Biodanza: uma pedagogia para a diversidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/111475 |
Resumo: | O presente trabalho reflete sobre uma educação radicada na experiência/vivência como um caminho para subverter a lógica binária identitária. Discutiremos a Biodanza, como uma prática somática que, através da diferença fundada pela experimentação, inaugura um percurso pedagógico para a expressão de singularidades/corporeidades múltiplas e não hierárquicas, transcendendo as práticas educacionais e sociais que sustentam as estruturas patriarcais de poder. Através de entrevistas semi-estruturadas e análise do conteúdo, discutiremos os efeitos da prática de Biodanza narrados por praticantes de diversas temporalidades a partir de dois eixos temáticos: corporeidade e sexualidade, experiência de si. A discussão gira, por um lado, em torno das reproduções de padrões binários de gênero identificados nas narrativas dos sujeitos e, por outro, aspectos das narrativas que apontam para a subversão desses padrões em direção à multiplicidade identitária. Algumas expressões performativas demonstraram uma insistente repetição. Entendemos essa insistência por reconhecer que a performatividade binária de gênero insere-se muito precocemente e estrutura uma fundação para um senso de si profundamente incorporada. Além disso, as pessoas continuam sendo bombardeadas de imagens, filmes, histórias, trocas sociais, discursos binários de gênero que exercem uma pressão constante. Por outro lado, os sujeitos também narraram a abertura um campo de descobertas e expressões identitárias que transcendem uma lógica binária de gênero. |
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Biodanza: uma pedagogia para a diversidadePedagogiaBiodanzaVivênciaCorporeidadeIdentidadeSubjetivaçãoExperienceIdentityCorporeitySubjectivationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::SociologiaO presente trabalho reflete sobre uma educação radicada na experiência/vivência como um caminho para subverter a lógica binária identitária. Discutiremos a Biodanza, como uma prática somática que, através da diferença fundada pela experimentação, inaugura um percurso pedagógico para a expressão de singularidades/corporeidades múltiplas e não hierárquicas, transcendendo as práticas educacionais e sociais que sustentam as estruturas patriarcais de poder. Através de entrevistas semi-estruturadas e análise do conteúdo, discutiremos os efeitos da prática de Biodanza narrados por praticantes de diversas temporalidades a partir de dois eixos temáticos: corporeidade e sexualidade, experiência de si. A discussão gira, por um lado, em torno das reproduções de padrões binários de gênero identificados nas narrativas dos sujeitos e, por outro, aspectos das narrativas que apontam para a subversão desses padrões em direção à multiplicidade identitária. Algumas expressões performativas demonstraram uma insistente repetição. Entendemos essa insistência por reconhecer que a performatividade binária de gênero insere-se muito precocemente e estrutura uma fundação para um senso de si profundamente incorporada. Além disso, as pessoas continuam sendo bombardeadas de imagens, filmes, histórias, trocas sociais, discursos binários de gênero que exercem uma pressão constante. Por outro lado, os sujeitos também narraram a abertura um campo de descobertas e expressões identitárias que transcendem uma lógica binária de gênero.The present study reflects on an education based on the notion of experience (“vivência”) as a path towards the subversion of binary gender identity logic. We will discuss Biodanza, a somatic practice that, through the difference established by experimentation, inaugurates a pedagogical way to the expression of singularities/corporieties, transcending the educational and social practices that sustain patriarchal power relations. Through semi-structured interview and content analysis, we will discuss two thematic axes: corporiety and sexuality, experience of self. The discussion will, on one hand, focus on the reproduction of binary gender patterns identified in the narratives of the participants and, on the other hand, on aspects of their narratives that point to the subversion of such patterns, directed towards identitary multiplicity. Some performative expressions showed an insistent repetition. We understand this insistence by recognizing how binary gender performativity is incorporated very early in life and how it provides a foundation for a deeply embedded sense of self. Furthermore, the participants continue to be bombarded with images, films, stories, social exchanges, binary discourses that exert constant pressure. On the other hand, the subjects also narrated what purports to be an opening of a field of discoveries and expressions of identity that transcend binary logic.Matias, DanielLisboa, ManuelRUNTavares, Danielle Murad2023-10-15T00:30:56Z2020-10-152020-06-232020-10-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/111475TID:202526755porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:55:16Zoai:run.unl.pt:10362/111475Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:41:54.697545Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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