Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2015/2016 : o processo evolutivo da coordenação motora, equílibrio e inclusão de uma aluna com trissomia 21 nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Filipa de Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/42546
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_61a6303ced80976e328e136517b2b767
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/42546
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2015/2016 : o processo evolutivo da coordenação motora, equílibrio e inclusão de uma aluna com trissomia 21 nas aulas de educação físicaNecessidades educativas especiaisPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular de Estágio Pedagógico e Relatório Final, do 2.ºano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Este desenvolveu-se, em termos práticos, na Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia, mais propriamente com a turma D do 9.ºano. O Estágio Pedagógico idealiza capacitar os alunos estagiários para a prática autónoma no que concerne à lecionação da disciplina de Educação Física, sendo o momento de desbloqueio entre a teoria e a prática, em que os alunos têm a oportunidade de colocar em prática todos os conhecimentos e aprendizagens adquiridos. Este ano permite que a transformação dos alunos em docentes seja realizada no sentido da excelência, melhorando todas as qualidades inerentes ao docente, nomeadamente, a capacidade de intervenção pedagógica, de planeamento e a definição dos objetivos. Neste sentido, o presente relatório divide-se entre a descrição sobre as atividades anuais desenvolvidas, destacando-se o planeamento, a realização, a avaliação e a ética-profissional , bem como a reflexão sobre a nossa postura ao longo do estágio, no que diz respeito aos conhecimentos adquiridos, aprendizagens transmitidas aos alunos, às principais dificuldades sentidas e ao seu processo de resolução, sem descurar o confronto entre as expetativas iniciais e finais. A parte final deste relatório destina-se ao aprofundamento do tema problema, que incide sobre a evolução de uma aluna com necessidades educativas especiais (NEE), relativamente à coordenação motora, equilíbrio e inclusão nas aulas de Educação Física, tendo-se recorrido, para medir a sua progressão, ao teste Korperkoordinationstest fur kinder (KTK) em dois períodos, inicial e final. The Final Report is integrated in the Pedagogical Training and Report course unit, of the 2nd year of the Masters Degree in Sports Education in the Elementary and Secondary levels at Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. The practical part took place at Escola Básica 2,3 Dr.ª Maria Alice Gouveia with 9th grade class students, specifically of the designated D classroom.The Pedagogical Training aims to develop in each trainee, the capability of teaching the sports class subject, this is the moment of transition from the theoretical to the practical, allowing the students to apply all the acquired knowledge. This year´s experience for a development from a student to a teacher in many levels in order to achieve excellence, improving the skills from pedagogical intervention to planning and the conception of classes. This report is divided in two main parts: a) Description of the annual activities (planning, execution, evaluation and professional ethics) b) Reflection about the progress throughout the training year (acquired knowledge, teaching skills, main difficulties felt and according resolutions, balance between the initial expectations and actual ending goals. The final part of the report focuses in the theme-problem, which concerns the evolution of a special needs student as far as motor coordination, balance and integration in a Sports Education class. To measure the student´s progression a KTK test was applied in two separate periods (initial and final).2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/42546http://hdl.handle.net/10316/42546porOliveira, Filipa de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-21T17:34:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/42546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:20.245358Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2015/2016 : o processo evolutivo da coordenação motora, equílibrio e inclusão de uma aluna com trissomia 21 nas aulas de educação física
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2015/2016 : o processo evolutivo da coordenação motora, equílibrio e inclusão de uma aluna com trissomia 21 nas aulas de educação física
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2015/2016 : o processo evolutivo da coordenação motora, equílibrio e inclusão de uma aluna com trissomia 21 nas aulas de educação física
Oliveira, Filipa de Almeida
Necessidades educativas especiais
Prática pedagógica
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2015/2016 : o processo evolutivo da coordenação motora, equílibrio e inclusão de uma aluna com trissomia 21 nas aulas de educação física
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2015/2016 : o processo evolutivo da coordenação motora, equílibrio e inclusão de uma aluna com trissomia 21 nas aulas de educação física
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2015/2016 : o processo evolutivo da coordenação motora, equílibrio e inclusão de uma aluna com trissomia 21 nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2015/2016 : o processo evolutivo da coordenação motora, equílibrio e inclusão de uma aluna com trissomia 21 nas aulas de educação física
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola EB 2,3 Drª Maria Alice Gouveia junto da turma D do 9º ano no ano letivo 2015/2016 : o processo evolutivo da coordenação motora, equílibrio e inclusão de uma aluna com trissomia 21 nas aulas de educação física
author Oliveira, Filipa de Almeida
author_facet Oliveira, Filipa de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Filipa de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Necessidades educativas especiais
Prática pedagógica
topic Necessidades educativas especiais
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/42546
http://hdl.handle.net/10316/42546
url http://hdl.handle.net/10316/42546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133665415921664