Estudo do consumo de produtos cosméticos numa amostra da população portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bárbara Filipa Coelho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11618
Resumo: O presente documento tem por base a minha experiência profissionalizante para a obtenção do grau de mestre em Ciências Farmacêuticas e encontra-se dividido em duas componentes: Investigação e Farmácia Comunitária. No primeiro capítulo é descrito todo o trabalho de investigação que teve objetivo analisar as considerações dos inquiridos acerca de produtos cosméticos, características dos mesmos, bem como as suas preferências e expectativas aquando da aquisição de produtos cosméticos, bem como a que fontes de informação e a que profissionais de saúde recorrem quando surgem duvidas ou procuram aconselhamento. Para este estudo foi realizado um questionário online, que contou com 611 respondentes. O questionário é constituído por 29 questões de resposta fechada dividido em várias secções, A primeira secção possui 5 questões relativas ao perfil sociodemográfico e sociocultural da pessoa, sendo as restantes secções alusivas à perceção do consumidor sobre produtos de dermocosmética, a sua compra e experiência social. A análise estatística dos dados obtidos no questionário foi realizada com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 27.0 para Windows. No conjunto de indivíduos inquiridos foi possível apurar que 63% da amostra estudada considerou os produtos cosméticos como importantes ou muito importantes na sua vida diária e 62,12% consideram-nos fulcrais na melhoria da sua qualidade de vida. No que se refere ao papel dos produtos cosméticos na forma como os indivíduos se percecionam, 75,2% dos indivíduos inquiridos concordaram que estes produtos melhoram a sua autoestima e 53,35% concordam com o impacto positivo dos produtos na forma como são vistos pelos outros. No que concerne às categorias de produtos cosméticos mais importantes na vida diária dos indivíduos, os produtos de higiene oral foram os mais assinalados como extremamente importantes pelos inquiridos. Foi também questionado aos inquiridos se têm por hábito recorrer à farmácia e ao farmacêutico para informações e aquisição de produtos cosméticos, obtendo-se uma taxa de respostas positivas de 28,48% e 56%, respetivamente, enaltecendo assim o papel multidisciplinar do Farmacêutico. No segundo capítulo encontram-se descritas todas as atividades desenvolvidas no decorrer do meu estágio em Farmácia Comunitária, que decorreu no período de setembro a janeiro, na Farmácia Avenida localizada na cidade de Lamego. Esta experiência profissionalizante permitiu-me consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de faculdade e enriqueceu-me enquanto futura farmacêutica.
id RCAP_61910b8c6fb4338524ffa2f67d7c8c46
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do consumo de produtos cosméticos numa amostra da população portuguesaExperiência Profissionalizante na vertente de Farmácia Comunitária e InvestigaçãoComportamento de CompraCosméticosFarmácia ComunitáriaIndústria CosméticaProdutos CosméticosDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Ciências FarmacêuticasO presente documento tem por base a minha experiência profissionalizante para a obtenção do grau de mestre em Ciências Farmacêuticas e encontra-se dividido em duas componentes: Investigação e Farmácia Comunitária. No primeiro capítulo é descrito todo o trabalho de investigação que teve objetivo analisar as considerações dos inquiridos acerca de produtos cosméticos, características dos mesmos, bem como as suas preferências e expectativas aquando da aquisição de produtos cosméticos, bem como a que fontes de informação e a que profissionais de saúde recorrem quando surgem duvidas ou procuram aconselhamento. Para este estudo foi realizado um questionário online, que contou com 611 respondentes. O questionário é constituído por 29 questões de resposta fechada dividido em várias secções, A primeira secção possui 5 questões relativas ao perfil sociodemográfico e sociocultural da pessoa, sendo as restantes secções alusivas à perceção do consumidor sobre produtos de dermocosmética, a sua compra e experiência social. A análise estatística dos dados obtidos no questionário foi realizada com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 27.0 para Windows. No conjunto de indivíduos inquiridos foi possível apurar que 63% da amostra estudada considerou os produtos cosméticos como importantes ou muito importantes na sua vida diária e 62,12% consideram-nos fulcrais na melhoria da sua qualidade de vida. No que se refere ao papel dos produtos cosméticos na forma como os indivíduos se percecionam, 75,2% dos indivíduos inquiridos concordaram que estes produtos melhoram a sua autoestima e 53,35% concordam com o impacto positivo dos produtos na forma como são vistos pelos outros. No que concerne às categorias de produtos cosméticos mais importantes na vida diária dos indivíduos, os produtos de higiene oral foram os mais assinalados como extremamente importantes pelos inquiridos. Foi também questionado aos inquiridos se têm por hábito recorrer à farmácia e ao farmacêutico para informações e aquisição de produtos cosméticos, obtendo-se uma taxa de respostas positivas de 28,48% e 56%, respetivamente, enaltecendo assim o papel multidisciplinar do Farmacêutico. No segundo capítulo encontram-se descritas todas as atividades desenvolvidas no decorrer do meu estágio em Farmácia Comunitária, que decorreu no período de setembro a janeiro, na Farmácia Avenida localizada na cidade de Lamego. Esta experiência profissionalizante permitiu-me consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de faculdade e enriqueceu-me enquanto futura farmacêutica.This document is based on my professional experience in order to obtain my master's degree in Pharmaceutical Sciences and is divided into two components: Research and Community Pharmacy. The first chapter describes all the research work that aimed to analyze the considerations of surveys on cosmetic products, their characteristics, as well as their preferences and expectations when purchasing cosmetic products and the sources of information and health professionals they look for when doubts arise or seek for advice. For this study, an online questionnaire was conducted, which had 611 respondents. The questionnaire consists of 29 closed-answer questions divided into several sections. The first section has 5 questions that inquire the sociodemographic and sociocultural profile of the person, the remaining sections inquire the consumer's perception of cosmetic products, their purchase and social experience. A statistical analysis of the data obtained from the questionnaire was performed using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), version 27.0 for Windows. With this study, it was possible to ascertain that 63% of the studied sample considers cosmetic products as important or very important in their daily life and 62.12% consider them essential in improving their quality of life. Regarding the role of cosmetic products in the way people perceive themselves, 75.2% of the respondents agreed that these products improve their selfesteem and 53.35% agree with the positive impact of products on the way they are seen by others. Regarding the most important cosmetic product categories in the daily life of the participants in this study, oral hygiene products were the most mentioned as extremely important by the respondents. Respondents were also asked if they usually reach the pharmacy and pharmacist for information and purchase of cosmetic products, obtaining a positive response rate of 28.48% and 56%, respectively, thus praising the multidisciplinary role of the Pharmacist. The second chapter describes all the activities developed during my internship in Community Pharmacy, which took place from September to January, at Farmácia Avenida located in the city of Lamego. This professional experience allowed me to consolidate the knowledge acquired over the years of college and enriched me as a future pharmacist.Almeida, Anabela Antunes deuBibliorumFerreira, Bárbara Filipa Coelho2022-06-28T00:30:19Z2021-07-222021-06-292021-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/11618TID:202846873porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:54:15Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/11618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:51:21.781028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do consumo de produtos cosméticos numa amostra da população portuguesa
Experiência Profissionalizante na vertente de Farmácia Comunitária e Investigação
title Estudo do consumo de produtos cosméticos numa amostra da população portuguesa
spellingShingle Estudo do consumo de produtos cosméticos numa amostra da população portuguesa
Ferreira, Bárbara Filipa Coelho
Comportamento de Compra
Cosméticos
Farmácia Comunitária
Indústria Cosmética
Produtos Cosméticos
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Ciências Farmacêuticas
title_short Estudo do consumo de produtos cosméticos numa amostra da população portuguesa
title_full Estudo do consumo de produtos cosméticos numa amostra da população portuguesa
title_fullStr Estudo do consumo de produtos cosméticos numa amostra da população portuguesa
title_full_unstemmed Estudo do consumo de produtos cosméticos numa amostra da população portuguesa
title_sort Estudo do consumo de produtos cosméticos numa amostra da população portuguesa
author Ferreira, Bárbara Filipa Coelho
author_facet Ferreira, Bárbara Filipa Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Anabela Antunes de
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bárbara Filipa Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de Compra
Cosméticos
Farmácia Comunitária
Indústria Cosmética
Produtos Cosméticos
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Ciências Farmacêuticas
topic Comportamento de Compra
Cosméticos
Farmácia Comunitária
Indústria Cosmética
Produtos Cosméticos
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Ciências Farmacêuticas
description O presente documento tem por base a minha experiência profissionalizante para a obtenção do grau de mestre em Ciências Farmacêuticas e encontra-se dividido em duas componentes: Investigação e Farmácia Comunitária. No primeiro capítulo é descrito todo o trabalho de investigação que teve objetivo analisar as considerações dos inquiridos acerca de produtos cosméticos, características dos mesmos, bem como as suas preferências e expectativas aquando da aquisição de produtos cosméticos, bem como a que fontes de informação e a que profissionais de saúde recorrem quando surgem duvidas ou procuram aconselhamento. Para este estudo foi realizado um questionário online, que contou com 611 respondentes. O questionário é constituído por 29 questões de resposta fechada dividido em várias secções, A primeira secção possui 5 questões relativas ao perfil sociodemográfico e sociocultural da pessoa, sendo as restantes secções alusivas à perceção do consumidor sobre produtos de dermocosmética, a sua compra e experiência social. A análise estatística dos dados obtidos no questionário foi realizada com o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 27.0 para Windows. No conjunto de indivíduos inquiridos foi possível apurar que 63% da amostra estudada considerou os produtos cosméticos como importantes ou muito importantes na sua vida diária e 62,12% consideram-nos fulcrais na melhoria da sua qualidade de vida. No que se refere ao papel dos produtos cosméticos na forma como os indivíduos se percecionam, 75,2% dos indivíduos inquiridos concordaram que estes produtos melhoram a sua autoestima e 53,35% concordam com o impacto positivo dos produtos na forma como são vistos pelos outros. No que concerne às categorias de produtos cosméticos mais importantes na vida diária dos indivíduos, os produtos de higiene oral foram os mais assinalados como extremamente importantes pelos inquiridos. Foi também questionado aos inquiridos se têm por hábito recorrer à farmácia e ao farmacêutico para informações e aquisição de produtos cosméticos, obtendo-se uma taxa de respostas positivas de 28,48% e 56%, respetivamente, enaltecendo assim o papel multidisciplinar do Farmacêutico. No segundo capítulo encontram-se descritas todas as atividades desenvolvidas no decorrer do meu estágio em Farmácia Comunitária, que decorreu no período de setembro a janeiro, na Farmácia Avenida localizada na cidade de Lamego. Esta experiência profissionalizante permitiu-me consolidar os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos de faculdade e enriqueceu-me enquanto futura farmacêutica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-22
2021-06-29
2021-07-22T00:00:00Z
2022-06-28T00:30:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/11618
TID:202846873
url http://hdl.handle.net/10400.6/11618
identifier_str_mv TID:202846873
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136402755026944