Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Velez, Isabel
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7071
Resumo: A aprendizagem das representações matemáticas por parte dos alunos vem merecendo crescente atenção dos investigadores. Nesta comunicação, procuramos compreender as representações usadas pelos alunos de 3.º ano, o seu papel na resolução de problemas e o modo como as representações se relacionam com os raciocínios que realizam. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo na sala de aula, bem como das produções escritas dos alunos. Verificamos que os alunos usam representações bastante diversificadas, que variam segundo o objetivo que lhe atribuem – representação como processo ou como instrumento de comunicação. Através das representações dos alunos é possível identificar e compreender as suas estratégias de raciocínio.
id RCAP_c10e181700446b790af86847a5be2d05
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7071
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemasRepresentaçõesRaciocínioResolução de problemasA aprendizagem das representações matemáticas por parte dos alunos vem merecendo crescente atenção dos investigadores. Nesta comunicação, procuramos compreender as representações usadas pelos alunos de 3.º ano, o seu papel na resolução de problemas e o modo como as representações se relacionam com os raciocínios que realizam. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo na sala de aula, bem como das produções escritas dos alunos. Verificamos que os alunos usam representações bastante diversificadas, que variam segundo o objetivo que lhe atribuem – representação como processo ou como instrumento de comunicação. Através das representações dos alunos é possível identificar e compreender as suas estratégias de raciocínio.Repositório da Universidade de LisboaVelez, IsabelPonte, João Pedro da2012-10-22T12:27:27Z20122012-01-01T00:00:00Zconference objectinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7071porVelez, I., & Ponte, J. P. (2012). Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas. In Actas SIEM XXIII - Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 663-676). Coimbra: APM.978-972-8768-53-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:09:50Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7071Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:09:50Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas
title Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas
spellingShingle Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas
Velez, Isabel
Representações
Raciocínio
Resolução de problemas
title_short Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas
title_full Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas
title_fullStr Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas
title_full_unstemmed Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas
title_sort Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas
author Velez, Isabel
author_facet Velez, Isabel
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Velez, Isabel
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Representações
Raciocínio
Resolução de problemas
topic Representações
Raciocínio
Resolução de problemas
description A aprendizagem das representações matemáticas por parte dos alunos vem merecendo crescente atenção dos investigadores. Nesta comunicação, procuramos compreender as representações usadas pelos alunos de 3.º ano, o seu papel na resolução de problemas e o modo como as representações se relacionam com os raciocínios que realizam. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio e vídeo na sala de aula, bem como das produções escritas dos alunos. Verificamos que os alunos usam representações bastante diversificadas, que variam segundo o objetivo que lhe atribuem – representação como processo ou como instrumento de comunicação. Através das representações dos alunos é possível identificar e compreender as suas estratégias de raciocínio.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-22T12:27:27Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference object
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7071
url http://hdl.handle.net/10451/7071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Velez, I., & Ponte, J. P. (2012). Representações e raciocínio de alunos do 3.º ano de escolaridade na resolução de problemas. In Actas SIEM XXIII - Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 663-676). Coimbra: APM.
978-972-8768-53-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548777711468544