Concepções e práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercê, Célia Cristina Fidalgo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1251
Resumo: Tese de mestrado em Educação (Didáctica da matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
id RCAP_61e01bd60aa43a96099706e9ae2dac8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/1251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções e práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexãoEducaçãoDidáctica da matemáticaTeses de mestradoTese de mestrado em Educação (Didáctica da matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008O presente estudo propõe-se a ampliar o conhecimento sobre o modo como os professores do 2.º ciclo do ensino básico integram as calculadoras nas suas práticas de ensino e também saber de que forma é que a formação contínua pode ajudá-los a reflectir sobre as suas concepções e práticas neste campo. O estudo enquadra-se no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2.º ciclo, constituindo uma experiência de formação. A metodologia é de natureza qualitativa e interpretativa e envolve três estudos de caso com recolha de dados por observação participante nas sessões de formação conjuntas e nas sessões de supervisão e em entrevistas. A análise dos dados indica que uma das professoras é muito favorável ao uso da calculadora na sala de aula, embora sublinhe que esse uso deve ser criterioso, e tem um aprática concordante com as suas concepções. Outra professora mostra-se também favorável ao uso da calculadora na aula, mas não o tem feito nos últimos anos, desde que está na sua escola actual. Finalmente, a terceira professora põe grandes reservas em relação ao uso deste instrumento e só o usa na fase final do 6.º ano, quando prepara os seus alunos para as provas de aferição. Os resultados mostram que existe uma forte relação entre a perspectiva do ensino da Matemática e a forma como a calculadora é usada pelas professoras estudadas. As sessões de formação, baseadas na partilha e discussão contribuíram para que as professores reflectissem sobre as suas práticas e as questionassem. No entanto verifica-se que a formação, só por si, parece não provocar grandes alterações nas práticas lectivas nem nas concepções profundas sobre a utilização da calculadora, apesar de se constatar o surgimento de algumas dúvidas na professora que se mostra mais adversa ao seu uso. A avaliar pela experiência de duas das professoras envolvidas no estudo, nota-se a falta de uma dinâmica colaborativa na respectivas escolas. Por isso, a formação de professores deve apostar no reforço deste aspecto.This study aimed at expanding the knowledge of how elementary school teachers (teaching grades 5 and 6) integrate calculators in their professional practice and also know how teacher education may help them reflect on their conceptions and practices in this field. The study is in line with continuing education programs for of mathematics teachers at elementary school, providing a teacher education experience. The methodology is qualitative and interpretive and involves three case studies with data collection by participant observation in joint teacher education sessions and supervision sessions and in interviews. Data analysis indicates that one of the teachers is very favourable to use the calculator in the classroom, while stressing that such use should be made with caution, and has a practice consistent with their conceptions. Another teacher was favourable to use the calculator in the classroom too, but has not used it in recent years, since she is in her current school. Finally, the third teacher puts great reservations about the use of this instrument and only the uses it the final stages of grade 6, when preparing their students for the national tests. The results show that there is a strong relationship between the perspectives of teaching of mathematics and how the calculator is used by the teachers studied. The teacher education sessions, based on sharing and discussing contributed to teachers to reflect and question their practices. However, it appears that teacher education by itself does not cause major changes in teaching practices or in deep ideas on using the calculator, although some doubts seemed to emerge in the teacher that is more adverse to its use. Judging by the experience of two teachers involved in the study, there is a lack of a collaborative dynamic in their schools. Therefore, teacher education should focus on strengthening this aspect.Ponte, João Pedro da, 1953-Repositório da Universidade de LisboaMercê, Célia Cristina Fidalgo2010-07-27T08:56:43Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1251porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561751info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:54.271904Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão
title Concepções e práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão
spellingShingle Concepções e práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão
Mercê, Célia Cristina Fidalgo
Educação
Didáctica da matemática
Teses de mestrado
title_short Concepções e práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão
title_full Concepções e práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão
title_fullStr Concepções e práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão
title_full_unstemmed Concepções e práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão
title_sort Concepções e práticas lectivas dos professores de matemática do 2º ciclo em relação à calculadora: contributos da formação para a reflexão
author Mercê, Célia Cristina Fidalgo
author_facet Mercê, Célia Cristina Fidalgo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ponte, João Pedro da, 1953-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Mercê, Célia Cristina Fidalgo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Didáctica da matemática
Teses de mestrado
topic Educação
Didáctica da matemática
Teses de mestrado
description Tese de mestrado em Educação (Didáctica da matemática), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2008
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-07-27T08:56:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/1251
url http://hdl.handle.net/10451/1251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000561751
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134161414389760