A obra infanto-juvenil de Luísa Dacosta : o deslumbramento pela palavra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Patrícia Maria de Sousa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/35572
Resumo: Neste trabalho começa-se por apresentar uma visão global do conjunto da nossa literatura infanto-juvenil, tendo em conta a sua evolução ao longo dos tempos, como pano de fundo para a especificidade deste estudo. Não me seria possível uma análise objectiva da obra de Luísa Dacosta, sem previamente conhecer o percurso da literatura onde ela se insere. Antes de entrar no estudo dos textos, analisa-se a importância dos elementos paratextuais seleccionados pela escritora, que são fundamentais para a interpretação e compreensão da obra. Eles apresentam-se como uma espécie de "cartão de visita", indispensável à sua leitura. Os contos infanto-juvenis de Luísa Dacosta, constituem o objecto central do presente trabalho onde são abordados alguns aspectos fundamentais: os percursos temáticos que correspondem aos vectores semânticos específicos; a presença do onírico; do elemento mítico; do maravilhoso; da arte de contar e da arte da escrita. Inicialmente tenta-se abordar a denúncia da solidão, pela autora em que vivem muitas crianças, e o papel libertador do sonho. Em seguida, além de se evidenciar a fusão do sonho com a realidade, estuda-se os aspectos míticos e o maravilhoso que servem claramente a intenção da escritora manifestada de forma sistemática na epígrafe repetida cinco vezes: "no sonho, a liberdade...". Finalmente, analisa-se a arte de contar e a arte da escrita específicas de Luísa Dacosta, onde são tidos em consideração, de forma especial, vários campos: a situação dos contos estudados na tipologia dos contos de ideia, a presença bastante visível de marcas dos contos populares, a oralidade como forma de comunicar e de prender a atenção dos leitores e o destaque expressamente concedido à descrição na qual, em muitos momentos, se verifica a quase abolição das fronteiras entre prosa e a poesia, dando lugar a uma prosa poética que encanta.
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