A afinação da Cantareira: os marcos sonoros de Murray Schafer como processo na direção de som do documentário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9825 |
Resumo: | Este ensaio descreve o trabalho da direção de som do filme “Cantareira”, um documentário sobre a comunidade de pescadores da Foz do Douro, no Porto, em busca de uma representação sonora do conceito de uma aldeia no meio da cidade e de pistas sobre as motivações que prendem os habitantes àquele lugar. A partir do conceito de marco sonoro de Murray Schafer, é feita uma caracterização do espaço e a forma como os seus habitantes existem nele, tendo em vista desenvolver o trabalho de planeamento, captação e edição de som com base na experiência pessoal de contacto com os personagens e espaços, explorando características e contrastes sonoros que forneçam interpretações do universo que se pretende representar. Da perspetiva do som, conclui-se que a paisagem da Cantareira e em particular os seus marcos sonoros - o rio Douro e as vozes dos membros da comunidade - fazem com que o espaço em si (a sua localização e a forma como congrega um grupo específico de indivíduos) seja um elemento essencial da comunidade, influenciando a sua forma de encarar a pesca e a vida em geral, moldando os seus comportamentos e criando um sentido de comunidade que não será, de todo, o mesmo caso tenham que abandonar a Cantareira. |
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A afinação da Cantareira: os marcos sonoros de Murray Schafer como processo na direção de som do documentárioDireção de somDocumentárioCantareiraMarcos sonorosSound directingDocumentarySoundmarksEste ensaio descreve o trabalho da direção de som do filme “Cantareira”, um documentário sobre a comunidade de pescadores da Foz do Douro, no Porto, em busca de uma representação sonora do conceito de uma aldeia no meio da cidade e de pistas sobre as motivações que prendem os habitantes àquele lugar. A partir do conceito de marco sonoro de Murray Schafer, é feita uma caracterização do espaço e a forma como os seus habitantes existem nele, tendo em vista desenvolver o trabalho de planeamento, captação e edição de som com base na experiência pessoal de contacto com os personagens e espaços, explorando características e contrastes sonoros que forneçam interpretações do universo que se pretende representar. Da perspetiva do som, conclui-se que a paisagem da Cantareira e em particular os seus marcos sonoros - o rio Douro e as vozes dos membros da comunidade - fazem com que o espaço em si (a sua localização e a forma como congrega um grupo específico de indivíduos) seja um elemento essencial da comunidade, influenciando a sua forma de encarar a pesca e a vida em geral, moldando os seus comportamentos e criando um sentido de comunidade que não será, de todo, o mesmo caso tenham que abandonar a Cantareira.This essay describes the work of sound directing for the film “Cantareira”, a documentary about a community of fishermen in Foz do Douro, Porto (Portugal), seeking for a sound representation of a “village inside the city” and for clues about the motivations that keep those people in that specific place. Starting with Murray Schafer’s concept of soundmark, it was made a characterization of the space and the way people live there, in order to develop the work of planning, capturing and editing of the sound based on the personal experience of contact with the people and the spaces, exploring the sound characteristics and contrasts that may provide new interpretations. From the sound perspective, we concluded that Cantareira’s soundscape and its soundmarks particularly – the river Douro and the voices of the community – lead to the space itself (its location and the way it aggregates a specific group of individuals) being part of the community, influencing the way they view fishing and their life in general, shaping their behavior and creating a sense of community that could not be reproduced if they had to move anywhere else.Campos, Jorge Manuel CostaConceição, Marco Paulo BarbosaDias, José Nuno de Abreu Tudela de AlmeidaFerreira, José Manuel de Oliveira QuintaNunes, Pedro SenaBaptista, Maria Adriana da CostaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFlor, Aline Rebeca2017-05-11T14:32:10Z2014-11-062014-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9825TID:201695685porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:17.455417Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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