Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candolo, Vanda Maria Félix Pascoal
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/5239
Resumo: Nesta dissertação, realiza-se um trabalho que visa analisar o processo das lesões desportivas, em particular na modalidade de andebol. A necessidade de se desenvolver esta temática é originada pelas frequentes lesões que os atletas seniores femininos de andebol de Angola têm tido. Esta investigação científica consiste em analisar as causas das mesmas. Angola tem recorrido a alguns países para pedir auxílio no tratamento de atletas, em diversas áreas da medicina desportiva, como cirurgia, ortopedia, análises laboratoriais e fisioterapia. O andebol é uma das modalidades desportivas mais praticada a nível mundial. Em Angola pratica-se desde 1974, e a prática da mesma é cada vez maior. No entanto, a mesma provoca alguns tipos de lesões nos praticantes. Assim sendo, o objetivo do presente estudo permitirá definir os fatores de risco que influenciam o surgimento das lesões desportivas e identificar quais as mais frequentes que afetam os atletas em questão: Propor um conjunto de medidas de prevenção de lesões nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola. A metodologia, do presente estudo é quantitativa em que se aplica um questionário junto dos atletas que permitirá realizar um “Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol de Angola”, o mesmo visa elaborar um conjunto de ações para prevenção e conhecimento das lesões nos atletas de andebol da categoria de seniores femininos das equipas de Luanda.
id RCAP_61ad900e5b5e1ca9b01c93d76613a2f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5239
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)EpidemiologiaLesões desportivasAndebolAtletasPrevençãoNesta dissertação, realiza-se um trabalho que visa analisar o processo das lesões desportivas, em particular na modalidade de andebol. A necessidade de se desenvolver esta temática é originada pelas frequentes lesões que os atletas seniores femininos de andebol de Angola têm tido. Esta investigação científica consiste em analisar as causas das mesmas. Angola tem recorrido a alguns países para pedir auxílio no tratamento de atletas, em diversas áreas da medicina desportiva, como cirurgia, ortopedia, análises laboratoriais e fisioterapia. O andebol é uma das modalidades desportivas mais praticada a nível mundial. Em Angola pratica-se desde 1974, e a prática da mesma é cada vez maior. No entanto, a mesma provoca alguns tipos de lesões nos praticantes. Assim sendo, o objetivo do presente estudo permitirá definir os fatores de risco que influenciam o surgimento das lesões desportivas e identificar quais as mais frequentes que afetam os atletas em questão: Propor um conjunto de medidas de prevenção de lesões nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola. A metodologia, do presente estudo é quantitativa em que se aplica um questionário junto dos atletas que permitirá realizar um “Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol de Angola”, o mesmo visa elaborar um conjunto de ações para prevenção e conhecimento das lesões nos atletas de andebol da categoria de seniores femininos das equipas de Luanda.2020-05-04T18:10:21Z2019-12-21T00:00:00Z2019-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5239TID:202447286porCandolo, Vanda Maria Félix Pascoalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:10Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:30.338546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)
title Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)
spellingShingle Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)
Candolo, Vanda Maria Félix Pascoal
Epidemiologia
Lesões desportivas
Andebol
Atletas
Prevenção
title_short Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)
title_full Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)
title_fullStr Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)
title_full_unstemmed Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)
title_sort Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola (Luanda)
author Candolo, Vanda Maria Félix Pascoal
author_facet Candolo, Vanda Maria Félix Pascoal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candolo, Vanda Maria Félix Pascoal
dc.subject.por.fl_str_mv Epidemiologia
Lesões desportivas
Andebol
Atletas
Prevenção
topic Epidemiologia
Lesões desportivas
Andebol
Atletas
Prevenção
description Nesta dissertação, realiza-se um trabalho que visa analisar o processo das lesões desportivas, em particular na modalidade de andebol. A necessidade de se desenvolver esta temática é originada pelas frequentes lesões que os atletas seniores femininos de andebol de Angola têm tido. Esta investigação científica consiste em analisar as causas das mesmas. Angola tem recorrido a alguns países para pedir auxílio no tratamento de atletas, em diversas áreas da medicina desportiva, como cirurgia, ortopedia, análises laboratoriais e fisioterapia. O andebol é uma das modalidades desportivas mais praticada a nível mundial. Em Angola pratica-se desde 1974, e a prática da mesma é cada vez maior. No entanto, a mesma provoca alguns tipos de lesões nos praticantes. Assim sendo, o objetivo do presente estudo permitirá definir os fatores de risco que influenciam o surgimento das lesões desportivas e identificar quais as mais frequentes que afetam os atletas em questão: Propor um conjunto de medidas de prevenção de lesões nos atletas de andebol na categoria de seniores femininos de Angola. A metodologia, do presente estudo é quantitativa em que se aplica um questionário junto dos atletas que permitirá realizar um “Estudo epidemiológico das lesões desportivas nos atletas de andebol de Angola”, o mesmo visa elaborar um conjunto de ações para prevenção e conhecimento das lesões nos atletas de andebol da categoria de seniores femininos das equipas de Luanda.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-21T00:00:00Z
2019-12-21
2020-05-04T18:10:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/5239
TID:202447286
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/5239
identifier_str_mv TID:202447286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129867974868992