Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/10966 |
Resumo: | A Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior: o ponto de vista dos professores de uma Universidade de Belém-Pará. O presente estudo aborda a Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior de uma universidade brasileira. Procuramos saber com dez professores, das 1.ª e 2.ª séries do curso de Licenciatura em Dança, as implicações que podem ocorrer no exercício da docência, com a falta da formação pedagógica necessária. As evidências que geraram as análises apresentadas nesta dissertação foram coletadas junto aos professores da instituição investigada, uma universidade pública de Belém do Pará. Os resultados da discussão apontam para um consenso dialético entre os professores do curso, sobre os aspectos metodológicos a serem utilizados para o desenvolvimento dos futuros professores. O estudo se deu por meio de recolha de dados qualitativos, utilizando entrevistas individuais, semiestruturadas, baseadas num guião previamente constituído e aprovado pelos especialistas da Universidade de Évora. O resultado da análise pareceu indicar que os entrevistados consideram a Formação Pedagógica como eixo norteador do ensino, para o curso de Licenciatura em Dança. No entanto, manifestaram sua insatisfação pela falta de tempo para pesquisar, pelo acúmulo de obrigações, remuneração inadequada e excesso de trabalho. Consideram que a falta da Formação Pedagógica do docente implica na prática do futuro docente, quando estiver a lecionar autonomamente; *** ABSTRACT: Educational Training of Teachers in Higher Education: the view of teachers in a University of Belém-Pará. This study addresses the Pedagogical Training of Teachers in Higher Education from a Brazilian university. We seek to know with ten teachers of the 1st and 2nd series of the Bachelor's Degree in Dance, the implications that may occur in the teaching practice with the lack of pedagogical training required. The evidence that led to the analysis presented in this dissertation was collected from the teachers of the institution investigated, a public university in Belém-Pará. The results suggest a dialectical consensus among the teachers of the course about methodological aspects used for the development of future teachers. The study involved the collection of qualitative data, using individual semi-structured interviews based on a previously established and approved grid by experts from the University of Évora. The results seem to indicate that respondents consider the Pedagogical Training as a guiding principle in the dance course. However, they expressed their dissatisfaction to the lack of time to do research, accumulation of obligations, inadequate payment and overwork. Teachers consider the lack of Pedagogical Training of teachers to have consequences on future teachers practice, when they are to teach independently. |
id |
RCAP_619ae456ef30269510d428f95247aa44 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/10966 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-ParáFormação pedagógicaEnsino superiorDocente universitárioPercepçõesTeacher trainingHigher educationLecturerPerceptionsA Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior: o ponto de vista dos professores de uma Universidade de Belém-Pará. O presente estudo aborda a Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior de uma universidade brasileira. Procuramos saber com dez professores, das 1.ª e 2.ª séries do curso de Licenciatura em Dança, as implicações que podem ocorrer no exercício da docência, com a falta da formação pedagógica necessária. As evidências que geraram as análises apresentadas nesta dissertação foram coletadas junto aos professores da instituição investigada, uma universidade pública de Belém do Pará. Os resultados da discussão apontam para um consenso dialético entre os professores do curso, sobre os aspectos metodológicos a serem utilizados para o desenvolvimento dos futuros professores. O estudo se deu por meio de recolha de dados qualitativos, utilizando entrevistas individuais, semiestruturadas, baseadas num guião previamente constituído e aprovado pelos especialistas da Universidade de Évora. O resultado da análise pareceu indicar que os entrevistados consideram a Formação Pedagógica como eixo norteador do ensino, para o curso de Licenciatura em Dança. No entanto, manifestaram sua insatisfação pela falta de tempo para pesquisar, pelo acúmulo de obrigações, remuneração inadequada e excesso de trabalho. Consideram que a falta da Formação Pedagógica do docente implica na prática do futuro docente, quando estiver a lecionar autonomamente; *** ABSTRACT: Educational Training of Teachers in Higher Education: the view of teachers in a University of Belém-Pará. This study addresses the Pedagogical Training of Teachers in Higher Education from a Brazilian university. We seek to know with ten teachers of the 1st and 2nd series of the Bachelor's Degree in Dance, the implications that may occur in the teaching practice with the lack of pedagogical training required. The evidence that led to the analysis presented in this dissertation was collected from the teachers of the institution investigated, a public university in Belém-Pará. The results suggest a dialectical consensus among the teachers of the course about methodological aspects used for the development of future teachers. The study involved the collection of qualitative data, using individual semi-structured interviews based on a previously established and approved grid by experts from the University of Évora. The results seem to indicate that respondents consider the Pedagogical Training as a guiding principle in the dance course. However, they expressed their dissatisfaction to the lack of time to do research, accumulation of obligations, inadequate payment and overwork. Teachers consider the lack of Pedagogical Training of teachers to have consequences on future teachers practice, when they are to teach independently.Universidade de Évora2014-06-03T14:24:43Z2014-06-032013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10966http://hdl.handle.net/10174/10966TID:201264595porEscola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educaçãolilianrcastro@yahoo.com.br229Castro, Lilian Ruth Dias deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:34Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:55.340832Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-Pará |
title |
Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-Pará |
spellingShingle |
Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-Pará Castro, Lilian Ruth Dias de Formação pedagógica Ensino superior Docente universitário Percepções Teacher training Higher education Lecturer Perceptions |
title_short |
Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-Pará |
title_full |
Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-Pará |
title_fullStr |
Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-Pará |
title_full_unstemmed |
Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-Pará |
title_sort |
Formação pedagógica dos docentes do ensino superior: o ponto de vista de professores de uma universidade de Belém-Pará |
author |
Castro, Lilian Ruth Dias de |
author_facet |
Castro, Lilian Ruth Dias de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Lilian Ruth Dias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação pedagógica Ensino superior Docente universitário Percepções Teacher training Higher education Lecturer Perceptions |
topic |
Formação pedagógica Ensino superior Docente universitário Percepções Teacher training Higher education Lecturer Perceptions |
description |
A Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior: o ponto de vista dos professores de uma Universidade de Belém-Pará. O presente estudo aborda a Formação Pedagógica dos Docentes do Ensino Superior de uma universidade brasileira. Procuramos saber com dez professores, das 1.ª e 2.ª séries do curso de Licenciatura em Dança, as implicações que podem ocorrer no exercício da docência, com a falta da formação pedagógica necessária. As evidências que geraram as análises apresentadas nesta dissertação foram coletadas junto aos professores da instituição investigada, uma universidade pública de Belém do Pará. Os resultados da discussão apontam para um consenso dialético entre os professores do curso, sobre os aspectos metodológicos a serem utilizados para o desenvolvimento dos futuros professores. O estudo se deu por meio de recolha de dados qualitativos, utilizando entrevistas individuais, semiestruturadas, baseadas num guião previamente constituído e aprovado pelos especialistas da Universidade de Évora. O resultado da análise pareceu indicar que os entrevistados consideram a Formação Pedagógica como eixo norteador do ensino, para o curso de Licenciatura em Dança. No entanto, manifestaram sua insatisfação pela falta de tempo para pesquisar, pelo acúmulo de obrigações, remuneração inadequada e excesso de trabalho. Consideram que a falta da Formação Pedagógica do docente implica na prática do futuro docente, quando estiver a lecionar autonomamente; *** ABSTRACT: Educational Training of Teachers in Higher Education: the view of teachers in a University of Belém-Pará. This study addresses the Pedagogical Training of Teachers in Higher Education from a Brazilian university. We seek to know with ten teachers of the 1st and 2nd series of the Bachelor's Degree in Dance, the implications that may occur in the teaching practice with the lack of pedagogical training required. The evidence that led to the analysis presented in this dissertation was collected from the teachers of the institution investigated, a public university in Belém-Pará. The results suggest a dialectical consensus among the teachers of the course about methodological aspects used for the development of future teachers. The study involved the collection of qualitative data, using individual semi-structured interviews based on a previously established and approved grid by experts from the University of Évora. The results seem to indicate that respondents consider the Pedagogical Training as a guiding principle in the dance course. However, they expressed their dissatisfaction to the lack of time to do research, accumulation of obligations, inadequate payment and overwork. Teachers consider the lack of Pedagogical Training of teachers to have consequences on future teachers practice, when they are to teach independently. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2014-06-03T14:24:43Z 2014-06-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/10966 http://hdl.handle.net/10174/10966 TID:201264595 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/10966 |
identifier_str_mv |
TID:201264595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Escola de Ciências Sociais, Departamento de Pedagogia e Educação lilianrcastro@yahoo.com.br 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136534640721920 |