Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaudêncio, Ana Filipa Correia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40007
Resumo: As constantes mudanças nas sociedades atuais são verificadas no contexto escolar. Isso coloca aos/às professores/as novos e maiores desafios como criar ambientes de aprendizagem alternativos que satisfaçam as necessidades contínuas dos/as seus/suas discentes. Assim, «novas» propostas de ensino e de aprendizagem surgem em oposição à pedagogia normalizada, maioritariamente, transmissiva que ainda é uma prática frequente nas instituições de ensino do nosso País. São estas «novas» ideias pedagógicas que inspiram o presente trabalho de investigação-ação: uma proposta baseada na metodologia de trabalho por projetos. Uma metodologia ativa, centrada nos/as alunos/as e na qual estes/as assumem um papel de «meio» e não de «fim» na construção e no desenvolvimento de aprendizagens, conhecimentos e competências. Uma metodologia que vai ao encontro do que as propostas pedagógicas contemporâneas apontam: o/a aluno/aluna no centro do processo de ensino e de aprendizagem como construtor/a e produtor/a do seu próprio conhecimento. Neste contexto, o presente relatório procura analisar e refletir o trabalho desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de História e Geografia de Portugal. Encontra-se dividido em duas partes fundamentais: (i) Enquadramento teórico, no qual se apresenta os conceitos teóricos que suportam a investigação, e (ii) Estudo Empírico, onde é apresentado o contexto no qual se desenvolveu a investigação, as opções metodológicas tomadas, os resultados obtidos e sua interpretação, tendo em conta o conhecimento do contexto e as perspetivas teóricas adequadas. Por fim, apresentam-se as considerações finais. A epígrafe do presente relatório assinala o desejo de contribuir para a diferenciação pedagógica, para a construção de conhecimentos significativos e para o desenvolvimento de competências fundamentais para o futuro de cada aluno e cada aluna.
id RCAP_61ef73d26ead6465907bfa440dc47ff1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/40007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de PortugalMetodologia AtivaTrabalho por ProjetosMudançaConstruçãoDiferenciaçãoAs constantes mudanças nas sociedades atuais são verificadas no contexto escolar. Isso coloca aos/às professores/as novos e maiores desafios como criar ambientes de aprendizagem alternativos que satisfaçam as necessidades contínuas dos/as seus/suas discentes. Assim, «novas» propostas de ensino e de aprendizagem surgem em oposição à pedagogia normalizada, maioritariamente, transmissiva que ainda é uma prática frequente nas instituições de ensino do nosso País. São estas «novas» ideias pedagógicas que inspiram o presente trabalho de investigação-ação: uma proposta baseada na metodologia de trabalho por projetos. Uma metodologia ativa, centrada nos/as alunos/as e na qual estes/as assumem um papel de «meio» e não de «fim» na construção e no desenvolvimento de aprendizagens, conhecimentos e competências. Uma metodologia que vai ao encontro do que as propostas pedagógicas contemporâneas apontam: o/a aluno/aluna no centro do processo de ensino e de aprendizagem como construtor/a e produtor/a do seu próprio conhecimento. Neste contexto, o presente relatório procura analisar e refletir o trabalho desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de História e Geografia de Portugal. Encontra-se dividido em duas partes fundamentais: (i) Enquadramento teórico, no qual se apresenta os conceitos teóricos que suportam a investigação, e (ii) Estudo Empírico, onde é apresentado o contexto no qual se desenvolveu a investigação, as opções metodológicas tomadas, os resultados obtidos e sua interpretação, tendo em conta o conhecimento do contexto e as perspetivas teóricas adequadas. Por fim, apresentam-se as considerações finais. A epígrafe do presente relatório assinala o desejo de contribuir para a diferenciação pedagógica, para a construção de conhecimentos significativos e para o desenvolvimento de competências fundamentais para o futuro de cada aluno e cada aluna.Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-Repositório ComumGaudêncio, Ana Filipa Correia2022-04-01T13:06:14Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40007202981150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:49Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:30.060538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal
title Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal
spellingShingle Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal
Gaudêncio, Ana Filipa Correia
Metodologia Ativa
Trabalho por Projetos
Mudança
Construção
Diferenciação
title_short Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal
title_full Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal
title_fullStr Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal
title_full_unstemmed Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal
title_sort Trabalho por projetos: uma estratégia pedagógica no ensino e na aprendizagem de história e geografia de Portugal
author Gaudêncio, Ana Filipa Correia
author_facet Gaudêncio, Ana Filipa Correia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Maria de Fátima Fernandes das, 1952-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaudêncio, Ana Filipa Correia
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologia Ativa
Trabalho por Projetos
Mudança
Construção
Diferenciação
topic Metodologia Ativa
Trabalho por Projetos
Mudança
Construção
Diferenciação
description As constantes mudanças nas sociedades atuais são verificadas no contexto escolar. Isso coloca aos/às professores/as novos e maiores desafios como criar ambientes de aprendizagem alternativos que satisfaçam as necessidades contínuas dos/as seus/suas discentes. Assim, «novas» propostas de ensino e de aprendizagem surgem em oposição à pedagogia normalizada, maioritariamente, transmissiva que ainda é uma prática frequente nas instituições de ensino do nosso País. São estas «novas» ideias pedagógicas que inspiram o presente trabalho de investigação-ação: uma proposta baseada na metodologia de trabalho por projetos. Uma metodologia ativa, centrada nos/as alunos/as e na qual estes/as assumem um papel de «meio» e não de «fim» na construção e no desenvolvimento de aprendizagens, conhecimentos e competências. Uma metodologia que vai ao encontro do que as propostas pedagógicas contemporâneas apontam: o/a aluno/aluna no centro do processo de ensino e de aprendizagem como construtor/a e produtor/a do seu próprio conhecimento. Neste contexto, o presente relatório procura analisar e refletir o trabalho desenvolvido numa turma do 6.º ano de escolaridade na disciplina de História e Geografia de Portugal. Encontra-se dividido em duas partes fundamentais: (i) Enquadramento teórico, no qual se apresenta os conceitos teóricos que suportam a investigação, e (ii) Estudo Empírico, onde é apresentado o contexto no qual se desenvolveu a investigação, as opções metodológicas tomadas, os resultados obtidos e sua interpretação, tendo em conta o conhecimento do contexto e as perspetivas teóricas adequadas. Por fim, apresentam-se as considerações finais. A epígrafe do presente relatório assinala o desejo de contribuir para a diferenciação pedagógica, para a construção de conhecimentos significativos e para o desenvolvimento de competências fundamentais para o futuro de cada aluno e cada aluna.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-01T13:06:14Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/40007
202981150
url http://hdl.handle.net/10400.26/40007
identifier_str_mv 202981150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130037012660224