticas e as bases teóricas que as sustentam, assentes numa postura reflexiva e construtiva. Aquando deste processo emergiu a necessidade de uma recolha de informação, útil para aplicação numa prática onde se pretendeu privilegiar uma metodologia de caráter essencialmente qualitativa. Considerou-se como sujeitos do estudo todos aqueles que se envolveram e intervieram de forma significativa nestes estágios como, os grupos de crianças dos vários contextos, os respetivos encarregados de educação, a educadora e professora cooperantes e o par pedagógico. No decorrer da ação educativa tentou olhar-se para as crianças como seres competentes, promovendo a cada dia através de uma ação estratégica, a sua iniciativa, motivação e criatividade para que pudessem as próprias serem ativas e construtoras do seu conhecimento. Da observação contínua emergiu a tomada de decisões, a adequação às práticas, nunca esquecendo as necessidades e os interesses dos grupos, assim como, as relações e interações entre os vários intervenientes do processo educativo.ABSTRACT The continuous transformations that education has undertaken, especially when it comes to the standards of teaching, have led to a broadening of skills by this instructor, who is a possessor of a double qualification, specifically one for Pre-School Education and another for Elementary School Education, which results in a generalist qualification. As such, the present report is the result of all the work that lead here, which highlights the individual and professional journey of the intern, throughout all of the professional internships in the current Master’s Degree on Pre-School Education and Elementary School Education. All the supporting practices and base theories are described from a reflective and constructive point of view. From this, emerged the need to retrieve useful information in order to put it to practice, resorting to a methodology, essentially, of qualitative character. All of those who were involved in a meaningful manner in these internships were considered as study subjects: groups of children with varied backgrounds, the cooperating educator and teacher, and the respective guardians. In the course of the educational action, the children were treated as competent beings by promoting (each day through strategic actions) their initiative as well as their motivation and creativity each day. From the continuous observation, the need for strong decision making and practices adequacy rose, never forgetting the needs and interests of the group, as well as the relationships and interactions of the various interveners.
id RCAP_77f85a65865b84a40d38a71588e287dc
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1364
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem como ação estratégicaEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoDocente generalistaMotivaçãoAs transformações contínuas que a educação tem vindo a sofrer, nomeadamente no âmbito do regime de habilitação para a docência, conduziram a um alargamento das práticas do docente, passando o Educador de Infância e o Professor do 1º CEB a poder usufruir de uma habilitação generalista, designadamente em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, o presente relatório reflete o culminar de todo o trabalho realizado, evidenciando o percurso individual e profissional da estagiária durante os estágios de profissionalização no atual Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Desta forma são descritas as práticas e as bases teóricas que as sustentam, assentes numa postura reflexiva e construtiva. Aquando deste processo emergiu a necessidade de uma recolha de informação, útil para aplicação numa prática onde se pretendeu privilegiar uma metodologia de caráter essencialmente qualitativa. Considerou-se como sujeitos do estudo todos aqueles que se envolveram e intervieram de forma significativa nestes estágios como, os grupos de crianças dos vários contextos, os respetivos encarregados de educação, a educadora e professora cooperantes e o par pedagógico. No decorrer da ação educativa tentou olhar-se para as crianças como seres competentes, promovendo a cada dia através de uma ação estratégica, a sua iniciativa, motivação e criatividade para que pudessem as próprias serem ativas e construtoras do seu conhecimento. Da observação contínua emergiu a tomada de decisões, a adequação às práticas, nunca esquecendo as necessidades e os interesses dos grupos, assim como, as relações e interações entre os vários intervenientes do processo educativo.ABSTRACT The continuous transformations that education has undertaken, especially when it comes to the standards of teaching, have led to a broadening of skills by this instructor, who is a possessor of a double qualification, specifically one for Pre-School Education and another for Elementary School Education, which results in a generalist qualification. As such, the present report is the result of all the work that lead here, which highlights the individual and professional journey of the intern, throughout all of the professional internships in the current Master’s Degree on Pre-School Education and Elementary School Education. All the supporting practices and base theories are described from a reflective and constructive point of view. From this, emerged the need to retrieve useful information in order to put it to practice, resorting to a methodology, essentially, of qualitative character. All of those who were involved in a meaningful manner in these internships were considered as study subjects: groups of children with varied backgrounds, the cooperating educator and teacher, and the respective guardians. In the course of the educational action, the children were treated as competent beings by promoting (each day through strategic actions) their initiative as well as their motivation and creativity each day. From the continuous observation, the need for strong decision making and practices adequacy rose, never forgetting the needs and interests of the group, as well as the relationships and interactions of the various interveners.2014-05-12T10:58:12Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1364TID:201460297porMoreira, Alexandrainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1364Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:48.748559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem como ação estratégica
title A aprendizagem como ação estratégica
spellingShingle A aprendizagem como ação estratégica
Moreira, Alexandra
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Motivação
title_short A aprendizagem como ação estratégica
title_full A aprendizagem como ação estratégica
title_fullStr A aprendizagem como ação estratégica
title_full_unstemmed A aprendizagem como ação estratégica
title_sort A aprendizagem como ação estratégica
author Moreira, Alexandra
author_facet Moreira, Alexandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Alexandra
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Motivação
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Docente generalista
Motivação
description As transformações contínuas que a educação tem vindo a sofrer, nomeadamente no âmbito do regime de habilitação para a docência, conduziram a um alargamento das práticas do docente, passando o Educador de Infância e o Professor do 1º CEB a poder usufruir de uma habilitação generalista, designadamente em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Como tal, o presente relatório reflete o culminar de todo o trabalho realizado, evidenciando o percurso individual e profissional da estagiária durante os estágios de profissionalização no atual Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. Desta forma são descritas as práticas e as bases teóricas que as sustentam, assentes numa postura reflexiva e construtiva. Aquando deste processo emergiu a necessidade de uma recolha de informação, útil para aplicação numa prática onde se pretendeu privilegiar uma metodologia de caráter essencialmente qualitativa. Considerou-se como sujeitos do estudo todos aqueles que se envolveram e intervieram de forma significativa nestes estágios como, os grupos de crianças dos vários contextos, os respetivos encarregados de educação, a educadora e professora cooperantes e o par pedagógico. No decorrer da ação educativa tentou olhar-se para as crianças como seres competentes, promovendo a cada dia através de uma ação estratégica, a sua iniciativa, motivação e criatividade para que pudessem as próprias serem ativas e construtoras do seu conhecimento. Da observação contínua emergiu a tomada de decisões, a adequação às práticas, nunca esquecendo as necessidades e os interesses dos grupos, assim como, as relações e interações entre os vários intervenientes do processo educativo.ABSTRACT The continuous transformations that education has undertaken, especially when it comes to the standards of teaching, have led to a broadening of skills by this instructor, who is a possessor of a double qualification, specifically one for Pre-School Education and another for Elementary School Education, which results in a generalist qualification. As such, the present report is the result of all the work that lead here, which highlights the individual and professional journey of the intern, throughout all of the professional internships in the current Master’s Degree on Pre-School Education and Elementary School Education. All the supporting practices and base theories are described from a reflective and constructive point of view. From this, emerged the need to retrieve useful information in order to put it to practice, resorting to a methodology, essentially, of qualitative character. All of those who were involved in a meaningful manner in these internships were considered as study subjects: groups of children with varied backgrounds, the cooperating educator and teacher, and the respective guardians. In the course of the educational action, the children were treated as competent beings by promoting (each day through strategic actions) their initiative as well as their motivation and creativity each day. From the continuous observation, the need for strong decision making and practices adequacy rose, never forgetting the needs and interests of the group, as well as the relationships and interactions of the various interveners.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-12T10:58:12Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1364
TID:201460297
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1364
identifier_str_mv TID:201460297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621932138496