O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Viviane dos Santos
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: IRIYODA, Luciane dos Santos Iriyoda
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7650
Resumo: Utilizou-se o videoclipe como um recurso pedagógico por evidenciar no cenário de ensino de Língua Portuguesa, maior valorização à modalidade escrita que à oralidade, além da restrição de não contemplar o aluno com a diversidade de linguagens existentes, condições de ensino que intrigaram os professores a buscar práticas diferenciadas. Dessa forma, objetivando realizar uma pré-leitura do livro O Grito do Hip Hop (2004) de Luiz Puntel e Fátima Chaguri, adotado nas 7as séries de um colégio da rede privada de Maringá, foi apresentado aos alunos o videoclipe Minha Alma do grupo O Rappa como recurso pedagógico, sendo que a apresentação e discussão duraram duas aulas. A escolha por este videoclipe deu-se por ele ser um produto com múltiplas funções, pois tanto atende ao apelo publicitário da indústria fonográfica (ousando cinematograficamente nas práticas audiovisuais) quanto é um produto de expressão cultural que, tal como o livro supracitado, contempla princípios ideológicos, consequentes de uma temática contemporânea com alto teor de criticidade. Dessa forma, foi exibido o videoclipe para a classe, induzindo, por meio de questionamentos, os sujeitos-leitores a se atentarem, primeiramente, a sua própria sensibilidade, incentivando-os a declarar as primeiras reações emocionais que o videoclipe Minha Alma propiciou, uma vez que o desenvolvimento de sentimentos e emoções do sujeito-leitor, possibilita uma leitura crítica do texto eletrônico. Com essa abordagem emocional, percebeu-se que foi unânime a comoção dos alunos, pois sentiram piedade de alguns personagens ali representados e até revolta contra o preconceito e opressão sofridos pelas classes sociais menos favorecida. Acerca do nível audiovisual foi pedido que os alunos relatassem o que eles assistiram e pronunciassem oralmente o conteúdo audiovisual do videoclipe Minha Alma. Como resultado da utilização desse produto midiático como recurso pedagógico, percebeu-se o quanto o videoclipe pode contribuir para a formação social, ideológica e de cidadania dos sujeitos-leitores, podendo auxiliar, ainda, na formação de senso crítico sobre os problemas sociais que aflige nossa sociedade, evidenciou-se, também, o quanto o videoclipe despertou a curiosidade dos alunos em relação ao livro O Grito do Hip Hop incentivando a leitura do mesmo.
id UNICESU-1_052cd1b439ec69a72a014d079da4630f
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7650
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENILVideoclipeLiteraturaInfanto-juvenilUtilizou-se o videoclipe como um recurso pedagógico por evidenciar no cenário de ensino de Língua Portuguesa, maior valorização à modalidade escrita que à oralidade, além da restrição de não contemplar o aluno com a diversidade de linguagens existentes, condições de ensino que intrigaram os professores a buscar práticas diferenciadas. Dessa forma, objetivando realizar uma pré-leitura do livro O Grito do Hip Hop (2004) de Luiz Puntel e Fátima Chaguri, adotado nas 7as séries de um colégio da rede privada de Maringá, foi apresentado aos alunos o videoclipe Minha Alma do grupo O Rappa como recurso pedagógico, sendo que a apresentação e discussão duraram duas aulas. A escolha por este videoclipe deu-se por ele ser um produto com múltiplas funções, pois tanto atende ao apelo publicitário da indústria fonográfica (ousando cinematograficamente nas práticas audiovisuais) quanto é um produto de expressão cultural que, tal como o livro supracitado, contempla princípios ideológicos, consequentes de uma temática contemporânea com alto teor de criticidade. Dessa forma, foi exibido o videoclipe para a classe, induzindo, por meio de questionamentos, os sujeitos-leitores a se atentarem, primeiramente, a sua própria sensibilidade, incentivando-os a declarar as primeiras reações emocionais que o videoclipe Minha Alma propiciou, uma vez que o desenvolvimento de sentimentos e emoções do sujeito-leitor, possibilita uma leitura crítica do texto eletrônico. Com essa abordagem emocional, percebeu-se que foi unânime a comoção dos alunos, pois sentiram piedade de alguns personagens ali representados e até revolta contra o preconceito e opressão sofridos pelas classes sociais menos favorecida. Acerca do nível audiovisual foi pedido que os alunos relatassem o que eles assistiram e pronunciassem oralmente o conteúdo audiovisual do videoclipe Minha Alma. Como resultado da utilização desse produto midiático como recurso pedagógico, percebeu-se o quanto o videoclipe pode contribuir para a formação social, ideológica e de cidadania dos sujeitos-leitores, podendo auxiliar, ainda, na formação de senso crítico sobre os problemas sociais que aflige nossa sociedade, evidenciou-se, também, o quanto o videoclipe despertou a curiosidade dos alunos em relação ao livro O Grito do Hip Hop incentivando a leitura do mesmo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2021-02-16T20:51:15Z2021-02-16T20:51:15Z2005-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfPresencialhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7650porGOMES, Viviane dos SantosIRIYODA, Luciane dos Santos Iriyodainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-08-03T19:28:46Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/7650Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-08-03T19:28:46Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
title O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
spellingShingle O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
GOMES, Viviane dos Santos
Videoclipe
Literatura
Infanto-juvenil
title_short O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
title_full O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
title_fullStr O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
title_full_unstemmed O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
title_sort O VIDEOCLIPE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
author GOMES, Viviane dos Santos
author_facet GOMES, Viviane dos Santos
IRIYODA, Luciane dos Santos Iriyoda
author_role author
author2 IRIYODA, Luciane dos Santos Iriyoda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, Viviane dos Santos
IRIYODA, Luciane dos Santos Iriyoda
dc.subject.por.fl_str_mv Videoclipe
Literatura
Infanto-juvenil
topic Videoclipe
Literatura
Infanto-juvenil
description Utilizou-se o videoclipe como um recurso pedagógico por evidenciar no cenário de ensino de Língua Portuguesa, maior valorização à modalidade escrita que à oralidade, além da restrição de não contemplar o aluno com a diversidade de linguagens existentes, condições de ensino que intrigaram os professores a buscar práticas diferenciadas. Dessa forma, objetivando realizar uma pré-leitura do livro O Grito do Hip Hop (2004) de Luiz Puntel e Fátima Chaguri, adotado nas 7as séries de um colégio da rede privada de Maringá, foi apresentado aos alunos o videoclipe Minha Alma do grupo O Rappa como recurso pedagógico, sendo que a apresentação e discussão duraram duas aulas. A escolha por este videoclipe deu-se por ele ser um produto com múltiplas funções, pois tanto atende ao apelo publicitário da indústria fonográfica (ousando cinematograficamente nas práticas audiovisuais) quanto é um produto de expressão cultural que, tal como o livro supracitado, contempla princípios ideológicos, consequentes de uma temática contemporânea com alto teor de criticidade. Dessa forma, foi exibido o videoclipe para a classe, induzindo, por meio de questionamentos, os sujeitos-leitores a se atentarem, primeiramente, a sua própria sensibilidade, incentivando-os a declarar as primeiras reações emocionais que o videoclipe Minha Alma propiciou, uma vez que o desenvolvimento de sentimentos e emoções do sujeito-leitor, possibilita uma leitura crítica do texto eletrônico. Com essa abordagem emocional, percebeu-se que foi unânime a comoção dos alunos, pois sentiram piedade de alguns personagens ali representados e até revolta contra o preconceito e opressão sofridos pelas classes sociais menos favorecida. Acerca do nível audiovisual foi pedido que os alunos relatassem o que eles assistiram e pronunciassem oralmente o conteúdo audiovisual do videoclipe Minha Alma. Como resultado da utilização desse produto midiático como recurso pedagógico, percebeu-se o quanto o videoclipe pode contribuir para a formação social, ideológica e de cidadania dos sujeitos-leitores, podendo auxiliar, ainda, na formação de senso crítico sobre os problemas sociais que aflige nossa sociedade, evidenciou-se, também, o quanto o videoclipe despertou a curiosidade dos alunos em relação ao livro O Grito do Hip Hop incentivando a leitura do mesmo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-19
2021-02-16T20:51:15Z
2021-02-16T20:51:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Presencial
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7650
identifier_str_mv Presencial
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/7650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098731403214848