Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (estudo de caso: Vodafone Portugal)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela, Catarina Guerreiro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/17007
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
id RCAP_61a6349111a01e8b07ce897327cccc03
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (estudo de caso: Vodafone Portugal)PublicidadeInclusão socialGénero femininoObjetivos de desenvolvimento sustentávelVodafone PortugalAdvertisingSocial inclusionFemale genderSustainable development goalsDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.A inclusão social da mulher como parte igualitária na sociedade perante o homem, é uma tendência para o futuro. As campanhas publicitárias são um grande aliado à inclusão social da mulher no que concerne à desconstrução de estereótipos de género. Não obstante, a Organização das Nações Unidas através da elaboração e cumprimento do quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, “Igualdade de género”, pretende empoderar todas as mulheres e raparigas, assim torna-se fundamental para as marcas cooperarem com o seu alcance. A presente investigação tem como temática a inclusão social da mulher no discurso publicitário. Deste modo, pretende compreender se a Vodafone Portugal inclui a Mulher nas suas campanhas publicitárias de forma a cooperar com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ou devido a outro motivo, isto é, entender se a marca através da sua publicidade promove a igualdade de género e, caso o faça, de que forma.ABSTRACT: The social inclusion of women as equal participants in society alongside men is a trend for the future. Advertising campaigns are a powerful ally in promoting the social inclusion of women by challenging gender stereotypes. Nevertheless, the United Nations, through the formulation and implementation of the fifth Sustainable Development Goal, "Gender Equality," aims to empower all women. Therefore, it becomes essential for brands to cooperate in the achieving of this goal. The present research focuses on the social inclusion of women in the advertising discourse. Therefore, the aim is to understand if Vodafone Portugal includes women in their advertising campaigns to contribute to the achievement of the Sustainable Development Goals or for another reason. Throughout, it seeks to determine if the brand promotes gender equality through its advertising and how it does so.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialVeríssimo, JorgeRCIPLVilela, Catarina Guerreiro2024-01-25T17:31:45Z2023-09-282023-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17007TID:203470907porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:16:21Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:14.972087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (estudo de caso: Vodafone Portugal)
title Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (estudo de caso: Vodafone Portugal)
spellingShingle Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (estudo de caso: Vodafone Portugal)
Vilela, Catarina Guerreiro
Publicidade
Inclusão social
Género feminino
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Vodafone Portugal
Advertising
Social inclusion
Female gender
Sustainable development goals
title_short Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (estudo de caso: Vodafone Portugal)
title_full Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (estudo de caso: Vodafone Portugal)
title_fullStr Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (estudo de caso: Vodafone Portugal)
title_full_unstemmed Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (estudo de caso: Vodafone Portugal)
title_sort Inclusão social da mulher no discurso publicitário: relação com os objetivos de desenvolvimento sustentável (estudo de caso: Vodafone Portugal)
author Vilela, Catarina Guerreiro
author_facet Vilela, Catarina Guerreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veríssimo, Jorge
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela, Catarina Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
Inclusão social
Género feminino
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Vodafone Portugal
Advertising
Social inclusion
Female gender
Sustainable development goals
topic Publicidade
Inclusão social
Género feminino
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Vodafone Portugal
Advertising
Social inclusion
Female gender
Sustainable development goals
description Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-28
2023-09-28T00:00:00Z
2024-01-25T17:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/17007
TID:203470907
url http://hdl.handle.net/10400.21/17007
identifier_str_mv TID:203470907
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137076190380032