O ensino do espanhol como língua estrangeira: estimular a aprendizagem através do lúdico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Ana Margarida Costa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3369
Resumo: Neste trabalho estudamos o papel do lúdico nas aulas de línguas estrangeiras e o seu valor pedagógico através dos tempos. O objectivo principal é salientar a importância do lúdico no processo de ensinoaprendizagem, particularmente no caso da língua espanhola. No entanto, porque não é fácil definir o lúdico, foi necessário analisar os vários conceitos de lúdico, procurando justificar a sua aplicação na sala de aula de línguas. Começámos por fazer um breve estudo sobre a evolução do ensino do Espanhol em Portugal e abordámos as diversas metodologias de ensino da língua estrangeira, dando especial relevo ao método comunicativo por ter sofrido um grande impulso com a publicação das ideias de Krashen, que, inspirado nas teorias de Vygotsky, salientava o papel desenvolvido pelo ensino escolar na formação de conceitos, assim como o papel do outro na construção do conhecimento, revolucionou o ensino das línguas estrangeiras. Discutiu-se a interdependência entre o jogo e a linguagem bem como a relação entre o lúdico e o desejo de aprender. Procurámos saber o que o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas dizia sobre o tema e, além disso, objectivámos investigar a percepção dos alunos e dos professores quanto à importância do lúdico na procura de uma aprendizagem significativa. Partimos da hipótese de que o lúdico é um factor essencial em toda a actividade humana e que, por isso, não se pode ignorar nem substimar numa aula de língua estrangeira. O lúdico é capaz de facilitar a aquisição e aprendizagem de uma língua permitindo a realização de “pontes” entre a teoria e a prática, transformando a aprendizagem em algo agradável e significativo. Os resultados obtidos com a investigação mostraram que tanto professores como alunos consideram o lúdico como sendo motivador e estimulador da aprendizagem. Por fim, como contribuição, oferecemos aos professores de Espanhol sugestões de actividades lúdicas que procuram o real comprometimento, interesse e aprendizagem do aluno na aula.
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Começámos por fazer um breve estudo sobre a evolução do ensino do Espanhol em Portugal e abordámos as diversas metodologias de ensino da língua estrangeira, dando especial relevo ao método comunicativo por ter sofrido um grande impulso com a publicação das ideias de Krashen, que, inspirado nas teorias de Vygotsky, salientava o papel desenvolvido pelo ensino escolar na formação de conceitos, assim como o papel do outro na construção do conhecimento, revolucionou o ensino das línguas estrangeiras. Discutiu-se a interdependência entre o jogo e a linguagem bem como a relação entre o lúdico e o desejo de aprender. Procurámos saber o que o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas dizia sobre o tema e, além disso, objectivámos investigar a percepção dos alunos e dos professores quanto à importância do lúdico na procura de uma aprendizagem significativa. Partimos da hipótese de que o lúdico é um factor essencial em toda a actividade humana e que, por isso, não se pode ignorar nem substimar numa aula de língua estrangeira. O lúdico é capaz de facilitar a aquisição e aprendizagem de uma língua permitindo a realização de “pontes” entre a teoria e a prática, transformando a aprendizagem em algo agradável e significativo. Os resultados obtidos com a investigação mostraram que tanto professores como alunos consideram o lúdico como sendo motivador e estimulador da aprendizagem. Por fim, como contribuição, oferecemos aos professores de Espanhol sugestões de actividades lúdicas que procuram o real comprometimento, interesse e aprendizagem do aluno na aula.En este trabajo estudiamos el papel del lúdico en las clases de lenguas extranjeras y su valor pedagógico a través de los tiempos. El objetivo principal es destacar la importancia del lúdico en el proceso de enseñanza y aprendizaje, particularmente en el caso de la lengua española. Sin embargo, porque no es fácil definir el lúdico, hubo la necesidad de analizar los varios conceptos de lúdico, buscando justificar su aplicación en las clases de lenguas. Empezamos por hacer un breve estudio sobre la evolución de la enseñanza del Español en Portugal y abordamos las diversas metodologías de enseñanza de la lengua extranjera, dando especial relieve al método comunicativo por haber sufrido un gran impulso con la publicación de las ideas de Krashen, que, inspirado en las teorías de Vygotsky, que destacaba el papel de la enseñanza escolar en la formación de conceptos, así como el papel del otro en la construcción del conocimiento, revolucionó la enseñanza de las lenguas extranjeras. Discutimos la interdependencia entre el juego y el lenguaje, tal como la relación entre el lúdico y el deseo de aprender. Buscamos saber lo que el Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas decía sobre el tema y, además, intentamos investigar la percepción de alumnos y de profesores en cuanto a la importancia del lúdico en la búsqueda de un aprendizaje significativo. Partimos de la hipótesis de que el lúdico es un factor esencial en toda la actividad humana y que, por eso, no puede ignorarse ni subestimarse en una clase de lengua extranjera. El lúdico puede facilitar la adquisición y aprendizaje de una lengua, permitiendo la realización de “puentes” entre la teoría y la práctica, transformando el aprendizaje en algo agradable y significativo. Los resultados obtenidos con la investigación demuestran que, tanto profesores, como alumnos, consideran el lúdico como motivador y estimulador del aprendizaje. Finalmente, como ayuda, dejamos a los profesores de Español sugestiones de actividades lúdicas que buscan el real comprometimiento, interés y aprendizaje del alumno en clase.Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumFonseca, Ana Margarida Costa2015-05-21T16:29:37Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3369porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:45Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:48.262831Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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