A expressão e educação físico-motora no 1º ciclo do ensino básico : condições, práticas e implicações pedagógicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1704 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). Neste documento é apresentado o enquadramento da PES II, a reflexão sobre as práticas desenvolvidas no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e, também, um estudo cujo objetivo principal se centrou na avaliação das condições materiais, a nível de espaços e oportunidades facultadas aos alunos na área de Expressão e Educação Físico Motora (EEFM) no 1ºCEB (atividade motora estruturada e não estruturada). Procuramos também conhecer compreender a perceção dos coordenadores das escolas do 1ºCEB sobre esta temática. Face aos objetivos estipulados optamos por uma metodologia qualitativa de natureza descritiva. O estudo envolveu cinco escolas e respetivos coordenadores do 1ºCEB pertencentes ao distrito de Viana do Castelo. No sentido de avaliar a quantidade e adequabilidade dos materiais e das instalações para a atividade motora estruturada (EEFM) e não estruturada foram construídas duas grelhas de observação focada. A perceção dos coordenadores do 1.º CEB foi obtida através de uma entrevista semiestruturada. As conclusões deste estudo apontam para o facto das escolas não se encontrarem devidamente providas no que diz respeito aos materiais e equipamentos de EEFM e da Atividade Motora Não Estruturada. Relativamente aos espaços, os interiores encontram-se mais adequados para a prática de EEFM do que os espaços do exterior. No que concerne à análise de conteúdo das entrevistas, salienta-se a desvalorização desta área disciplinar em detrimento das restantes áreas, relativamente ao nível de oportunidades facultadas aos alunos, à disponibilização de verbas por parte das autarquias, e o reconhecimento da falta de condições a nível de espaços para esta área. |
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A expressão e educação físico-motora no 1º ciclo do ensino básico : condições, práticas e implicações pedagógicasExpressão e educação físico-motoraAtividade motora não-estruturadaMateriaisEspaçosImplicações pedagógicasPhysical educationNon-structured physical activityMaterialsSpacesPedagogical implicationsO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). Neste documento é apresentado o enquadramento da PES II, a reflexão sobre as práticas desenvolvidas no Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB) e, também, um estudo cujo objetivo principal se centrou na avaliação das condições materiais, a nível de espaços e oportunidades facultadas aos alunos na área de Expressão e Educação Físico Motora (EEFM) no 1ºCEB (atividade motora estruturada e não estruturada). Procuramos também conhecer compreender a perceção dos coordenadores das escolas do 1ºCEB sobre esta temática. Face aos objetivos estipulados optamos por uma metodologia qualitativa de natureza descritiva. O estudo envolveu cinco escolas e respetivos coordenadores do 1ºCEB pertencentes ao distrito de Viana do Castelo. No sentido de avaliar a quantidade e adequabilidade dos materiais e das instalações para a atividade motora estruturada (EEFM) e não estruturada foram construídas duas grelhas de observação focada. A perceção dos coordenadores do 1.º CEB foi obtida através de uma entrevista semiestruturada. As conclusões deste estudo apontam para o facto das escolas não se encontrarem devidamente providas no que diz respeito aos materiais e equipamentos de EEFM e da Atividade Motora Não Estruturada. Relativamente aos espaços, os interiores encontram-se mais adequados para a prática de EEFM do que os espaços do exterior. No que concerne à análise de conteúdo das entrevistas, salienta-se a desvalorização desta área disciplinar em detrimento das restantes áreas, relativamente ao nível de oportunidades facultadas aos alunos, à disponibilização de verbas por parte das autarquias, e o reconhecimento da falta de condições a nível de espaços para esta área.This report was developed in the scope of the Supervised Teaching Practice II (STP II) , belonging to the Master Degree in Preschool Education and primary school. It contains the framework of STPII, and the final reflexion of the practices developed on the pre-school and primary school. A study was conducted around Physical Education domain. The aim of this study was evaluated the material and space conditions, and opportunities that are provided to the students for the practice of this disciplinary area, as well as understanding the opinion of the school coordinators about this topic. Five schools and their respective coordinators that belong to the district of Viana do Castelo participated in the study. To better describe the schools investigated, two grids were used to count the materials and spaces for Physical Education and Non-structured Physical Activity. Also a semi-structured interview was conducted with the schools’ coordinators to collect information on the above mentioned aspects, as well as the opportunities provided to the students. The conclusions of this study support that the schools were not being fully fit concerning materials and equipment for the Physical education and Non-structured Physical Activity. On what concerns the spaces, the indoor spaces are more appropriate for the practical of physical education than the outdoor spaces. Related to the content analysis of the interviews, it is noticeable the depreciation on this disciplinary area comparing to the other ones, on the level of opportunities provided to the students, the fees availability from the local government unit, understanding the lack of material conditions and the space for this area.2016-12-29T18:24:17Z2015-10-21T00:00:00Z2015-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1704TID:201509253porFaria, Sara Daniela Vaz deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:34:09Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:10.528003Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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