Os regulamentos do Presidente da República na CRA : "significado e limites"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/39783 |
Resumo: | Na presente dissertação abordamos o problema dos regulamentos do Presidente da República e dos seus limites, conforme consagrados pela Constituição da República de Angola de 2010. Com efeito, apesar de a constituição consagrar a Assembleia Nacional como detentora primária do poder legislativo sendo, ipso facto, a maior entidade com competência para criar regras jurídicas vinculativas, a verdade é que grande parte dessas regras são muitas vezes fixadas pelo Presidente através de regulamentos. As várias espécies de reserva de lei e as competências administrativas do presidente são os pontos fulcrais da dissertação. Ao final analisamos as possibilidades de intervenção dos regulamentos e a hipótese da existência de regulamentos do presidente da República independentes da Lei. |
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Os regulamentos do Presidente da República na CRA : "significado e limites"Direito constitucionalRegulamentosReserva de leiPresidente da RepúblicaAssembleia NacionalAngolaTeses de mestrado - 2018DireitoNa presente dissertação abordamos o problema dos regulamentos do Presidente da República e dos seus limites, conforme consagrados pela Constituição da República de Angola de 2010. Com efeito, apesar de a constituição consagrar a Assembleia Nacional como detentora primária do poder legislativo sendo, ipso facto, a maior entidade com competência para criar regras jurídicas vinculativas, a verdade é que grande parte dessas regras são muitas vezes fixadas pelo Presidente através de regulamentos. As várias espécies de reserva de lei e as competências administrativas do presidente são os pontos fulcrais da dissertação. Ao final analisamos as possibilidades de intervenção dos regulamentos e a hipótese da existência de regulamentos do presidente da República independentes da Lei.In this work we talk about the Presidente’s power of making admisntrAtive rules , as statued by the angolan constitution of 2010, and its limits. We shall argue, that altough the constitutiton as estabilished the parliament – Assembleia Nacional de Angola – as the main autorithy on making legislative rules the President still remains with a lot of competences regarding the administratives rules. We do that, by analysng the areas on wich the law is essential and estabilsh limits to the administative rulemaking power and those where the administrative rules are able to regulate. The exclusive areas of legislation and the administrative power of the President are, therefore, the key concepts on wich we construct our thesis. At the end we set hypothesis where is even possible administrative rules without previou legislatioj from the National Assembley.Alexandrino, José de MeloRepositório da Universidade de LisboaCosta, Dalvan Alílio Herculano da2020-01-23T01:30:19Z2018-01-232018-01-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/39783porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:38:43Zoai:repositorio.ul.pt:10451/39783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:35.298729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Na presente dissertação abordamos o problema dos regulamentos do Presidente da República e dos seus limites, conforme consagrados pela Constituição da República de Angola de 2010. Com efeito, apesar de a constituição consagrar a Assembleia Nacional como detentora primária do poder legislativo sendo, ipso facto, a maior entidade com competência para criar regras jurídicas vinculativas, a verdade é que grande parte dessas regras são muitas vezes fixadas pelo Presidente através de regulamentos. As várias espécies de reserva de lei e as competências administrativas do presidente são os pontos fulcrais da dissertação. Ao final analisamos as possibilidades de intervenção dos regulamentos e a hipótese da existência de regulamentos do presidente da República independentes da Lei. |
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