Biodanza: uma pedagogia para a diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Danielle Murad
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/111475
Resumo: O presente trabalho reflete sobre uma educação radicada na experiência/vivência como um caminho para subverter a lógica binária identitária. Discutiremos a Biodanza, como uma prática somática que, através da diferença fundada pela experimentação, inaugura um percurso pedagógico para a expressão de singularidades/corporeidades múltiplas e não hierárquicas, transcendendo as práticas educacionais e sociais que sustentam as estruturas patriarcais de poder. Através de entrevistas semi-estruturadas e análise do conteúdo, discutiremos os efeitos da prática de Biodanza narrados por praticantes de diversas temporalidades a partir de dois eixos temáticos: corporeidade e sexualidade, experiência de si. A discussão gira, por um lado, em torno das reproduções de padrões binários de gênero identificados nas narrativas dos sujeitos e, por outro, aspectos das narrativas que apontam para a subversão desses padrões em direção à multiplicidade identitária. Algumas expressões performativas demonstraram uma insistente repetição. Entendemos essa insistência por reconhecer que a performatividade binária de gênero insere-se muito precocemente e estrutura uma fundação para um senso de si profundamente incorporada. Além disso, as pessoas continuam sendo bombardeadas de imagens, filmes, histórias, trocas sociais, discursos binários de gênero que exercem uma pressão constante. Por outro lado, os sujeitos também narraram a abertura um campo de descobertas e expressões identitárias que transcendem uma lógica binária de gênero.
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