Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cascalho, José Manuel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha, Ferreira, Rui Filipe Meireles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/3490
Resumo: A resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino.
id RCAP_61c6f8221de6f3e914b12eb14b7c154e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/3490
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágioFrom problem solving to mathematical reasoning : an experience in teaching training contextEnsino da MatemáticaResolução de ProblemasRaciocínio MatemáticoFormação de ProfessoresA resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino.ABSTRACT: Problem solving is a pivotal process to mathematical learning at school. In this paper, it is discussed the importance of this process and how to apply it in a classroom to promote mathematical reasoning. In a preservice teaching training context, two experiences were implemented in two different classes, one in preschool and other in a first grade class, in the Archipelago of the Azores (Portugal). It was studied the role of apllying a step-by-step heuristic to help students to solve problems and the importance of using strategies which promote interaction and communication within students and students/professor to enhance the learning of the students. Finally, it is suggested how the selection of materials explicitly produced to a set predefined targets can contribute to a successful learning strategy. This is a qualitative research and it encompasses an experimental design.Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São PauloRepositório da Universidade dos AçoresCascalho, José ManuelTeixeira, Ricardo Emanuel CunhaFerreira, Rui Filipe Meireles2015-10-30T17:35:58Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/3490porCascalho, J. M., Teixeira, R. C. & Ferreira, R. F. (2015). "Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio". Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, 71–95. ISSN 1983-31561983-3156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:31:33Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/3490Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:04.242546Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
From problem solving to mathematical reasoning : an experience in teaching training context
title Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
spellingShingle Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
Cascalho, José Manuel
Ensino da Matemática
Resolução de Problemas
Raciocínio Matemático
Formação de Professores
title_short Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
title_full Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
title_fullStr Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
title_full_unstemmed Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
title_sort Da resolução de problemas à explicitação do raciocínio matemático : uma experiência em contexto de estágio
author Cascalho, José Manuel
author_facet Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Ferreira, Rui Filipe Meireles
author_role author
author2 Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Ferreira, Rui Filipe Meireles
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Cascalho, José Manuel
Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha
Ferreira, Rui Filipe Meireles
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da Matemática
Resolução de Problemas
Raciocínio Matemático
Formação de Professores
topic Ensino da Matemática
Resolução de Problemas
Raciocínio Matemático
Formação de Professores
description A resolução de problemas é um processo fundamental na aprendizagem da matemática. Neste artigo, apresenta-se uma reflexão sobre a importância deste processo matemático e de como ele pode ser conduzido de forma a estimular o raciocínio matemático através da promoção da comunicação, em contexto de sala de aula. O trabalho foi realizado na etapa final de formação de educadores e professores no contexto do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico. Em resultado das atividades realizadas, discute-se o papel da utilização de uma heurística ao longo da resolução de problemas, a importância na escolha de estratégia para a interação com os alunos, bem como o desenho intencional de materiais didáticos. A experiência enquadra-se numa abordagem qualitativa de design de experiência de ensino.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-30T17:35:58Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/3490
url http://hdl.handle.net/10400.3/3490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cascalho, J. M., Teixeira, R. C. & Ferreira, R. F. (2015). "Da Resolução de Problemas à Explicitação do Raciocínio Matemático: Uma Experiência em Contexto de Estágio". Educação Matemática Pesquisa, v. 17, n. 2, 71–95. ISSN 1983-3156
1983-3156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130711942234112