Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque na formação de professores do 1º CEB para receber crianças com NEE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/2511 |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, nas Unidades Curriculares de Práticas de Ensino Supervisionados II e III. Este trabalho compreende duas partes complementares. A primeira parte é referente às práticas supervisionadas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB onde será apresentada uma breve caracterização dos contextos, onde foram realizados os estágios, e uma apreciação crítica sobre as práticas realizadas. A segunda parte refere-se ao estudo empírico sobre uma problemática proveniente dessas mesmas práticas. O estudo procura dar resposta à questão “Qual a perceção de uma amostra de professores do 1ºCiclo do Ensino Básico relativamente à sua preparação para receber crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e ao incentivo para investir na formação nessa área?”. Estabeleceram-se dois grandes objetivos: Identificar as perceções de uma amostra de professores do 1º CEB relativamente à sua preparação para receber e apoiar crianças com NEE nas suas turmas; conhecer a sua opinião relativamente aos incentivos que têm sido dados para investir na formação na área das NEE. Face ao problema e objetivos enunciados, o presente estudo enquadra-se numa metodologia de natureza quantitativa de carácter descritivo simples com recurso ao inquérito por questionário. Os resultados sugerem, entre outros aspetos, a perceção de lacunas na formação e nos incentivos para investir na área, não obstante o investimento individual ao nível das práticas. Apontam ainda para a necessidade de alertar as entidades governantes da importância de continuar a promover ações de formação nesta área e ao mesmo tempo incentivar e facilitar a sua frequentação por parte dos professores. |
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Práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico com enfoque na formação de professores do 1º CEB para receber crianças com NEEFormação de professores 1º CEBEscola InclusivaNecessidades Educativas EspeciaisElementary teachers trainingInclusive SchoolSpecial Educational NeedsRESUMO O presente trabalho foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, nas Unidades Curriculares de Práticas de Ensino Supervisionados II e III. Este trabalho compreende duas partes complementares. A primeira parte é referente às práticas supervisionadas realizadas na Educação Pré-Escolar e no 1º CEB onde será apresentada uma breve caracterização dos contextos, onde foram realizados os estágios, e uma apreciação crítica sobre as práticas realizadas. A segunda parte refere-se ao estudo empírico sobre uma problemática proveniente dessas mesmas práticas. O estudo procura dar resposta à questão “Qual a perceção de uma amostra de professores do 1ºCiclo do Ensino Básico relativamente à sua preparação para receber crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) e ao incentivo para investir na formação nessa área?”. Estabeleceram-se dois grandes objetivos: Identificar as perceções de uma amostra de professores do 1º CEB relativamente à sua preparação para receber e apoiar crianças com NEE nas suas turmas; conhecer a sua opinião relativamente aos incentivos que têm sido dados para investir na formação na área das NEE. Face ao problema e objetivos enunciados, o presente estudo enquadra-se numa metodologia de natureza quantitativa de carácter descritivo simples com recurso ao inquérito por questionário. Os resultados sugerem, entre outros aspetos, a perceção de lacunas na formação e nos incentivos para investir na área, não obstante o investimento individual ao nível das práticas. Apontam ainda para a necessidade de alertar as entidades governantes da importância de continuar a promover ações de formação nesta área e ao mesmo tempo incentivar e facilitar a sua frequentação por parte dos professores.ABSTRACT This work was performed concerning the Master in Early Education (Kindergarten) and Elementary School, in the Curriculum Units of Supervised Practices Teaching II and III. This work has two complementary parts. The first one refers to the supervised practices undertaken in a Kindergarten Education and Elementary School, where it will be presented a brief characterization of the contexts where the periods of training were made, and a critical appreciation about the practices. The second part refers to the empirical study about a problem that arose from these practices. The study pretends to give an answer to the question “Which is the perception of a sample of elementary teachers about their preparation to deal with and support children who have special problems and need special support and what stimulus have they to invest in the specialization in this area?” Two big aims were settled: to identify the perceptions of a sample of elementary teachers about their preparation to teach and support children with special needs in their classes; to know their opinion about the stimulus they have to invest in the specialization in this area. Having in mind the problem and the aims, this study has a quantitative, descriptive-methodology, recurring to the questionnaire inquiry. After studying the answers, the results point out to the perception of some missing aspects in the specialization and in the stimulus to invest in this area, although the level of individual investment in the practices. The results reveal that we must call the government’s attention not only to the importance of promoting more specializing courses in this area, but also of stimulating and facilitating the teachers’ attendance of these courses.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRibeiro, Esperança JalesXavier, PaulaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuGomes, Maria Trindade Pinto de Oliveira Gomes2015-01-13T16:10:48Z2014-052015-012014-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2511TID:201108135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:50Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:40.445213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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