Aprendizagem baseada na resolução de problemas : impacto no desenvolvimento do pensamento crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Filipe
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coelho, Tiago Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7398
Resumo: Este estudo quase experimental estuda o impacto da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) nos resultados dos alunos em testes de avaliação sumativa e no desenvolvimento de capacidades dos alunos relacionadas com o pensamento crítico. Analisou, quantitativamente, o(s) efeito(s) desta estratégia pedagógica recorrendo à taxonomia SOLO (Biggs & Collis, 1982). Participaram alunos de duas turmas do 9.º ano de escolaridade (n=36), divididos em 2 grupos, controlo e experimental, tendo sido aplicado um pré e pós-teste para avaliação de conhecimentos, bem como um questionário ao grupo experimental sobre a sua perceção dos impactos desta estratégia na sua aprendizagem. Da análise quantitativa dos resultados obtidos concluiu-se que a ABRP tem um impacto estatisticamente significativo na melhoria dos resultados sumativos obtidos (p= 0,0256, Cohen´s d= 0,8029), principalmente nas questões de resolução de problemas, ligadas a capacidades cognitivas superiores dos alunos, não apresentando, no entanto, impacto estatisticamente significativo na resposta a questões relacionadas com capacidades cognitivas básicas dos alunos. A análise de um inquérito aos alunos do grupo experimental aponta para um impacto positivo no desenvolvimento da reflexão e metacognição dos alunos, bem como um elevado nível de satisfação com a metodologia aplicada em aula.
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spelling Aprendizagem baseada na resolução de problemas : impacto no desenvolvimento do pensamento críticoEDUCAÇÃOAPRENDIZAGEMTAXONOMIAGEOGRAFIAAPTIDÕESCOGNIÇÃORESOLUÇÃO DE PROBLEMASEDUCATIONLEARNINGTAXONOMYGEOGRAPHYAPTITUDESCOGNITIONPROBLEM SOLVINGEste estudo quase experimental estuda o impacto da aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) nos resultados dos alunos em testes de avaliação sumativa e no desenvolvimento de capacidades dos alunos relacionadas com o pensamento crítico. Analisou, quantitativamente, o(s) efeito(s) desta estratégia pedagógica recorrendo à taxonomia SOLO (Biggs & Collis, 1982). Participaram alunos de duas turmas do 9.º ano de escolaridade (n=36), divididos em 2 grupos, controlo e experimental, tendo sido aplicado um pré e pós-teste para avaliação de conhecimentos, bem como um questionário ao grupo experimental sobre a sua perceção dos impactos desta estratégia na sua aprendizagem. Da análise quantitativa dos resultados obtidos concluiu-se que a ABRP tem um impacto estatisticamente significativo na melhoria dos resultados sumativos obtidos (p= 0,0256, Cohen´s d= 0,8029), principalmente nas questões de resolução de problemas, ligadas a capacidades cognitivas superiores dos alunos, não apresentando, no entanto, impacto estatisticamente significativo na resposta a questões relacionadas com capacidades cognitivas básicas dos alunos. A análise de um inquérito aos alunos do grupo experimental aponta para um impacto positivo no desenvolvimento da reflexão e metacognição dos alunos, bem como um elevado nível de satisfação com a metodologia aplicada em aula.This quasi-experimental study analyzes the impact of problem based learning (PBL) on student’s geography test scores, and on the development of questioning and argumentation abilities, resorting to the SOLO taxonomy (Biggs & Collis 1982). It involved students from two 9th grade classes (n=36), divided in 2 groups: control and experimental. A knowledge evaluation pre and post-test was applied, as well as a questionnaire to the experimental group about their perceptions on the impact of problem solving learning. The quantitative analysis of obtained results shows that PBL has a statistically significant impact on the improvement of summative results (p= 0,0256, Cohen´s d= 0,8029), on problem solving and on issues related to students higher order thinking skills, but does not present a statistically significant positive impact on answering questions related to students basic cognitive abilities. Analysis of a questionnaire made to the students in the experimental group, about PBL, also shows a positive impact on the students’ reflection and metacognition, as well as a high satisfaction level about the methodology used in classroom.Este estudio busca evidencia del impacto del aprendizaje basado en la resolución de problemas (ABRP), en los resultados de los estudiantes en las pruebas de evaluación (sumativa), e en las habilidades relacionadas con el pensamiento crítico. Se analizaron cuantitativamente los efectos del ABRP utilizando la taxonomía SOLO (Biggs & Collis, 1982). Este incluyó, de forma quasi experimental, a estudiantes de dos clases de noveno grado (n = 36) divididos en 2 grupos, control y experimental, les aplicando un pre y post-test para la validación de conocimientos, así como un cuestionario al grupo experimental, sobre su percepción del impacto del aprendizaje basado en la resolución de problemas. Del análisis cuantitativo de los resultados, se concluye que esta estrategia tiene un impacto estadísticamente significativo en la mejora de los resultados sumativos (p = 0,0256, 0,8029 = Cohen’s d) obtenidos, principalmente en cuestiones de resolución de problemas ligados a las capacidades cognitivas superiores, mas no presentando, impacto significativo, en las respuestas relacionadas con las suas capacidades cognitivas básicas. Del análisis de una encuesta a los alumnos del grupo experimental se verifica también, un impacto positivo en el desarrollo de la reflexión y la metacognición, así como un alto nivel de satisfacción con la metodología aplicada en clase.Cet étude quasi-expérimentale cherche des preuves de l’impact de l’apprentissage par résolution de problèmes (ARP), sur les résultats des élèves à des tests d’évaluation sommative, et sur le développement des capacités des élèves liées à la pensée critique. On a réalisé une analyse quantitative des effets de cette stratégie pédagogique, en utilisant la taxonomie SOLO (Biggs & Collis, 1982). Cette étude a porté sur deux classes de 9e année (n = 36) divisées en 2 groupes, contrôle et expérimentale, où on a appliqué un pré-test et un post-test pour l’évaluation des connaissances, ainsi qu’un questionnaire au groupe expérimental sur la perception des impacts de l’ARP. De l’analyse quantitative des résultats, on peut conclure que l’ARP a un impact statistiquement significatif sur l’amélioration des résultats sommatifs obtenus (p = 0,0256, Cohen’s d = 0,8029), en particulier quant à la résolution des problèmes liés aux capacités cognitives supérieures des élèves, ne présentant pas, cependant, d’impact statistiquement significatif pour résoudre les problèmes liés aux capacités cognitives basiques. L’analyse d’une enquête dans le groupe expérimental démontre un impact positif sur le développement de la réflexion et de la métacognition des élèves ainsi qu’un niveau élevé de satisfaction face à la méthodologie appliquée.2016-10-24T12:33:07Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7398por1646-401XFerreira, FilipeCoelho, Tiago Henriquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:33:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7398Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:32.340208Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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