A relação com a internet dos estudantes dos cursos profissionais de comunicação e informática do concelho de Caldas da Rainha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Elisa Carreta de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/3879
Resumo: A dissertação centra-se no estudo da relação dos jovens dos cursos profissionais de Comunicação e Informática do concelho de Caldas da Rainha com a internet. Pretende-se com este verificar, através da aplicação de um questionário em sala de aula, qual a representação, utilização e apropriação que 155 alunos fazem da internet. No capítulo 1 apresenta-se uma panorâmica dos estudos que têm vindo a ser desenvolvidos com os jovens sobre esta temática, nomeadamente os usos que fazem deste meio, as relações de sociabilidade que aí criam, as implicações desta utilização na relação com os pais, os espaços predominantes de utilização da internet e o papel da escola nestas questões. No capítulo 2 é apresentada a metodologia adoptada neste estudo, assim como os resultados obtidos junto dos jovens inquiridos, de forma agrupada e por género, consubstancializando-se os pontos abordados no primeiro capítulo. Finalmente, dá-se conta das principais conclusões deste estudo, que revela a existência de cada vez mais jovens utilizadores deste meio, independentemente do percurso escolar. A escola tem um papel fulcral no acesso à rede, embora este ocorra frequentemente em casa. A diferença de usos e representação deste meio entre sexos é similar, mas as raparigas parecem mais despertas para o lado comunicacional e utilitário da internet e os rapazes para a vertente lúdica/tecnológica, ligada aos jogos, vídeos, software e música. Nesta parte são também apresentadas algumas limitações do estudo e sugerem-se vias para futuras investigações.
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