O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7650 |
Resumo: | Utilizou-se o videoclipe como um recurso pedagógico por evidenciar no cenário de ensino de Língua Portuguesa, maior valorização à modalidade escrita que à oralidade, além da restrição de não contemplar o aluno com a diversidade de linguagens existentes, condições de ensino que intrigaram os professores a buscar práticas diferenciadas. Dessa forma, objetivando realizar uma pré-leitura do livro O Grito do Hip Hop (2004) de Luiz Puntel e Fátima Chaguri, adotado nas 7as séries de um colégio da rede privada de Maringá, foi apresentado aos alunos o videoclipe Minha Alma do grupo O Rappa como recurso pedagógico, sendo que a apresentação e discussão duraram duas aulas. A escolha por este videoclipe deu-se por ele ser um produto com múltiplas funções, pois tanto atende ao apelo publicitário da indústria fonográfica (ousando cinematograficamente nas práticas audiovisuais) quanto é um produto de expressão cultural que, tal como o livro supracitado, contempla princípios ideológicos, consequentes de uma temática contemporânea com alto teor de criticidade. Dessa forma, foi exibido o videoclipe para a classe, induzindo, por meio de questionamentos, os sujeitos-leitores a se atentarem, primeiramente, a sua própria sensibilidade, incentivando-os a declarar as primeiras reações emocionais que o videoclipe Minha Alma propiciou, uma vez que o desenvolvimento de sentimentos e emoções do sujeito-leitor, possibilita uma leitura crítica do texto eletrônico. Com essa abordagem emocional, percebeu-se que foi unânime a comoção dos alunos, pois sentiram piedade de alguns personagens ali representados e até revolta contra o preconceito e opressão sofridos pelas classes sociais menos favorecida. Acerca do nível audiovisual foi pedido que os alunos relatassem o que eles assistiram e pronunciassem oralmente o conteúdo audiovisual do videoclipe Minha Alma. Como resultado da utilização desse produto midiático como recurso pedagógico, percebeu-se o quanto o videoclipe pode contribuir para a formação social, ideológica e de cidadania dos sujeitos-leitores, podendo auxiliar, ainda, na formação de senso crítico sobre os problemas sociais que aflige nossa sociedade, evidenciou-se, também, o quanto o videoclipe despertou a curiosidade dos alunos em relação ao livro O Grito do Hip Hop incentivando a leitura do mesmo. |
id |
UNICESU-1_052cd1b439ec69a72a014d079da4630f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7650 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENILVideoclipeLiteraturaInfanto-juvenilUtilizou-se o videoclipe como um recurso pedagógico por evidenciar no cenário de ensino de Língua Portuguesa, maior valorização à modalidade escrita que à oralidade, além da restrição de não contemplar o aluno com a diversidade de linguagens existentes, condições de ensino que intrigaram os professores a buscar práticas diferenciadas. Dessa forma, objetivando realizar uma pré-leitura do livro O Grito do Hip Hop (2004) de Luiz Puntel e Fátima Chaguri, adotado nas 7as séries de um colégio da rede privada de Maringá, foi apresentado aos alunos o videoclipe Minha Alma do grupo O Rappa como recurso pedagógico, sendo que a apresentação e discussão duraram duas aulas. A escolha por este videoclipe deu-se por ele ser um produto com múltiplas funções, pois tanto atende ao apelo publicitário da indústria fonográfica (ousando cinematograficamente nas práticas audiovisuais) quanto é um produto de expressão cultural que, tal como o livro supracitado, contempla princípios ideológicos, consequentes de uma temática contemporânea com alto teor de criticidade. Dessa forma, foi exibido o videoclipe para a classe, induzindo, por meio de questionamentos, os sujeitos-leitores a se atentarem, primeiramente, a sua própria sensibilidade, incentivando-os a declarar as primeiras reações emocionais que o videoclipe Minha Alma propiciou, uma vez que o desenvolvimento de sentimentos e emoções do sujeito-leitor, possibilita uma leitura crítica do texto eletrônico. Com essa abordagem emocional, percebeu-se que foi unânime a comoção dos alunos, pois sentiram piedade de alguns personagens ali representados e até revolta contra o preconceito e opressão sofridos pelas classes sociais menos favorecida. Acerca do nível audiovisual foi pedido que os alunos relatassem o que eles assistiram e pronunciassem oralmente o conteúdo audiovisual do videoclipe Minha Alma. Como resultado da utilização desse produto midiático como recurso pedagógico, percebeu-se o quanto o videoclipe pode contribuir para a formação social, ideológica e de cidadania dos sujeitos-leitores, podendo auxiliar, ainda, na formação de senso crítico sobre os problemas sociais que aflige nossa sociedade, evidenciou-se, também, o quanto o videoclipe despertou a curiosidade dos alunos em relação ao livro O Grito do Hip Hop incentivando a leitura do mesmo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-16T20:51:15Z2021-02-16T20:51:15Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7650porGOMES, Viviane dos SantosIRIYODA, Luciane dos Santos Iriyodainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-03T19:28:46Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7650Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-03T19:28:46Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL |
title |
O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL |
spellingShingle |
O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL GOMES, Viviane dos Santos Videoclipe Literatura Infanto-juvenil |
title_short |
O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL |
title_full |
O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL |
title_fullStr |
O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL |
title_full_unstemmed |
O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL |
title_sort |
O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL |
author |
GOMES, Viviane dos Santos |
author_facet |
GOMES, Viviane dos Santos IRIYODA, Luciane dos Santos Iriyoda |
author_role |
author |
author2 |
IRIYODA, Luciane dos Santos Iriyoda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, Viviane dos Santos IRIYODA, Luciane dos Santos Iriyoda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Videoclipe Literatura Infanto-juvenil |
topic |
Videoclipe Literatura Infanto-juvenil |
description |
Utilizou-se o videoclipe como um recurso pedagógico por evidenciar no cenário de ensino de Língua Portuguesa, maior valorização à modalidade escrita que à oralidade, além da restrição de não contemplar o aluno com a diversidade de linguagens existentes, condições de ensino que intrigaram os professores a buscar práticas diferenciadas. Dessa forma, objetivando realizar uma pré-leitura do livro O Grito do Hip Hop (2004) de Luiz Puntel e Fátima Chaguri, adotado nas 7as séries de um colégio da rede privada de Maringá, foi apresentado aos alunos o videoclipe Minha Alma do grupo O Rappa como recurso pedagógico, sendo que a apresentação e discussão duraram duas aulas. A escolha por este videoclipe deu-se por ele ser um produto com múltiplas funções, pois tanto atende ao apelo publicitário da indústria fonográfica (ousando cinematograficamente nas práticas audiovisuais) quanto é um produto de expressão cultural que, tal como o livro supracitado, contempla princípios ideológicos, consequentes de uma temática contemporânea com alto teor de criticidade. Dessa forma, foi exibido o videoclipe para a classe, induzindo, por meio de questionamentos, os sujeitos-leitores a se atentarem, primeiramente, a sua própria sensibilidade, incentivando-os a declarar as primeiras reações emocionais que o videoclipe Minha Alma propiciou, uma vez que o desenvolvimento de sentimentos e emoções do sujeito-leitor, possibilita uma leitura crítica do texto eletrônico. Com essa abordagem emocional, percebeu-se que foi unânime a comoção dos alunos, pois sentiram piedade de alguns personagens ali representados e até revolta contra o preconceito e opressão sofridos pelas classes sociais menos favorecida. Acerca do nível audiovisual foi pedido que os alunos relatassem o que eles assistiram e pronunciassem oralmente o conteúdo audiovisual do videoclipe Minha Alma. Como resultado da utilização desse produto midiático como recurso pedagógico, percebeu-se o quanto o videoclipe pode contribuir para a formação social, ideológica e de cidadania dos sujeitos-leitores, podendo auxiliar, ainda, na formação de senso crítico sobre os problemas sociais que aflige nossa sociedade, evidenciou-se, também, o quanto o videoclipe despertou a curiosidade dos alunos em relação ao livro O Grito do Hip Hop incentivando a leitura do mesmo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-19 2021-02-16T20:51:15Z 2021-02-16T20:51:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Presencial http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7650 |
identifier_str_mv |
Presencial |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7650 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098731403214848 |