Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/3490 |
Resumo: | A resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino. |
id |
RCAP_61c6f8221de6f3e914b12eb14b7c154e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3490 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágioFrom problem solving to mathematical reasoning : an experience in teaching training contextEnsino da MatemáticaResolução de ProblemasRaciocínio MatemáticoFormação de ProfessoresA resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino.ABSTRACT: Problem solving is a pivotal process to mathematical learning at school. In this paper, it is discussed the importance of this process and how to apply it in a classroom to promote mathematical reasoning. In a preservice teaching training context, two experiences were implemented in two different classes, one in preschool and other in a first grade class, in the Archipelago of the Azores (Portugal). It was studied the role of apllying a step-by-step heuristic to help students to solve problems and the importance of using strategies which promote interaction and communication within students and students/professor to enhance the learning of the students. Finally, it is suggested how the selection of materials explicitly produced to a set predefined targets can contribute to a successful learning strategy. This is a qualitative research and it encompasses an experimental design.Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São PauloRepositório da Universidade dos AçoresCascalho, José ManuelTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaFerreira, Rui Filipe Meireles2015-10-30T17:35:58Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3490porCascalho, J. M., Teixeira, R. C. & Ferreira, R. F. (2015). "Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio". Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, 71–95. ISSN 1983-31561983-3156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:33Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:04.242546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio From problem solving to mathematical reasoning : an experience in teaching training context |
title |
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio |
spellingShingle |
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio Cascalho, José Manuel Ensino da Matemática Resolução de Problemas Raciocínio Matemático Formação de Professores |
title_short |
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio |
title_full |
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio |
title_fullStr |
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio |
title_full_unstemmed |
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio |
title_sort |
Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio |
author |
Cascalho, José Manuel |
author_facet |
Cascalho, José Manuel Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha Ferreira, Rui Filipe Meireles |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha Ferreira, Rui Filipe Meireles |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cascalho, José Manuel Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha Ferreira, Rui Filipe Meireles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da Matemática Resolução de Problemas Raciocínio Matemático Formação de Professores |
topic |
Ensino da Matemática Resolução de Problemas Raciocínio Matemático Formação de Professores |
description |
A resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-30T17:35:58Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/3490 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/3490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cascalho, J. M., Teixeira, R. C. & Ferreira, R. F. (2015). "Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio". Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, 71–95. ISSN 1983-3156 1983-3156 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130711942234112 |