Concepções de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico sobre a inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arroja, Maria do Céu Martins
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8208
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Concepções de professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico sobre a inclusão escolarNecessidades educativas especiaisEducação inclusivaEscola inclusivaPrática pedagógicaSpecial educational needsInclusive educationInclusive schoolPedagogical practiceRelatório de Estágio realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoA educação de alunos com necessidades educativas especiais é um dos grandes desafios do sistema educativo. Atualmente, a legislação e a linguagem na esfera educacional remetem para a inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais na escola de ensino regular. Cabe à escola, de acordo com os princípios subjacentes a uma educação inclusiva, adaptar-se aos alunos que tenham qualquer tipo de problemática criando oportunidades educativas e sociais, no âmbito de uma escola aberta e apta a responder com eficácia à diversidade da sua população. A gestão desta diversidade constitui uma preocupação para os professores e, em alguns casos, torna-se fonte de dificuldades acrescidas na prática pedagógica que desenvolvem. Neste contexto, o docente do ensino regular é um elemento chave que deverá facilitar e dinamizar a participação de todos os alunos na sala de aula. O objetivo deste estudo foi conhecer e comparar as conceções dos professores de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico relativamente à Inclusão Escolar, nomeadamente face às culturas, politicas de escola e participação dos alunos com necessidades educativas especiais no processo de ensino e aprendizagem. Para tal privilegiou-se uma metodologia de natureza quantitativa, tendo sido aplicados questionários a 20 professores do 1.º e 2.º ciclo do ensino básico. Os questionários foram adaptados do Index para a Inclusão (Booth e Ainscow, 2002), que é um instrumento de apoio ao desenvolvimento às escolas para que estas se tornem mais inclusivas. Os resultados encontrados mostram que os professores, de ambos os ciclos de ensino, apresentam atitudes muito positivas face às Políticas e Práticas Inclusivas, uma vez que consideram a turma como um todo e o aluno com necessidades educativas especiais como parte integrante da mesma.Abstract The education of students with special educational needs is one of the great challenges of the educational system. Currently, legislation and language in the educational sphere refer to the inclusion of students with special educational needs in the regular school. It is up to the school, in accordance with the principles underlying an inclusive education, to adapt to the students who have any type of problem, creating educational and social opportunities within an open school and able to respond effectively to the diversity of its population. The management of this diversity is a concern for teachers and, in some cases, becomes a source of increased difficulties in the pedagogical practice they develop. In this context, the teacher of regular education is a key element that should facilitate and encourage the participation of all students in the classroom. The objective of this study was to know and compare the conceptions of teachers of 1st and 2nd Cycles of Basic Education in relation to School Inclusion, especially in relation to the cultures, school policies and participation of students with special educational needs in the teaching and learning process. For this, a methodology of quantitative nature was favored, and questionnaires were applied to 20 teachers from the 1st and 2nd cycle of basic education. The questionnaires were adapted from the Index for Inclusion (Booth and Ainscow, 2002), which is a tool to support the development of schools so that they become more inclusive. The results show that teachers of both cycles present very positive attitudes towards Inclusive Policies and Practices, since they consider the class as a whole and the student with special educational needs as an integral part of it.Madureira, IsabelRCIPLArroja, Maria do Céu Martins2018-03-08T10:31:06Z2017-11-142017-11-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8208TID:201853612porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:17Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:00.618301Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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